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Tipo do documento: Dissertação
Título: O livro jogador No1: a narrativa ficcional sob tensionamentos transmidiáticos
Título(s) alternativo(s): The player book No1: the fictional narrative under transmedia tensions
Autor: OLIVEIRA, Washington Freitas de 
Primeiro orientador: REINO, Lucas Santiago Arraes
Primeiro membro da banca: REINO, Lucas Santiago Arraes
Segundo membro da banca: MATOS, Marcos Fábio Belo
Terceiro membro da banca: SOUSA, Maíra de Cássia Evangelista de
Resumo: Esta pesquisa é um estudo de caso do livro Jogador no1 do escritor estadunidense Ernest Cline, pesquisa realizada em uma perspectiva de atravessamento transmidiático de narrativa. A escolha do livro se deve ao fato de ele apresentar condições para a reprodução do fenômeno transmidiático devido à existência de 380 referências a filmes, jogos, músicas etc. em sua narrativa. A obra também se destaca como uma das mais lidas (best seller) em 2011 nos EUA. Além do livro, mais 13 mídias (observáveis) são analisadas como requerem estudos transmidiáticos. Essas mídias foram selecionadas a partir das 380 referências presentes no livro. Para se chegar ao quantitativo de treze referências, foram utilizados dois critérios: referências citadas e descritas nos desafios das chaves e portões; e potencial de Furabilidade como ponto de partida. Nosso objetivo central é investigar o uso de múltiplas referências (filmes, jogos, músicas etc.) dispostas na construção da narrativa do objeto empírico citado. O problema de pesquisa que guiou nosso estudo foi: Como um conjunto de referências presentes no livro Jogador no1 suscitam uma experiência transmidiática? Tendo esse problema como eixo, voltamo-nos para a análise da narrativa do livro a partir de uma perspectiva transmidiática de produção. Utilizamos como método de análise dos dados a análise descritiva transmidiática e a análise interpretativa (JENKINS, 2009b; LOPES, 2014). Como resultado da análise, obtivemos uma descrição de como a perspectiva transmidiática se manifesta no livro e, finalmente, apontamos estratégias de produção que dialogam com a estrutura e o conteúdo da obra. São elas: a cocriação (JENKINS, 2009a); a destotalização, desreferencialização e destemporalização (GOSCIOLA, 2014); e o romance transmídia (SCOLARI, 2013).
Abstract: This research is a case study of the book Ready Player One by the American writer Ernest Cline from a perspective of transmedia narrative crossing. The choice of the book is due to the fact that it presents conditions for the reproduction of the transmedia phenomenon due to the existence in its narrative of 380 references to movies, games, music, etc. The work also stands out as one of the most read (Best seller) in 2011 in the US. In addition to the book, 13 more (observable) media are analyzed as required by transmedia studies. These media were selected from 380 references. To arrive at the quantity of thirteen references, two criteria were used: cited and described references contained in the challenges of keys and gates and the potential for piercing as a starting point. Our main objective is to investigate the use of multiple references (films, games, music, etc.) disposed in the construction of the narrative of the empirical object mentioned. The research problem that guided our study was: how do a set of references in the book Ready Player One give rise to a transmedia experience? With this problem as an axis, we turn to the analysis of the book’s narrative from a transmedia perspective of production. Transmedia descriptive and interpretive descriptive analysis were used as the method of data analysis (JENKINS, 2009b; LOPES, 2014). The analysis resulted in the description of how the transmedia perspective was manifested in the book and, finally, in the identification of production strategies(JENKINS, 2009a; SCOLARI, 2013; GOSCIOLA, 2014) that dialogued with the structure and content of the work.
Palavras-chave: jogador no1;
estratégias de produção;
narrativa transmídia;
análise transmidiática;
comunicação.
ready player one;
production strategies;
transmedia storytelling;
ransmedia analysis;
communication.
Área(s) do CNPq: Jornalismo e Editoração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO -MESTRADO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)
Citação: OLIVEIRA, Washington Freitas de. O livro jogador No1: a narrativa ficcional sob tensionamentos transmidiáticos. 2021. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação -Mestrado em Comunicação - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4179
Data de defesa: 30-Jun-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM (Campus Imperatriz)

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