Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4135
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cantigas e brincadeiras de roda: análise do desenvolvimento musical de crianças da pré-escola em São Luís-Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Song and plays of wheel: analysis of the musical development of preschool children in São Luís-Maranhão |
Autor: | SOUSA, Adriana Rodrigues de |
Primeiro orientador: | ZORZAL, Ricieri Carlini |
Primeiro membro da banca: | ZORZAL, Ricieri Carlini |
Segundo membro da banca: | QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de |
Terceiro membro da banca: | FAÇANHA, Luciano da Silva |
Resumo: | Este estudo buscou investigar a cultura infantil como veículo para o desenvolvimento e aprendizagem musical de crianças. Tratou-se dos conceitos e visões sobre as cantigas e brincadeiras de rodas e, de como a música está entrelaçada com a cultura infantil, ou seja, ao mundo infantil. As principais características musicais encontradas nas canções e brincadeiras tradicionais são apontadas no referencial teórico desse texto. Nessas linhas buscou-se evidenciar a necessidade dessas manifestações estarem no espaço escolar e sua importância na educação de crianças pequenas e benefícios. Estudos acerca do desenvolvimento musical constituíram o corpo desta dissertação, em que teorias consideradas no campo da educação musical e cognição musical como válidas tiveram destaque. O problema de pesquisa é definido pela seguinte questão “Como as cantigas e brincadeiras de roda contribuem para o desenvolvimento musical na criança da pré-escola? Como hipótese temos que a vivência das cantigas e brincadeiras promovem o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens musicais. O objetivo geral traçado é “verificar como as cantigas e brincadeiras de roda contribuem para o desenvolvimento musical de crianças da pré-escola a partir da vivência com as atividades em espaço escolar”. A justificativa para o desenvolvimento dessa pesquisa se dá por encontrar na literatura diversos benefícios relacionados às cantigas e brincadeiras de roda infantis como promotora de relações sociais e afetivas e de aprendizagens diversas. Assim, considera-se, principalmente, a importância dessas atividades para o desenvolvimento musical de crianças pequenas contribuindo para a construção de conceitos musicais. |
Abstract: | This study sought to investigate children's culture as a vehicle for children's musical development and learning. It dealt with the concepts and visions about the songs and wheel games, and how music is intertwined with children's culture, that is, with the world of children. The main musical characteristics found in traditional songs and games are pointed out in the theoretical reference of this text. In these lines, we sought to highlight the need for these manifestations to be present in the school space and their importance in the education of young children and their benefits. Studies on musical development made up the body of this dissertation, in which theories considered valid in the field of music education and musical cognition were highlighted. The research problem is defined by the following question "How do nursery rhymes and games contribute to the musical development of preschool children? As a hypothesis we have that the experience of the songs and games promote the development of musical abilities and learning. The general objective is "to verify how nursery rhymes and games contribute to the musical development of preschool children, based on the experience of the activities in school space". The justification for the development of this research lies in finding in the literature several benefits related to children's nursery rhymes and games as promoters of social and affective relationships and of various types of learning. Thus, it is considered, mainly, the importance of these activities for the musical development of young children, contributing to the construction of musical concepts. |
Palavras-chave: | cantigas; brincadeiras de roda; desenvolvimento musical songs; round games; musical development |
Área(s) do CNPq: | Canto |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | SOUSA, Adriana Rodrigues de. Cantigas e brincadeiras de roda: Análise do desenvolvimento musical de crianças da pré-escola em São Luís-Maranhão. 2022. 116 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4135 |
Data de defesa: | 16-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana Rodrigues de S..pdf | Dissertação de Mestrado | 56,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.