Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACHADO, Suely Alves dos Santos-
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee2MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee3AGUIAR, Hilce de Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2548329454257402por
dc.date.accessioned2022-10-13T17:50:46Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.citationMACHADO, Suely Alves dos Santos. A atuação do coordenador pedagógico junto às salas de recursos multifuncionais. 2022. 182 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4166-
dc.description.resumoA inclusão é um tema de grande relevância, que tem despertado interesse de muitos estudiosos acerca do arcabouço legal e de práticas pedagógicas que contribuem ou dificultam o andamento do processo na escola. Proporcionar a inclusão no espaço escolar é acolher, é promover a acessibilidade, é proporcionar práticas que resultem na aprendizagem e na socialização de todos os indivíduos. Diante dessa perspectiva, tivemos como objetivo analisar as práticas do coordenador pedagógico implementadas nas escolas da rede estadual de ensino, em especial suas contribuições para efetivação da aprendizagem dos alunos com necessidades especiais nas salas de recursos multifuncionais. Além disso, buscamos verificar se a sala de recurso multifuncional oferece condições para escolarização do aluno público- alvo da educação especial; identificar quais atividades são sugeridas pelo coordenador pedagógico frente às práticas pedagógicas dos professores da sala de recurso multifuncional e analisar as ações e práticas implementadas pelo coordenador pedagógico direcionadas à inclusão dos alunos da educação especial. Utilizamos abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas. Os participantes foram professores de salas regulares; professores de salas de recursos multifuncionais e coordenadores pedagógicos de escolas da rede pública estadual. Os resultados encontrados mostram que professores e coordenadores pedagógicos, que atuam nas escolas visitadas, são conhecedores das leis que garantem um atendimento adequado aos alunos com deficiência, sabem da relevância do papel do coordenador pedagógico e das salas multifuncionais para o atendimento educacional especializado. Porém, esses profissionais consideram que ainda existem obstáculos nesse atendimento. A falta de capacitação dos professores para trabalhar com a educação especial é o principal deles, assim como, a falta de estrutura física e material didático, que fazem parte do aparato para desenvolver um trabalho qualitativo que cumpra com as propostas legais para o processo de inclusão. Percebemos também a necessidade de interação entre professores da sala de recursos e professores do ensino regular. Por fim, constatamos que a atuação do coordenador precisa melhorar e que a capacitação é fundamental para que o trabalho evolua.por
dc.description.abstractIn this dissertation we present the results of the research about the performance of the pedagogical coordinator in the multifunctional rooms of schools in the State of Maranhão, located in pole IV of the capital São Luís. To do so, we start from a study on inclusive education in Brazil, in which we rescue special education, as well as the presentation of AEE as a support in the process of school inclusion. Inclusion is a topic of great relevance, which has aroused the interest of many scholars about the legal framework and pedagogical practices that contribute or hinder the progress of the process at school. Providing inclusion in the school space is welcoming, it is promoting accessibility, it is providing practices that result in the learning and socialization of all individuals. In view of this perspective, we aimed to analyze the pedagogical coordinator's practices implemented in state schools, especially their contributions to the effective learning of students with special needs in multifunctional resource rooms. In addition, we sought to verify if the multifunctional resource room offers conditions for the schooling of the target public student of special education; identify which activities are suggested by the pedagogical coordinator in relation to the pedagogical practices of the teachers of the multifunctional resource room and analyze the actions and practices implemented by the pedagogical coordinator aimed at the inclusion of special education students. The methodology it was based on the dialectical method, in which we simultaneously included field research and bibliographic research, thus covering the theory of approach (the method), the instruments for operationalization of knowledge (the techniques) and the researcher's creativity. The results found show that teachers and pedagogical coordinators, who work in the schools visited, are aware of the laws that guarantee adequate care for students with disabilities, they are aware of the relevance of the role of the pedagogical coordinator and of the multifunctional rooms for specialized educational service. However, these professionals consider that there are still obstacles in this service. The lack of training of teachers to work with special education is the main one, as well as the lack of physical structure and didactic material, which are part of the apparatus to develop qualitative work that complies with the legal proposals for the inclusion process. We also noticed the need for interaction between teachers from the resource room and regular education teachers. Finally, we found that the coordinator's performance needs to improve and that training is essential for the work to evolve.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-10-13T17:50:46Z No. of bitstreams: 1 Suely Machado.pdf: 65425694 bytes, checksum: e8abab11d0ffb4c808b252b214f82bce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-13T17:50:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Suely Machado.pdf: 65425694 bytes, checksum: e8abab11d0ffb4c808b252b214f82bce (MD5) Previous issue date: 2022-05-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcoordenador pedagógico;por
dc.subjectinclusão;por
dc.subjectsalas multifuncionaispor
dc.subjectpedagogical coordinator;eng
dc.subjectinclusion;eng
dc.subjectmultifunctional roomseng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO JUNTO ÀS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAISpor
dc.title.alternativeTHE PERFORMANCE OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR WITHIN THE MULTIFUNCTIONAL FEATURESeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suely Machado.pdfDissertação de Mestrado63,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.