PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS- PPGFOPRED : [52] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Ninho da esperança: caminhos e ferramentas no ensino da Educação de Jovens e Adultos, na comunidade das quebradeiras de coco babaçu, em Sumaúma – TO
Nesta dissertação realizamos um estudo, na comunidade das quebradeiras de coco babaçu, sobre as práticas educativas dos professores que atuam na modalidade da educação de jovens e adultos, na escola Municipal Cantinho do Saber III, como instrumentos de conscientização e libertação dos sujeitos da EJA. Para isso, buscamos entender práticas educativas libertadoras com ênfase no pensamento pedagógico de Paulo Freire, utilizando a pesquisa de natureza qualitativa com a metodologia da ...
Mulheres negras militantes na educação em Açailândia, Maranhão
Vivemos em uma estrutura sedimentada pelas opressões de gênero e raça que atinge a população negra, em especial as mulheres, que, desde o processo de escolarização, são silenciadas e atingidas por uma política educacional que não contempla a pauta racial como prioridade na agenda. Frente a essa realidade, este trabalho tem como objetivo compreender a trajetória educacional de mulheres negras e militantes no município em Açailândia, Maranhão, Brasil. A base teórica é fundamentada preferen...
A adoção de metodologias ativas como prática pedagógica: percepção de docentes do curso de Odontologia
A prática docente tem sido amplamente discutida e difundida nos últimos anos. As mudanças sociais advindas do surgimento de profissões e, sobretudo, da necessidade de adaptações quanto àquelas já existentes figuram-se entre os principais desafios para as Instituições no âmbito do ensino superior. A adoção de mecanismos e/ou recursos metodológicos que favoreçam a aprendizagem centrada no individuo despontam como eixo central para as discussões acadêmicas, neste século. Este estudo, t...
Dificuldades de aprendizagem que levam ao fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
Essa pesquisa tem por tema: Dificuldades de aprendizagem que levam ao fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. O fracasso escolar tem sido investigado na pesquisa educacional na proporção em que vai sendo conhecido por diversos aspectos de classificação dos alunos no sistema escolar brasileiro. Esse fator transcende às peculiaridades momentâneas das dificuldades de aprendizagem. Em alguns casos, suas causas marcantes possuem uma origem socioeconômica, embora nem sempre s...
Ensino de geografia e pandemia da covid-19: desafios e práticas de ensino de professores dos anos finais do ensino fundamental de Imperatriz-MA
O objetivo do presente estudo é analisar os desafios vivenciados pelos professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Imperatriz-MA, ao assumirem as atividades escolares com a mediação das plataformas digitais, durante a pandemia do novo Coronavírus. Assim foi sendo construída as seguintes questões problematizadoras, às quais tiveram o intuito de explicar a realidade das escolas e qual o perfil dos professores de Geografia dos anos finais do ...
Coordenação de curso no ensino superior privado: um estudo de caso em uma Faculdade no Sudeste Paraense
A presente dissertação, intitulada “Coordenação de Curso no Ensino Superior Privado: um estudo em uma Faculdade no Sudeste Paraense”, apresenta como objeto de estudo o perfil de coordenadores e sua atuação na gestão de curso, bem como a compreensão das relações que contribuem para o desenvolvimento de uma gestão tida como eficiente diante das exigências impostas pelo contexto atual. Tem-se como questão norteadora: como se dão as práticas de gestão que orientam a atuação dos Coordenadores...
As representações da violência de gênero e sexualidade em uma escola pública na cidade de Imperatriz, Maranhão
Esta dissertação aborda a representação da violência de estudantes, nas modalidades de gênero e sexualidade, no meio escolar, evidenciando como o/a estudante se apresenta em relação à disseminação do preconceito e da discriminação e como o/a professor/a atua diante dessa representação. O estudo foi desenvolvido em uma instituição municipal de educação fundamental na cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão, que atende crianças, adolescentes e adultos na modalidade Educação para Jovens...
Alfabetização de jovens e adultos: Autonomia dos sujeitos na perspectiva da educação libertadora em Paulo Freire
A presente dissertação tem como eixo central a Alfabetização de Jovens e Adultos: autonomia dos sujeitos na perspectiva da educação libertadora em Paulo Freire. Tem como objetivo analisar o processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos e suas contribuições para construção da autonomia e transformação dos educandos/as alfabetizandos/as. Para construção teórica trouxemos o contexto histórico da EJA, no Brasil, com ênfase no século XX, dialogamos com as abordagens de alfab...
Políticas educacionais de enfrentamento às situações de violência escolar: Uma análise da atuação do Comitê de Mediação de Conflitos de uma escola da rede pública estadual de educação do Piauí
A presente dissertação tem como objeto de estudo Políticas educacionais de enfrentamento às situações de violência na escola, da rede pública estadual de educação do Piauí e traz o seguinte problema de pesquisa: quais os impactos da política de enfrentamento às situações de violência escolar da rede pública estadual de educação do Piauí, a partir da atuação do Comitê de Mediação de Conflitos da escola? Dessa maneira, tem como objetivo geral: Analisar os impactos da política de enfre...
O Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) e suas implicações para o ensino de História nos anos iniciais – uma análise a partir da perspectiva intercultural
Na contemporaneidade, dialogar a respeito de currículo compreende acessar diferentes esferas culturais, sociais e políticas de um território e seus pertencentes. Nesse sentido, um currículo democrático seria aquele que atento às culturas, diferenças e diversidades, consideraria as especificidades locais, ainda que sob orientações de políticas e documentos curriculares. O presente estudo conta com o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) como objeto de pesquisa, tendo o fo...
