PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS- PPGFOPRED : [45] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Alfabetização de jovens e adultos: Autonomia dos sujeitos na perspectiva da educação libertadora em Paulo Freire
A presente dissertação tem como eixo central a Alfabetização de Jovens e Adultos: autonomia dos sujeitos na perspectiva da educação libertadora em Paulo Freire. Tem como objetivo analisar o processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos e suas contribuições para construção da autonomia e transformação dos educandos/as alfabetizandos/as. Para construção teórica trouxemos o contexto histórico da EJA, no Brasil, com ênfase no século XX, dialogamos com as abordagens de alfab...
Políticas educacionais de enfrentamento às situações de violência escolar: Uma análise da atuação do Comitê de Mediação de Conflitos de uma escola da rede pública estadual de educação do Piauí
A presente dissertação tem como objeto de estudo Políticas educacionais de enfrentamento às situações de violência na escola, da rede pública estadual de educação do Piauí e traz o seguinte problema de pesquisa: quais os impactos da política de enfrentamento às situações de violência escolar da rede pública estadual de educação do Piauí, a partir da atuação do Comitê de Mediação de Conflitos da escola? Dessa maneira, tem como objetivo geral: Analisar os impactos da política de enfre...
O Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) e suas implicações para o ensino de História nos anos iniciais – uma análise a partir da perspectiva intercultural
Na contemporaneidade, dialogar a respeito de currículo compreende acessar diferentes esferas culturais, sociais e políticas de um território e seus pertencentes. Nesse sentido, um currículo democrático seria aquele que atento às culturas, diferenças e diversidades, consideraria as especificidades locais, ainda que sob orientações de políticas e documentos curriculares. O presente estudo conta com o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA) como objeto de pesquisa, tendo o fo...
INTEGRAÇÃO SENSORIAL EM INTERFACE COM PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA
No autismo, os transtornos do processamento sensorial que compõe um dos critérios diagnósticos, trazem prejuízos significativos no desenvolvimento global desta população. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a interface entre integração sensorial e o processo de inclusão da criança com TEA em creche. Partindo desse ideal, estabeleceu-se um diálogo entre os campos da educação e da neurociência, em específico da Teoria de Integração Sensorial. Já que as dificuldades em planejar ...
Nossa presença incomoda!? A (re)produção dos currículos na formaçãoexperiência de sujeitosdocentes LGBTIA+
Narrar faz parte do processo de compreensão de trajetórias. Nesse texto a trajetória é currículo e este é trajetória! Não são coisas estáticas e muito menos fabricadas ao acaso, são vivas, modificadas e (re)produzidas constantemente. Sendo assim, as pessoas que delas fazem parte as (re)criam cotidianamente. Dessa forma, a presente dissertação tem como objetivo central refletir como a (re)produção dos currículos impacta a formaçãoexperiência de sujeitosdocentes LGBTIA+, pois acredita-se que o ...
Círculos de cultura e podcasts como educação libertadora no ensino médio do Colégio Militar Tiradentes II em Imperatriz-MA
O presente trabalho de pesquisa busca trabalhar a pesquisa-ação sobre Educação Popular com o uso das Tecnologias de Informação e comunicação (TDICs), baseada na Pedagogia de Paulo Freire. A pesquisa é ambientada no Colégio Militar Tiradentes II em Imperatriz, Maranhão, com as turmas do Ensino Médio. As ferramentas utilizadas foram os círculos de cultura, com base nas concepções de Paulo Freire, que direcionou o estudo para a produção e execução de um podcast, a partir das situações – pro...
A gestão escolar e as implicações do relacionamento interpessoal em instituições públicas municipais e privadas da educação básica de Imperatriz-MA
O relacionamento interpessoal é um fator indispensável para qualquer organização, prioritariamente para as escolas, devido ao seu caráter formativo e social. Desse modo, a gestão escolar deve priorizar ações e estratégias para promover o desenvolvimento de um bom clima organizacional nas escolas. O objetivo geral foi analisar como a gestão escolar, através do relacionamento interpessoal, vem impactando no clima organizacional e implicando no cumprimento do papel pedagógico e social da e...
Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica: desafios e perspectivas para os anos finais do ensino fundamental
Nas últimas décadas ocorreu uma expansão das tecnologias digitais em todos os segmentos da sociedade, promovendo mudanças de hábitos e comportamento, a educação é uma área em que essas mudanças provocam constantes desafios. Considerando essa realidade, este estudo parte da seguinte questão: como se dá a integração das TDIC’s como recursos tecnológicos e didáticos, em duas escolas municipais do Ensino Fundamental, na cidade de Imperatriz – MA? O presente trabalho tem como objetivo invest...
Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE: uma análise acerca das implicações na gestão escolar do ensino público no município de Imperatriz/MA
O presente trabalho tem como objetivo analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola e suas repercussões para o ensino público do município de Imperatriz/MA. Especificamente, busca-se compreender quais as implicações do PDDE na Gestão Democrática. Para isso foram realizados estudos do programa em questão, bem como da gestão democrática afim de que os dados coletados trouxessem informações quanto os reflexos advindos do PDDE. Esta pesquisa faz uso do método epistemológico do materialismo ...
O Programa Universidade para todos (PROUNI): desafios e impasses para a democratização do ensino superior no município de Imperatriz - MA
A partir da década de 1990 há uma mudança na estrutura organizacional da Educação Superior sob influência de organismos internacionais que reorientam a prática de políticas públicas e um novo modelo de Educação Superior. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar as formas de contribuição social e educacional, a partir da institucionalização do ProUni, levando em consideração as contradições provenientes dos aspectos históricos e políticos da Educação Superior, com ê...
