Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES, Wanessa Danielle Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851427997827066por
dc.contributor.advisor1LIMA, Veraluce da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6995876276617003por
dc.contributor.referee1LIMA, Veraluce da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6995876276617003por
dc.contributor.referee2RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6947210893942538por
dc.contributor.referee3FARIA, Maria da Graça dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255188189054410por
dc.contributor.referee4CARNEIRO, Mônica Fontenelle-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170689209803775por
dc.date.accessioned2022-10-14T12:24:34Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationSOARES, Wanessa Danielle Barbosa. Cenas da aforização como recursos coesivos em textos da rede social Facebook. 2022. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4169-
dc.description.resumoCom a era das comunicações virtuais e a inserção das redes sociais nos estudos linguísticos, percebemos a importância da pesquisa acerca da linguagem digital, uma vez que a internet permite a construção de corpora de pesquisa linguística com textos produzidos em seus espaços de escrita. Nesse sentido, nossa pesquisa investiga as cenas de aforização como recursos coesivos em postagens na rede social Facebook, espaço de escrita on-line que se configura como um espaço linguístico de características próprias. Os autores que dão suportem teórico ao trabalho são: Antunes (2005), Barton e Lee (2015), Beaugrande e Dressler (1981,1996), Costa Val (1994,1999), Cavalcante (2012, 2015), Chizzoti (2015), Fávero e Koch (1998, 2005), Koch (1999, 2000, 2002, 2009, 2013, 2016,), Marcuschi (1983, 2002, 2008), Maingueneau (2008, 2010, 2014, 2015), Martins (1992), Paiva (2016), Lèvy (1993,1996,1999), Shepherd; Saliés (2013), dentre outros que discutem os fundamentos da Linguística Textual, da Análise do Discurso e da Linguística da Internet. Os procedimentos metodológicos são de base qualitativa, tendo na Fenomenologia a trajetória de apreensão de nosso objeto de pesquisa. Os dados foram coletados de um corpus construído, a partir da captura de textos na Rede Social Facebook (postagens na Linha do Tempo). Para a análise dos dados, nos guiamos pela seguinte questão norteadora: De que modo as cenas da aforização funcionam como recursos coesivos em textos da rede social Facebook? Como procedimentos de análise, vivenciamos dois momentos: o da análise ideográfica, que consiste na análise de cada texto, com identificação das Unidades de Significado e explicitação dos textos/descrições dos sujeitos; o da análise nomotética, momento da convergência dos textos/descrições para identificação das categorias abertas, também conhecidas como categorias de análise. Os resultados da pesquisa podem trazer contribuições sobre a escrita on-line, a partir das relações textuais que envolvem os recursos da coesão como elos semânticos de enunciados postados na rede social Facebook, acrescentando, assim, ao conjunto de conhecimentos científicos sobre o tema, facetas ainda pouco exploradas, como a crescente produção de textos digitais em língua portuguesa. Também podem contribuir para ampliar os estudos sobre a textualidade e os sentidos evocados pelos elos semânticos como produto da interação social no ciberespaço que emana de saberes históricos, sociais e coletivos compartilhados.por
dc.description.abstractWith the era of virtual communications and the insertion of social networks in linguistic studies, we realize the importance of research on digital language, since the internet allows the construction of linguistic research corpora with texts produced in their writing spaces. In this sense, our research investigates the aphorization scenes as cohesive resources in posts on the social network Facebook, an online writing space that is configured as a linguistic space with its own characteristics. The authors who give theoretical support to the work are: Antunes (2005), Barton and Lee (2015), Beaugrande and Dressler (1981, 1996), Costa Val (1994, 1999), Cavalcante (2012, 2015), Chizzoti (2015) , Fávero and Koch (1998, 2005), Koch (1999, 2000, 2002, 2009, 2013, 2016,), Marcuschi (1983, 2002, 2008), Maingueneau (2008, 2010, 2014, 2015), Martins (1992) , Paiva (2016), Lèvy (1993,1996,1999), Shepherd; Saliés (2013), among others who discuss the foundations of Textual Linguistics, Discourse Analysis and Internet Linguistics. The methodological procedures are qualitatively based, having in Phenomenology the trajectory of apprehension of our research object. Data will be collected from a corpus constructed from the capture of texts on the Social Network Facebook (posts on the Timeline). For data analysis, we were guided by the following guiding question: How do the scenes of aphorization work as cohesive resources in texts on the social network Facebook? As analysis procedures, we experienced two moments: the ideographic analysis, which consists of the analysis of each text, with the identification of the Meaning Units and explanation of the texts/descriptions of the subjects; the nomothetic analysis, moment of convergence of texts/descriptions to identify open categories, also known as categories of analysis. The research results can bring contributions on online writing, from the textual relationships that involve the resources of cohesion as semantic links of statements posted on the social network Facebook, thus adding facets to the body of scientific knowledge on the subject. Still little explored, such as the growing production of digital texts in Portuguese. They can also contribute to expanding studies on textuality and the meanings evoked by semantic links as a product of social interaction in cyberspace that emanates from shared historical, social and collective knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-10-14T12:24:34Z No. of bitstreams: 1 WANESSADANIELLEBARBOSASOARES.pdf: 1301281 bytes, checksum: 7869528cf9832bd98b9ec11d8ab2ef82 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-14T12:24:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WANESSADANIELLEBARBOSASOARES.pdf: 1301281 bytes, checksum: 7869528cf9832bd98b9ec11d8ab2ef82 (MD5) Previous issue date: 2022-07-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcenas de aforização;por
dc.subjectlinguística textual;por
dc.subjectanálise do discurso;por
dc.subjectrecursos coesivos;por
dc.subjectfenomenologia hermenêutica.por
dc.subjectscenes of aphorization;eng
dc.subjecttextual linguistics;eng
dc.subjectspeech analysis;eng
dc.subjectcohesive resources;eng
dc.subjecthermeneutic phenomenology.eng
dc.subject.cnpqLingüísticapor
dc.titleCenas da aforização como recursos coesivos em textos da rede social Facebookpor
dc.title.alternativeAphorization as cohesive resources in texts from the social network Facebookeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WANESSADANIELLEBARBOSASOARES.pdfDissertação de Mestrado1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.