Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA JÚNIOR, Josman Raimundo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7394918048867279por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Cristianne Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5714971389284118por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Cristianne Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5714971389284118por
dc.contributor.referee2PESCA, Andrea Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939232858950014por
dc.contributor.referee3TEIXEIRA, Catarina Malcher-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6320145700936389por
dc.date.accessioned2022-10-17T12:20:18Z-
dc.date.issued2021-03-03-
dc.identifier.citationSOUSA JÚNIOR, Josman Raimundo de. Psicoterapia e formação em psicologia: uma análise da perspectiva de estagiários em psicologia clínica da UFMA. 2021. 70 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4178-
dc.description.resumoAs implicações para uma atuação no fazer clínico em Psicologia, demandam para além das competências do(a) psicólogo(a), aspectos pessoais que se fazem relevantes, principalmente quando se trata de um(a) psicoterapeuta iniciante. Considerando que a formação de um profissional ocorre ao longo da graduação e sua aproximação com a prática profissional mais diretamente quando os discentes se deparam com os estágios supervisionados, a presente pesquisa escolheu como participantes estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão que já pudessem falar de suas experiências no estágio supervisionado em Psicologia Clínica. Assim, esse estudo se define como exploratório e descritivo e tem como finalidade principal investigar sobre o lugar da psicoterapia e sua relação com a formação e a prática clínica em Psicologia, a partir da perspectiva dos estagiários da área clinica do curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Como objetivos específicos investigar psicoterapia como ferramenta para a formação em Psicologia e descrever as relações entre a psicoterapia como processo pessoal para os discentes e sua influência na atuação profissional na área clínica. Para alcançar tais objetivos utilizou-se a técnica de entrevista e um roteiro semiestruturado, analisado pelo método fenomenológico elaborado por Amadeo Giorgi. Como fundamentos buscou-se base nos estudos sobre a história da Psicologia no Brasil como ciência e profissão, sobre a prática clinica e a psicoterapia, além de documentos e normas regulamentadoras do ensino em Psicologia. Dentre os fenômenos encontrados destacam-se de 5 (cinco) unidades de sentido encontradas a partir das experiências dos entrevistados relatadas nas entrevistas, as quais sinalizam aspectos relevantes na relação entre psicoterapia, formação e estágio na área clínica, são elas: experiência do estágio, ajuda profissional, autoconhecimento, acessibilidade e questões pessoais. A partir destas unidades de sentido foi possível concluir que os estudantes percebem a psicoterapia e a experiência do estágio como um momento crucial da sua formação, bem como a importância de vivenciarem a psicoterapia como um processo de autoconhecimento benéfico à sua vida, apesar apresentarem obstáculos para o acesso e engajamento no processo psicoterapêutico. Espera-se com essa pesquisa colaborar com outros estudos e reflexões para esse tema.por
dc.description.abstractThe implications for acting in clinical practice in Psychology demand, besides the skills of the psychologist, personal aspects that become relevant, especially when dealing with a beginning psychotherapist. Considering that the training of a professional occurs throughout graduation and his/her approach to professional practice occurs more directly when students are faced with supervised internships, the present research chose as participants Psychology students from the Federal University of Maranhão who could speak of their experiences in the supervised internship in Clinical Psychology. Thus, this study is defined as exploratory and descriptive and its main purpose is to investigate the place of psychotherapy and its relationship with training and clinical practice in Psychology, from the perspective of interns in the clinical area of Psychology course at the Federal University Maranhão (UFMA). As specific objectives, it intends to investigate psychotherapy as a tool for training in Psychology and describe the relationship between psychotherapy as a personal process for students and its influence on professional performance in the clinical area. To achieve these objectives, the interview technique and a semi-structured script were used, analyzed by the phenomenological method developed by Amadeo Giorgi. As a basis, it was used studies on the history of Psychology in Brazil as a science and profession, on clinical practice and psychotherapy, in addition to documents and regulatory standards of teaching in Psychology. Among the phenomena found, there are 4 (four) units of meaning found from the interviewees' experiences reported in the interviews, which signal relevant aspects in the relationship between psychotherapy, training and internship in the clinical area, they are: internship experience, professional help, self-knowledge, accessibility and personal issues. From these units of meaning, it was possible to conclude that students perceive psychotherapy and the internship experience as a crucial moment in their training, as well as the importance of experiencing psychotherapy as a process of self-knowledge beneficial to their lives, despite presenting obstacles to access and engagement in the psychotherapeutic process. This research is expected to collaborate with other studies and reflections on this topic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-10-17T12:20:18Z No. of bitstreams: 1 JOSMANRAIMUNDODESOUSAJÚNIOR.pdf: 873880 bytes, checksum: b4fc9315f4494f6dd994c9a9a337ac07 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-17T12:20:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSMANRAIMUNDODESOUSAJÚNIOR.pdf: 873880 bytes, checksum: b4fc9315f4494f6dd994c9a9a337ac07 (MD5) Previous issue date: 2021-03-03eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpsicoterapia;por
dc.subjectpsicologia clínica;por
dc.subjectformação do psicólogo.por
dc.subjectpsychotherapy;eng
dc.subjectclinical psychology;eng
dc.subjectpsychologist training.eng
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.titlePsicoterapia e formação em psicologia: uma análise da perspectiva de estagiários em psicologia clínica da UFMApor
dc.title.alternativePsychotherapy and training in psychology: an analysis from the perspective of clinical psychology trainees at UFMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSMANRAIMUNDODESOUSAJÚNIOR.pdfDissertação de Mestrado853,4 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.