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Tipo do documento: Dissertação
Título: Marcas da enunciação e construção de sentidos em textos de divulgação científica: um estudo sobre a revista Ciência Hoje das Crianças
Título(s) alternativo(s): Marks of enunciation and construction of meanings in scientific dissemination texts: a study on the Ciência Hoje das Crianças magazine
Autor: OLIVEIRA, Maria Elizete Melo de 
Primeiro orientador: LIMA, Paulo da Silva
Primeiro membro da banca: LIMA, Paulo da Silva
Segundo membro da banca: SANTOS, Gilmar Bueno
Terceiro membro da banca: VIEIRA, José Antonio
Resumo: Nesta pesquisa, nos voltamos para o estudo sobre as marcas de Enunciação empregadas no Texto de Divulgação Científica destinado ao público infantil. Diante disso, seguimos a teoria da Enunciação como base para entendermos sobre as escolhas enunciativas utilizadas e projetadas na construção do enunciado, gerando efeitos de sentidos de oralidade. Para isso, partimos do pressuposto de que o Texto de Divulgação Científica surgiu como uma forma de popularizar a ciência, levando o conhecimento científico não apenas à comunidade acadêmica, mas também a outros públicos, neste caso, o público infantil, e por isso, o texto passa por um processo de retextualização, utilizando estratégias enunciativas que torne a linguagem atrativa e inerente ao universo infantil, afim de que possam compreender o enunciado. Para a realização deste trabalho, tomamos por corpus o Texto de Divulgação Científica retirado da Revista Ciência Hoje das Crianças, visto que marcas enunciativas são utilizadas na constituição do texto e projetam efeitos de sentido de realidade, de verdade, de aproximação entre os interlocutores. Nesse contexto, tivemos por mote o seguinte questionamento: de que modo as marcas de Enunciação se manifestam no Texto de Divulgação Científica gerando efeito de sentido de oralidade entre os interlocutores? Diante disso, traçamos por objetivo geral desta pesquisa, analisar as marcas da enunciação presentes em Textos de Divulgação Científica como mecanismo gerador de efeito de sentido de oralidade entre os interlocutores. E os objetivos específicos foram: identificar as marcas da enunciação presente em enunciados escritos, por meio do mecanismo de debreagem actancial que se instala no enunciado produzindo efeitos de sentido de oralidade entre os interlocutores; examinar como a categoria de pessoa se apresenta nos enunciados escritos, manifestando a subjetividade e a objetividade; compreender os diferentes efeitos de sentidos gerados pelas escolhas enunciativas nos enunciados escritos; investigar as marcas de enunciação em Textos de Divulgação Científica da revista Ciência Hoje das Crianças. Diante disso, tivemos como principal base teórica autores como Benveniste (1988; 1989; 1991), Greimas e Courtés (1979), Crestani (2010), Barros (2012), Fiorin (2016), e Flores (2020), Marcuschi (2008; 2010), Marcuschi e Dionísio (2007), Hilgert (2007; 2011; 2015), Bueno (1984), Leibruder (2002), Valério (2005), Mendes (2006), Giering (2009), Motta-Roth (2009), Sousa (2014) e Boff (2017). Os procedimentos metodológicos para a realização das análises são de cunho bibliográfico, numa abordagem qualitativa e método interpretativista, embasados em Prestes (2012) e Moita Lopes (1994). Os resultados sinalizam que as marcas de enunciação se manifestam nos enunciados escritos por meio das escolhas enunciativas feitas pelo enunciador no ato enunciativo. E, as escolhas enunciativas utilizados na constituição do texto escrito, bem como os mecanismos de enunciação projetados no enunciado, evocam características próprias de interações faladas, e geram um simulacro de uma interação face a face, com efeito de sentido de oralidade, de realidade e verdade. Além disso, verificamos que oralidade e escrita, mesmo sendo de natureza linguística diferente, ambas se complementam e por pertencerem ao mesmo sistema linguístico, podemos encontrar traços de uma na outra.
Abstract: In this research, we turn to the study of the enunciation marks used in the Scientific Dissemination Text for children. Therefore, we follow the theory of enunciation as a basis for understanding the enunciative choices used and projected in the construction of the enunciation, generating effects of orality senses. For this, we assume that the Scientific Dissemination Text emerged as a way to popularize science, taking scientific knowledge not only to the academic community, but also to other audiences, in this case, children, and therefore, the The text undergoes a reformulation, using enunciative strategies that make the language accessible to children so that they can understand the utterance. In order to carry out this work, we took as corpus the Scientific Dissemination Text taken from the Revista Ciência Hoje das Crianças, since enunciative marks are used in the constitution of the text and project effects of a sense of reality, of truth, of approximation between the interlocutors. In this context, the aim of this research is to analyze the enunciation marks present in Scientific Dissemination Texts as a mechanism that generates the effect of the sense of orality among the interlocutors. Therefore, we had as main theoretical basis authors such as Benveniste (1988; 1989; 1991), Greimas and Courtés (1979), Crestani (2010), Barros (2012), Fiorin (2016), and Flores (2020), Marcuschi (2008 ; 2010), Marcuschi and Dionísio (2007), Hilgert (2007; 2011; 2015), Bueno (1984), Leibruder (2002), Valério (2005), Mendes (2006), Giering (2009), Motta-Roth (2009 ), Sousa (2014) and Boff (2017). The methodological procedures for carrying out the analyzes are bibliographical in nature, in a qualitative approach and interpretive method, based on Prestes (2012) and Moita Lopes (1994). The results indicate that the enunciation marks are manifested in the written utterances through the enunciative choices made by the enunciator in the enunciative act. And, the enunciative choices used in the constitution of the written text, as well as the enunciation mechanisms projected in the utterance, evoke characteristics of spoken interactions, and generate a simulacrum of a face-to-face interaction, with an effect of orality, reality and truth. Furthermore, we found that orality and writing, even being of different linguistic nature, both complement each other and because they belong to the same linguistic system, we can find traces of each other.
Palavras-chave: enunciação;
efeitos de sentido;
oralidade;
texto;
enunciation marks;
effects of sense of orality.;
scientific disclosuretex
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: OLIVEIRA, Maria Elizete Melo de. Marcas da enunciação e construção de sentidos em textos de divulgação científica: um estudo sobre a revista Ciência Hoje das Crianças. 2021. 135 f. Dissertação ( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4156
Data de defesa: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

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