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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão dos servidores com deficiência da Universidade Federal do Maranhão do campus de São Luís/MA: desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Inclusion of employees with disabilities at the Federal University of Maranhão on the campus of São Luís/MA: challenges and possibilities
Autor: LEMOS, Joseana Costa 
Primeiro orientador: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Primeiro membro da banca: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Segundo membro da banca: SILVA, Silvana Maria Moura da
Terceiro membro da banca: COSTA, Maria da Piedade Resende da
Quarto membro da banca: SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira
Resumo: A pesquisa versa sobre a temática da inclusão de servidores com deficiência na Universidade Federal do Maranhão. Para a discussão do tema, partiu-se da digressão histórica sobre a construção dos direitos das pessoas com deficiência que lutam pela aplicabilidade de direitos fundamentais, os quais compõem a dignidade humana. A legislação que trata dos direitos das pessoas com deficiência está posta, mas a luta por sua efetivação é incessante, pois a sociedade ainda se encontra engessada por barreiras na acessibilidade plena e nas atitudes. O objetivo principal deste estudo corresponde a analisar como vem ocorrendo processo de inclusão laboral dos servidores com deficiência na Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís/MA. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Os participantes foram 33 pessoas, sendo 20 servidores com deficiência e 13 gestores que trabalham diretamente com os referidos servidores na instituição pesquisada. Na coleta de dados foram utilizados documentos escritos, oficiais, fontes estatísticas e entrevista semiestruturada. Os resultados revelam que, embora a política de reserva de vagas em concurso público para pessoas com deficiência seja aplicada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conforme determinação legal, ainda há necessidade de uma política de inclusão institucional que vislumbre a extinção do paradigma da integração e trace medidas com promoção de espaço acessível para que os servidores com deficiência desenvolvam suas atividades laborais com segurança, equidade e autonomia. Concluiu-se, que apesar de ser garantido o acesso dos servidores com deficiência à Instituição, ainda é necessário ações pautadas nas sete dimensões de acessibilidade que vislumbre a permanência livre de barreiras aos servidores com deficiência. As melhorias apontadas pelos participantes a pesquisa em relação ao ambiente profissional inclusivo possibilitarão o desenvolvimento de ações afirmativas que reconheçam e respeitem o lema “Nada sobre nós, sem nós” bem como respondam à necessidade de um ambiente laboral livre de barreiras arquitetônicas e atitudinais aos servidores com deficiência da Universidade Federal do Maranhão.
Abstract: The research talks about the theme of the inclusion of disabled servers at the Federal University of Maranhão. For the discussion of the theme, we started from the historical tour on the construction of the rights of people with disabilities who fight for the applicability of the fundamental rights, which make up the human dignity. The legislation that deals with the rights of the people with disabilities is put, but the struggle for its implementation is unceasing, because the society is still cast by barriers in full accessibility and attitudes. In this context, the research problem questions how the process of inclusion of disabled servers has been occurring at the Federal University of Maranhão, Campus São Luís/MA. In order to respond to this problem, the main objective of this study is to analyze how the inclusion process of disabled To achieve the proposed objective, an exploratory, descriptive research with a qualitative approach was carried out. The participants were 33 people, 20 employees with disabilities and 13 managers who work directly with these servers in the institution surveyed. Written official documents, statistical sources and semi-structured interviews were used in the data collection. The results reveal that, although the jobs reservation policy in civil service examination for people with disabilities is applied at UFMA, according to legal determination, there is still a need for a policy of institutional inclusion that glimpses the extinction of the paradigm of integration and outlines measures promoting accessible space for disabled workers to develop their works, activities, with safely , equity and autonomy. It was concluded that despite the guarantee of access of disabled servers to the Institution, it is still necessary actions based on the seven dimensions of accessibility that glimpses the free stay of barriers to employees with disabilities. The improvements pointed out by the participants to the research in relation to the inclusive professional environment will enable the development of affirmative actions that recognize and respect the motto "Nothing about us, without us" as well as respond to the need for a work environment free of architectural and athenatoline barriers to disabled employees of the Federal University of Maranhão.
Palavras-chave: servidor com deficiência;
mercado de trabalho;
acessibilidade;
inclusão laboral;
disabled server;
labour market;
accessibility;
labour inclusion.
Área(s) do CNPq: Educação Especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: LEMOS, Joseana Costa. Inclusão dos servidores com deficiência da Universidade Federal do Maranhão do campus de São Luís/MA: desafios e possibilidades. 2021. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4136
Data de defesa: 16-Jul-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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