Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, Pedro Henrique Viana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7073222975860655por
dc.contributor.advisor1QUEVEDO, Rafael Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5672071201353574por
dc.contributor.referee1QUEVEDO, Rafael Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5672071201353574por
dc.contributor.referee2CASTRO, Deborah Walter de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3549578939157959por
dc.contributor.referee3AUDIGIER, Emilie Geneviève-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0066199994022689por
dc.date.accessioned2022-10-14T12:36:43Z-
dc.date.issued2022-06-23-
dc.identifier.citationMORAES, Pedro Henrique Viana de. O silêncio na poesia de Orides Fontela e Alejandra Pizarnik. 2022. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4170-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o intuito de compreender como o fenômeno do silêncio se manifesta na poesia moderna e contemporânea através da obra de duas poetas, a brasileira Orides Fontela (1949-1998) e a argentina Alejandra Pizarnik (1936-1972). Para alcançar tal objetivo, toda a obra poética de ambas as autoras foi analisada para a escolha dos poemas que constituíram o corpus. Esta pesquisa está dividida em quatro capítulos, o primeiro deles analisa a questão do silêncio como fenômeno a partir das ideias de Max Picard (1964), além de reflexões sobre como o silêncio se presentificaria poeticamente. Nesta seção, são utilizadas as teorias de Bobes Naves (1992) Susan Sontag (2011), Kovadloff (2003), Mallarmé (2013), Octavio Paz (2012) e outros autores. O segundo capítulo trata do estudo dos poemas escolhidos de Orides Fontela, trazendo também aportes da sua fortuna crítica tal como as análises de Alcides Villaça (1992, 1996) e Alberto Pucheu (2019), além de contar com as informações de entrevistas, depoimentos e dados biográficos. O terceiro capítulo aborda a obra da poeta Alejandra Pizarnik e o entendimento da sua consciência sobre os limites da expressão poética. Nessa parte contamos com os aportes de César Aira (2001), Patricia Venti (2007), Carolina Depetris (2000,2004) e outros teóricos. Por fim, o último capítulo trata da comparação entre ambas as autoras no que concerne aos seus pontos de aproximação e divergência, tendo como base a ideia de comparatismo descrita por Modesto Carone em sua obra A poética do silêncio (2000).por
dc.description.abstractThis research aims to understand how the phenomenon of silence is manifested in modern and contemporary poetry through the work of two poets, the Brazilian Orides Fontela (1949-1998) and the Argentinian Alejandra Pizarnik (1936-1972). To achieve this objective, the entire poetic work of both authors was analyzed to choose the poems that constituted the corpus. This research is divided into four chapters, the first of which analyzes the issue of silence as a phenomenon based on the ideas of Max Picard (1964), as well as reflections on how silence would poetically present itself. In this section, the theories of Bobes Naves (1992) Susan Sontag (2011), Kovadloff (2003), Mallarmé (2013), Octavio Paz (2012) and other authors are used. The second chapter deals with the study of the poems chosen by Orides Fontela, also bringing contributions from his critical fortune such as the analyzes of Alcides Villaça (1992,1996) and Alberto Pucheu (2019), in addition to relying on information from interviews, testimonials and biographical data. The third chapter addresses the work of the poet Alejandra Pizarnik and the understanding of her awareness of the limits of poetic expression. In this part, we have contributions from César Aira (2001), Patricia Venti (2007), Carolina Depetris (2000, 2004) and other theorists. Finally, the last chapter deals with the comparison between both authors regarding their points of approximation and divergence, based on the idea of comparatism described by Modesto Carone in his work A poética do silêncio (2000).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-10-14T12:36:43Z No. of bitstreams: 1 PEDROHENRIQUEVIANADEMORAES.pdf: 850804 bytes, checksum: c70617e6ffc3729a986fb02a9d390731 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-14T12:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEDROHENRIQUEVIANADEMORAES.pdf: 850804 bytes, checksum: c70617e6ffc3729a986fb02a9d390731 (MD5) Previous issue date: 2022-06-23eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsilêncio;por
dc.subjectpoesia moderna;por
dc.subjectAlejandra Pizarnik;por
dc.subjectOrides Fontela.por
dc.subjectsilence;eng
dc.subjectmodern poetry;eng
dc.subjectAlejandra Pizarnik;eng
dc.subjectFontela Orides.eng
dc.subject.cnpqTeoria e Análise Lingüísticapor
dc.titleO silêncio na poesia de Orides Fontela e Alejandra Pizarnikpor
dc.title.alternativeSilence in the poetry of Orides Fontela and Alejandra Pizarnikeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDROHENRIQUEVIANADEMORAES.pdfDissertação de Mestrado830,86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.