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Tipo do documento: Dissertação
Título: A ordem discursiva do envelhecimento e da beleza em mídias digitais: uma análise de relatos de mulheres “famosas” em blogs e no facebook
Título(s) alternativo(s): The discursive order of aging and beauty in digital media: an analysis of reports of “famous” women on blogs and facebook
Autor: SILVEIRA, Flavia Louise Nogueira da Cruz 
Primeiro orientador: CRUZ, Mônica da Silva
Primeiro membro da banca: CRUZ, Mônica da Silva
Segundo membro da banca: SOARES, Thiago Barbosa
Terceiro membro da banca: CUTRIM, Ilza do Socorro Galvão
Quarto membro da banca: CAVALCANTE, José Dino Costa
Resumo: Análise da construção discursiva do envelhecimento do sujeito mulher em uma sociedade que considera uma “boa” imagem fundamental para a existência. A pesquisa tem por questionamento responder como se constrói discursivamente o envelhecimento e a beleza de mulheres famosas em mídias digitais. A esta pergunta, mais ampla, outras se atrelam: que redes de memória, que saberes e poderes sustentam os discursos sobre o envelhecimento de mulheres em mídias digitais? Esta pesquisa se apoia nos estudos discursivos de Michel Foucault, para quem os discursos são controlados, organizados e redistribuídos com finalidade de instituir domínios e poderes. Discutem-se estratégias de docilização do corpo da mulher famosa que envolvem aspectos relacionados à beleza e à juventude, denominadas por Foucault (2018) como biopoder, uma forma de poder que se constitui em práticas disciplinares exercidas de maneira positiva sobre a vida. Com viés qualitativo e proposta metodológica arqueogenealógica, esta pesquisa se propõe a analisar os discursos que compõem o corpo da mulher famosa e o alinham em uma ordem da beleza e do envelhecimento. Mobilizam-se estudos voltados para questões de gênero, fundamentando-se no Feminismo Contemporâneo, seguindo autoras como Butler (2019), Louro (2020), Lerner (2019), Perrot (2019), e Pinksy e Joana Pedro (2018). Como procedimento metodológico o recorte do corpus foi realizado a partir de discursividades relativas a mulheres famosas e as mulheres que se submetem a uma discursividade da beleza para se manter em evidência em mídias digitais, especificamente nas plataformas blog e facebook. O trabalho divide-se em quatro capítulos. Os resultados apontam que o envelhecimento de mulheres, nas mídias analisadas, é engendrado por discursos que retomam discursos do patriarcado e que se articulam ao campo dos discursos que visam ao lucro.
Abstract: Analysis of the discursive construction of woman’s aging in a society that considers a “good” image fundamental to existence. The research has the question of answering how the aging and beauty of famous women in digital media are constructed discursively. To this broader question, others are linked: what memory networks, what knowledge and powers sustain the discourses on the aging of women in digital media? This research is based on the discursive studies of Michel Foucault, for whom the speeches are controlled, organized and redistributed in order to establish domains and powers. Docilization strategies of famous women's body that involve aspects related to beauty and youth, discussed by Foucault (2018) as biopower, are discussed, a form of power that is constituted in disciplinary practices exercised in a positive way over life. Within a qualitative bias and an archeogenealogical methodological proposal, this research proposes to analyze which discourses make up the body of the famous woman and align it in an order of beauty and aging. Studies focused on gender issues are mobilized, based on Contemporary Feminism, following authors such as Butler (2019), Louro (2020), Lerner (2019), Perrot (2019), and Pinksy and Joana Pedro (2018). As a methodological procedure, the corpus was cut from discourses related to famous women and women who undergo a discourse of beauty to keep themselves in evidence located on digital media, specifically on the blog and facebook platforms. The work is divided into four chapters. The results show that the aging of women, in the analyzed media, is engendered by speeches that resume speeches from the patriarchy and that are articulated to the field of speeches that aim at profit.
Palavras-chave: discurso;
mulher;
beleza;
envelhecimento;
famosa.
discourse;
women;
beauty;
aging;
famous.
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: SILVEIRA, Flavia Louise Nogueira da Cruz. A ordem discursiva do envelhecimento e da beleza em mídias digitais: uma análise de relatos de mulheres “famosas” em blogs e no facebook. 2021. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão. São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4159
Data de defesa: 5-Mai-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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