Controle social na política de financiamento da educação: uma análise da atuação do conselho do FUNDEB no município de Imperatriz/MA
Nesta dissertação, teve-se como objeto de estudo a atuação do Conselho do Fundeb de Imperatriz/MA como instrumento garantidor do controle social dos recursos da educação. Pretendeu-se responder à problemática: De que forma se dá a atuação do Conselho do Fundeb de Imperatriz/MA em relação ao controle social que exerce sobre os gastos dos recursos públicos de financiamento da educação básica? Segue-se uma abordagem qualitativa com a escolha de uma teoria crítica da realidade, analisando a...
Atuação do centro de cultura negra - negro Cosme (CCN-NC) na cidade de Imperatriz – Maranhão
O título desta pesquisa é “Atuação do Centro de Cultura Negra – Negro Cosme (CCN-NC) na cidade de Imperatriz – Maranhão”, o objetivo central da pesquisa é conhecer a História desta entidade da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas para negros e negras em diversos espaços da sociedade com o propósito de combater o racismo. Desse modo, esse estudo traz como questões norteadoras: 1 Qual a contribuição do Movimento Negro na minha vida e formação acadêmica? Trata-s...
Representações sobre povos indígenas: uma análise das concepções de estudantes e professores do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Imperatriz
O presente trabalho traz como objeto de estudo as representações sobre povos indígenas a partir da análise das concepções de estudantes e professores de uma escola de ensino médio da rede estadual de Imperatriz. Objetivamos, ainda, identificar como a escola urbana representa os povos indígenas em suas práticas pedagógicas com os recursos didáticos disponibilizados e investigar a concepção que os participantes constroem em relação aos povos indígenas enquanto sujeitos históricos e cu...
Trajetórias acadêmicas de estudantes negros e negras cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz
O presente trabalho dissertativo intitulado “Trajetórias acadêmicas de estudantes negros e negras cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – Campus Imperatriz” é fruto de inquietações advindas da atuação em Psicologia Escolar na Educação Superior e da necessidade e urgência por compreendermos como se desenvolvem as relações raciais nesse contexto. Nosso trabalho se justifica pela necessidade de que a universidade seja um ambiente profícuo para o desenvolvime...
Inclusão escolar de alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino em Imperatriz: uma análise a partir da implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial do período de 2008 a 2021
Esta dissertação resulta da pesquisa sobre a inclusão de alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino em Imperatriz e sobre o processo de implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Seu objetivo geral consiste em analisar o processo de implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial destinado às pessoas com deficiência na rede pública municipal de Imperatriz, no período de 2008 a 2021. Os tipos de pesquisa são docum...
Metodologias socioeducativas desenvolvidas pela rede de ação integrada para combater a escravidão no maranhão - RAICE
O Brasil vive, atualmente, uma configuração de modelo escravista camuflado e contemporâneo que, desde a colonização, deixa fortes danos. Preocupados com essa realidade, este trabalho objetivou analisar as metodologias socioeducativas, especificamente desenvolvidas pela Rede de Ação Integrada para Combater a Escravidão no Maranhão (RAICE), no Centro de Defesa da Vida e Direitos Humanos Carmen Bascarán. O projeto RAICE nasceu da preocupação com a problemática contínua e desafiadora de como...
Educação popular e direitos humanos: contribuições para a formação de educandos do ensino médio no assentamento Califórnia, Açailândia-MA
A Educação Popular, os Direitos Humanos e a contribuição dessas categorias para a formação de educandos no ambiente escolar do campo, formam o centro deste trabalho, que tem como objetivo construir práticas educativas numa perspectiva interdisciplinar, nas turmas do ensino médio no Assentamento Califórnia, em Açailândia/MA, de forma a caracterizar uma concepção de educação que emerge do espaço social e político – o assentamento como espaço de resistência – na busca pela formação e...
Práticas educativas em direitos humanos para o combate ao trabalho escravo contemporâneo: uma experiência do centro de defesa da vida e dos direitos humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB) em Açailândia/MA
A presente dissertação tem por objeto de estudo as Práticas Educativas em Direitos Humanos para o Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo a partir de experiências e da atuação do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB) no município de Açailândia/MA. Os objetivos são: dialogar sobre o conceito de escravidão e seus disfarces até os dias atuais; discutir a correlação entre a defesa dos Direitos Humanos e o combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo n...
Educação em direitos humanos: diálogos e reflexões em uma escola pública da cidade de João Lisboa – MA
A presente dissertação tem por objeto a Educação em Direitos Humanos e suas possibilidades de efetivação em uma escola pública da rede municipal de ensino, a partir do que está descrito no Projeto Político Pedagógico e da perspectiva dos profissionais da educação que ali atuam, evidenciando como os direitos humanos se apresentam no documento orientador de suas práticas educacionais e nas falas e compreensões dos sujeitos da pesquisa, acerca da temática dos direitos humanos, sua co...
Leitura na educação infantil: análise das concepções e práticas pedagógicas de professoras em uma instituição da rede municipal de Imperatriz
Esta dissertação aborda sobre a leitura na Educação Infantil, o objeto de estudo delimita-se sobre as concepções de professoras acerca da leitura e das práticas pedagógicas que acontecem na rotina da Educação Infantil, no tocante à leitura, evidenciando como esse contexto impacta na formação da criança leitora. Nessa esteira, objetivou-se, neste estudo, analisar as concepções e práticas de leitura presentes em uma instituição de Educação Infantil da rede Pública Municipal de Imper...
- 45 UFMA
- 45 Dissertação