INTEGRAÇÃO SENSORIAL EM INTERFACE COM PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA
No autismo, os transtornos do processamento sensorial que compõe um dos critérios diagnósticos, trazem prejuízos significativos no desenvolvimento global desta população. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a interface entre integração sensorial e o processo de inclusão da criança com TEA em creche. Partindo desse ideal, estabeleceu-se um diálogo entre os campos da educação e da neurociência, em específico da Teoria de Integração Sensorial. Já que as dificuldades em planejar ...
Nossa presença incomoda!? A (re)produção dos currículos na formaçãoexperiência de sujeitosdocentes LGBTIA+
Narrar faz parte do processo de compreensão de trajetórias. Nesse texto a trajetória é currículo e este é trajetória! Não são coisas estáticas e muito menos fabricadas ao acaso, são vivas, modificadas e (re)produzidas constantemente. Sendo assim, as pessoas que delas fazem parte as (re)criam cotidianamente. Dessa forma, a presente dissertação tem como objetivo central refletir como a (re)produção dos currículos impacta a formaçãoexperiência de sujeitosdocentes LGBTIA+, pois acredita-se que o ...
Círculos de cultura e podcasts como educação libertadora no ensino médio do Colégio Militar Tiradentes II em Imperatriz-MA
O presente trabalho de pesquisa busca trabalhar a pesquisa-ação sobre Educação Popular com o uso das Tecnologias de Informação e comunicação (TDICs), baseada na Pedagogia de Paulo Freire. A pesquisa é ambientada no Colégio Militar Tiradentes II em Imperatriz, Maranhão, com as turmas do Ensino Médio. As ferramentas utilizadas foram os círculos de cultura, com base nas concepções de Paulo Freire, que direcionou o estudo para a produção e execução de um podcast, a partir das situações – pro...
A gestão escolar e as implicações do relacionamento interpessoal em instituições públicas municipais e privadas da educação básica de Imperatriz-MA
O relacionamento interpessoal é um fator indispensável para qualquer organização, prioritariamente para as escolas, devido ao seu caráter formativo e social. Desse modo, a gestão escolar deve priorizar ações e estratégias para promover o desenvolvimento de um bom clima organizacional nas escolas. O objetivo geral foi analisar como a gestão escolar, através do relacionamento interpessoal, vem impactando no clima organizacional e implicando no cumprimento do papel pedagógico e social da e...
Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica: desafios e perspectivas para os anos finais do ensino fundamental
Nas últimas décadas ocorreu uma expansão das tecnologias digitais em todos os segmentos da sociedade, promovendo mudanças de hábitos e comportamento, a educação é uma área em que essas mudanças provocam constantes desafios. Considerando essa realidade, este estudo parte da seguinte questão: como se dá a integração das TDIC’s como recursos tecnológicos e didáticos, em duas escolas municipais do Ensino Fundamental, na cidade de Imperatriz – MA? O presente trabalho tem como objetivo invest...
Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE: uma análise acerca das implicações na gestão escolar do ensino público no município de Imperatriz/MA
O presente trabalho tem como objetivo analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola e suas repercussões para o ensino público do município de Imperatriz/MA. Especificamente, busca-se compreender quais as implicações do PDDE na Gestão Democrática. Para isso foram realizados estudos do programa em questão, bem como da gestão democrática afim de que os dados coletados trouxessem informações quanto os reflexos advindos do PDDE. Esta pesquisa faz uso do método epistemológico do materialismo ...
O Programa Universidade para todos (PROUNI): desafios e impasses para a democratização do ensino superior no município de Imperatriz - MA
A partir da década de 1990 há uma mudança na estrutura organizacional da Educação Superior sob influência de organismos internacionais que reorientam a prática de políticas públicas e um novo modelo de Educação Superior. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar as formas de contribuição social e educacional, a partir da institucionalização do ProUni, levando em consideração as contradições provenientes dos aspectos históricos e políticos da Educação Superior, com ê...
Controle social na política de financiamento da educação: uma análise da atuação do conselho do FUNDEB no município de Imperatriz/MA
Nesta dissertação, teve-se como objeto de estudo a atuação do Conselho do Fundeb de Imperatriz/MA como instrumento garantidor do controle social dos recursos da educação. Pretendeu-se responder à problemática: De que forma se dá a atuação do Conselho do Fundeb de Imperatriz/MA em relação ao controle social que exerce sobre os gastos dos recursos públicos de financiamento da educação básica? Segue-se uma abordagem qualitativa com a escolha de uma teoria crítica da realidade, analisando a...
Atuação do centro de cultura negra - negro Cosme (CCN-NC) na cidade de Imperatriz – Maranhão
O título desta pesquisa é “Atuação do Centro de Cultura Negra – Negro Cosme (CCN-NC) na cidade de Imperatriz – Maranhão”, o objetivo central da pesquisa é conhecer a História desta entidade da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas para negros e negras em diversos espaços da sociedade com o propósito de combater o racismo. Desse modo, esse estudo traz como questões norteadoras: 1 Qual a contribuição do Movimento Negro na minha vida e formação acadêmica? Trata-s...
Representações sobre povos indígenas: uma análise das concepções de estudantes e professores do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Imperatriz
O presente trabalho traz como objeto de estudo as representações sobre povos indígenas a partir da análise das concepções de estudantes e professores de uma escola de ensino médio da rede estadual de Imperatriz. Objetivamos, ainda, identificar como a escola urbana representa os povos indígenas em suas práticas pedagógicas com os recursos didáticos disponibilizados e investigar a concepção que os participantes constroem em relação aos povos indígenas enquanto sujeitos históricos e cu...
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