Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Maria Elizete Melo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5377155130215252por
dc.contributor.advisor1LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee1LIMA, Paulo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045627183937041por
dc.contributor.referee2SANTOS, Gilmar Bueno-
dc.contributor.referee3VIEIRA, José Antonio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4087600061589123por
dc.date.accessioned2022-10-11T17:18:07Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Elizete Melo de. Marcas da enunciação e construção de sentidos em textos de divulgação científica: um estudo sobre a revista Ciência Hoje das Crianças. 2021. 135 f. Dissertação ( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4156-
dc.description.resumoNesta pesquisa, nos voltamos para o estudo sobre as marcas de Enunciação empregadas no Texto de Divulgação Científica destinado ao público infantil. Diante disso, seguimos a teoria da Enunciação como base para entendermos sobre as escolhas enunciativas utilizadas e projetadas na construção do enunciado, gerando efeitos de sentidos de oralidade. Para isso, partimos do pressuposto de que o Texto de Divulgação Científica surgiu como uma forma de popularizar a ciência, levando o conhecimento científico não apenas à comunidade acadêmica, mas também a outros públicos, neste caso, o público infantil, e por isso, o texto passa por um processo de retextualização, utilizando estratégias enunciativas que torne a linguagem atrativa e inerente ao universo infantil, afim de que possam compreender o enunciado. Para a realização deste trabalho, tomamos por corpus o Texto de Divulgação Científica retirado da Revista Ciência Hoje das Crianças, visto que marcas enunciativas são utilizadas na constituição do texto e projetam efeitos de sentido de realidade, de verdade, de aproximação entre os interlocutores. Nesse contexto, tivemos por mote o seguinte questionamento: de que modo as marcas de Enunciação se manifestam no Texto de Divulgação Científica gerando efeito de sentido de oralidade entre os interlocutores? Diante disso, traçamos por objetivo geral desta pesquisa, analisar as marcas da enunciação presentes em Textos de Divulgação Científica como mecanismo gerador de efeito de sentido de oralidade entre os interlocutores. E os objetivos específicos foram: identificar as marcas da enunciação presente em enunciados escritos, por meio do mecanismo de debreagem actancial que se instala no enunciado produzindo efeitos de sentido de oralidade entre os interlocutores; examinar como a categoria de pessoa se apresenta nos enunciados escritos, manifestando a subjetividade e a objetividade; compreender os diferentes efeitos de sentidos gerados pelas escolhas enunciativas nos enunciados escritos; investigar as marcas de enunciação em Textos de Divulgação Científica da revista Ciência Hoje das Crianças. Diante disso, tivemos como principal base teórica autores como Benveniste (1988; 1989; 1991), Greimas e Courtés (1979), Crestani (2010), Barros (2012), Fiorin (2016), e Flores (2020), Marcuschi (2008; 2010), Marcuschi e Dionísio (2007), Hilgert (2007; 2011; 2015), Bueno (1984), Leibruder (2002), Valério (2005), Mendes (2006), Giering (2009), Motta-Roth (2009), Sousa (2014) e Boff (2017). Os procedimentos metodológicos para a realização das análises são de cunho bibliográfico, numa abordagem qualitativa e método interpretativista, embasados em Prestes (2012) e Moita Lopes (1994). Os resultados sinalizam que as marcas de enunciação se manifestam nos enunciados escritos por meio das escolhas enunciativas feitas pelo enunciador no ato enunciativo. E, as escolhas enunciativas utilizados na constituição do texto escrito, bem como os mecanismos de enunciação projetados no enunciado, evocam características próprias de interações faladas, e geram um simulacro de uma interação face a face, com efeito de sentido de oralidade, de realidade e verdade. Além disso, verificamos que oralidade e escrita, mesmo sendo de natureza linguística diferente, ambas se complementam e por pertencerem ao mesmo sistema linguístico, podemos encontrar traços de uma na outra.por
dc.description.abstractIn this research, we turn to the study of the enunciation marks used in the Scientific Dissemination Text for children. Therefore, we follow the theory of enunciation as a basis for understanding the enunciative choices used and projected in the construction of the enunciation, generating effects of orality senses. For this, we assume that the Scientific Dissemination Text emerged as a way to popularize science, taking scientific knowledge not only to the academic community, but also to other audiences, in this case, children, and therefore, the The text undergoes a reformulation, using enunciative strategies that make the language accessible to children so that they can understand the utterance. In order to carry out this work, we took as corpus the Scientific Dissemination Text taken from the Revista Ciência Hoje das Crianças, since enunciative marks are used in the constitution of the text and project effects of a sense of reality, of truth, of approximation between the interlocutors. In this context, the aim of this research is to analyze the enunciation marks present in Scientific Dissemination Texts as a mechanism that generates the effect of the sense of orality among the interlocutors. Therefore, we had as main theoretical basis authors such as Benveniste (1988; 1989; 1991), Greimas and Courtés (1979), Crestani (2010), Barros (2012), Fiorin (2016), and Flores (2020), Marcuschi (2008 ; 2010), Marcuschi and Dionísio (2007), Hilgert (2007; 2011; 2015), Bueno (1984), Leibruder (2002), Valério (2005), Mendes (2006), Giering (2009), Motta-Roth (2009 ), Sousa (2014) and Boff (2017). The methodological procedures for carrying out the analyzes are bibliographical in nature, in a qualitative approach and interpretive method, based on Prestes (2012) and Moita Lopes (1994). The results indicate that the enunciation marks are manifested in the written utterances through the enunciative choices made by the enunciator in the enunciative act. And, the enunciative choices used in the constitution of the written text, as well as the enunciation mechanisms projected in the utterance, evoke characteristics of spoken interactions, and generate a simulacrum of a face-to-face interaction, with an effect of orality, reality and truth. Furthermore, we found that orality and writing, even being of different linguistic nature, both complement each other and because they belong to the same linguistic system, we can find traces of each other.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-10-11T17:18:07Z No. of bitstreams: 1 MariaElizeteOliveira.pdf: 965212 bytes, checksum: 1a37c2d15d96cd47f4a1b1076b508de1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-11T17:18:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaElizeteOliveira.pdf: 965212 bytes, checksum: 1a37c2d15d96cd47f4a1b1076b508de1 (MD5) Previous issue date: 2021-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectenunciação;por
dc.subjectefeitos de sentido;por
dc.subjectoralidade;por
dc.subjecttexto;por
dc.subjectenunciation marks;eng
dc.subjecteffects of sense of orality.;eng
dc.subjectscientific disclosuretexeng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleMarcas da enunciação e construção de sentidos em textos de divulgação científica: um estudo sobre a revista Ciência Hoje das Criançaspor
dc.title.alternativeMarks of enunciation and construction of meanings in scientific dissemination texts: a study on the Ciência Hoje das Crianças magazineeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaElizeteOliveira.pdfDissertação de Mestrado942,59 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.