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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeito de uma intervenção educativa para a redução de peso em adolescentes na Atenção Primária à Saúde
Título(s) alternativo(s): Effect of an educational intervention for weight reduction in adolescents in Primary Health Care
Autor: BARROSO, Raidanes Barros 
Primeiro orientador: COSTA, Ana Cristina Pereira de Jesus
Primeiro membro da banca: COSTA, Ana Cristina Pereira de Jesus
Segundo membro da banca: FERNANDES, Maria Neyrian de Fátima
Terceiro membro da banca: PASCOAL, Lívia Maia
Quarto membro da banca: OLIVEIRA, Francisca Jacinta Feitoza de
Quinto membro da banca: SANTOS, Leonardo Hunaldo dos
Resumo: Introdução: O excesso de peso aumentou progressivamente nos adolescentes, devido ao consumo elevado de alimentos processados, diminuição no consumo de frutas e vegetais, e sedentarismo. A incorporação de tecnologias educacionais, que previnam agravos e promovam a saúde desses jovens pode colaborar para sensibilizá-los a adesão de hábitos saudáveis, sendo, a atenção primária a saúde propícia à realização de intervenções. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa para a redução de peso em adolescentes na atenção primária à saúde. Método: Estudo quase experimental, autocontrolado, do tipo antes e depois, desenvolvido entre novembro de 2020 e julho 2021, em três Unidades Básicas de Saúde do município de Imperatriz - MA. A amostra incluiu 12 adolescentes por conveniência, seguindo critérios de elegibilidade, a saber: idade entre 10 e 19 anos, ambos os sexos e excesso de peso no escore z entre +1 e +3, conforme indicador IMC por idade. A coleta dos dados envolveu três etapas: 1. Pré teste, os adolescentes responderam questões sobre características sociais e econômica, hábitos alimentares e prática de atividade física, em um questionário semiestruturado, e foram mensuradas as medidas antropométricas, antes da intervenção; 2. Intervenção, que ocorreu em cinco encontros semanais nos quais foram abordados os temas alimentação e prática de atividade física, através de aula expositiva-dialogada, oficinas e roda de conversa; 3. Pós teste, os adolescentes foram novamente mensurados nos parâmetros antropométricos e responderam sobre as questões indagadas antes da intervenção, com a finalidade de observar se houve no grupo alguma mudança nos conhecimentos e hábitos alimentares, e intenção para mudança de comportamento no quesito atividade física e nas medidas antropométricas. Na análise dos dados foram comparadas as medidas antropométricas, de pressão arterial, conhecimento geral sobre alimentação e nível de atividade física, antes e após a intervenção, utilizando testes T de Student e Wilcoxon Pareado. Foram avaliados os hábitos alimentares e nível de conhecimento no pré e pós testes, através dos testes de McNemar e de McNemar-Bowker. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino (75%), com média de idade de 12,5 anos (DP± 1,6). A análise do estado nutricional dos adolescentes com excesso de peso, segundo escores-z do IMC para idade, não revelou mudanças relevantes após a intervenção, nos quesitos sobrepeso (83,3% - 75%) e obesidade (16,6% - 16,6%). Houve correlação positiva entre pressão arterial sistólica e estatura (p=0,01), e entre pressão arterial diastólica e peso (p=0,04), pregas abdominais (p=0,05) e suprailíaca (p=0,02). A avaliação dos hábitos alimentares após a intervenção educativa, não evidenciou mudança estatisticamente significante. Houve aumento de 63% no conhecimento geral dos adolescentes acerca da alimentação, após a intervenção. Não houve significância estatística sobre intenção para mudança no comportamento de atividade física, após a intervenção. Conclusão: A intervenção educativa para a redução de peso em adolescentes na atenção primária à saúde evidenciou aumento no consumo diário de frutas, e nos conhecimentos geral sobre alimentação e doenças relacionadas à alimentação inadequada. Ademais, após a intervenção, não houve mudanças no comportamento dos adolescentes quanto à prática de atividade física e nos parâmetros antropométricos.
Abstract: Introduction: Overweight has progressively increased in adolescents, due to the high consumption of processed foods, decreased consumption of fruits and vegetables, and sedentary lifestyle. The incorporation of educational technologies that prevent injuries and promote the health of these young people can collaborate to sensitize them to adhere to healthy habits, and primary health care is conducive to carrying out interventions. Objective: To evaluate the effect of an educational intervention for weight reduction in adolescents in primary health care. Method: Quasi-experimental, self-controlled study, of the before and after type, developed between November 2020 and July 2021, in three Basic Health Units in the city of Imperatriz - MA. The sample included 12 adolescents for convenience, following eligibility criteria, namely: age between 10 and 19 years, both genders and overweight in the z score between +1 and +3, according to the BMI for age indicator. Data collection involved three steps: 1. Pre- test, adolescents answered questions about social and economic characteristics, eating habits and physical activity, in a semi-structured questionnaire, and anthropometric measurements were measured before the intervention; 2. Intervention, which took place in five weekly meetings in which the themes of eating and physical activity were addressed, through an expository-dialogued class, workshops and a conversation circle; 3. After the test, the adolescents were measured again in the anthropometric parameters and answered the questions asked before the intervention, in order to observe if there was any change in the group's knowledge and eating habits, and intention to change their behavior in the physical activity category and in anthropometric measurements. In the data analysis, anthropometric measures, blood pressure, general knowledge about diet and level of physical activity were compared, before and after the intervention, using Student's t and Wilcoxon Pareado tests. Eating habits and level of knowledge in the pre- and post-tests were evaluated using the McNemar and McNemar-Bowker tests. Results: Most participants were female (75%), with a mean age of 12.5 years (SD± 1.6). The analysis of the nutritional status of overweight adolescents, according to BMI z-scores for age, did not reveal relevant changes after the intervention, regarding overweight (83.3% - 75%) and obesity (16.6% - 16 .6%). There was a positive correlation between systolic blood pressure and height (p=0.01), and between diastolic blood pressure and weight (p=0.04), abdominal (p=0.05) and suprailiac (p=0.02) folds . The assessment of eating habits after the educational intervention did not show a statistically significant change. There was a 63% increase in the adolescents' general knowledge about food after the intervention. There was no statistical significance on the intention to change physical activity behavior after the intervention. Conclusion: The educational intervention for weight reduction in adolescents in primary health care showed an increase in the daily consumption of fruits, and in general knowledge about diet and diseases related to inadequate nutrition. Furthermore, after the intervention, there were no changes in the adolescents' behavior regarding the practice of physical activity and anthropometric parameters.
Palavras-chave: Tecnologia Educacional;
Atenção Primária à Saúde;
saúde do adolescente;
sobrepeso;
obesidade.
Educational Technology;
Primary Health Care;
adolescent health;
overweight;
obesity.
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA IMPERATRIZ/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIA
Citação: BARROSO, Raidanes Barros. Efeito de uma intervenção educativa para a redução de peso em adolescentes na Atenção Primária à Saúde. 2021. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4146
Data de defesa: 28-Set-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIA

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