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Tipo do documento: Dissertação
Título: Melhorando pessoas: processos de aprendizagens entre os gavião Pyhcop Catiji
Título(s) alternativo(s): “My work, my trophy”: interactions and team representations in (re)production of an artisan identity
Autor: ARAÚJO, Karitânia dos Santos 
Primeiro orientador: SOUSA, Emilene Leite de
Primeiro membro da banca: SOUSA, Emilene Leite de
Segundo membro da banca: SOUZA FILHO, Benedito
Terceiro membro da banca: TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar os processos de aprendizagens do povo Gavião/Pyhcop Catiji. Comunidade indígena do tronco linguístico Macro-Jê, de língua e cultura Timbira, residentes no munícipio de Amarante do Maranhão, na Terra Indígena Governador. A fim de subsidiar as discussões sobre os processos próprios de aprendizagem, utilizo as propostas analíticas de Fredrik Barth e de Tim Ingold - transmissão de conhecimento e ecologia da vida. Para a pesquisa escolhemos a etnografia como método subsidiado pela observação direta, entretanto, por motivo da pandemia de COVID-19, a ênfase da pesquisa recaiu por sobre as entrevistas, de modo que substituímos a pesquisa de campo durante a pandemia por entrevistas na forma presencial e via aplicativo de mensagem WhatsApp. Ancorada nos termos nativos manpex e ahimpex, a pesquisa partiu da concepção de como se aprende entre os Gavião: o primeiro termo designa a forma de aprendizagem baseada na transmissão de conhecimento via oralidade, realizada sempre por um ancião, que transmite para as gerações mais jovens, fazendo assim a manutenção e a circulação do conhecimento. O segundo termo está fundamentado nos processos de aprendizagem do saber-fazer, da experiência através dos sentidos e percepções. Entendo que essas duas formas de aprender estão entrelaçadas e demonstro como o se tornar Gavião passa pela transmissão de conhecimentos - a partir da memória e narrativa dos mais velhos - e pela experimentação através dos contextos de aprendizagem. Essas aprendizagens são vivenciadas nos mais variados espaços da aldeia - inclusive na escola - experimentando um mundo onde estes criam e recriam suas habilidades, de modo que essas duas formas de aprender coexistem “melhorando pessoas”.
Abstract: This study aims to analyze the learning processes of the Gavião/Pyhcop Catiji people. Indigenous community of the Macro-Jê linguistic trunk, of the Timbira language and culture, residing in the municipality of Amarante do Maranhão, in the Governador Indigenous Land. In order to support discussions about the learning processes themselves, I use the analytical proposals of Fredrik Barth and Tim Ingold - knowledge transmission and ecology of life. For the research, we chose ethnography as a method supported by direct observation, however, due to the COVID-19 pandemic, the research emphasis fell on interviews, so we replaced field research during the pandemic with face-to-face interviews and via WhatsApp messaging app. Anchored in the native terms manpex and ahimpex, the research started from the conception of how to learn among the Gavião: the first term designates the form of learning based on the transmission of knowledge via orality, always performed by an elder, who transmits it to the younger generations , thus making the maintenance and circulation of knowledge. The second term is based on the learning processes of know-how, experience through senses and perceptions. I understand that these two ways of learning are intertwined and I demonstrate how becoming Gavião involves the transmission of knowledge - from the memory and narrative of the elderly - and through experimentation through learning contexts. These learnings are experienced in the most varied spaces of the village - including the school - experiencing a world where they create and recreate their skills, so that these two ways of learning coexist "improving people".
Palavras-chave: aprendizagens;
oralidade;
experiência;
indígena;
Conhecimento;
learnings;
orality;
experience;
indigenous;
knowledge.
Área(s) do CNPq: Antropologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGS - Imperatriz
Citação: ARAÚJO, Karitânia dos Santos. Melhorando pessoas: processos de aprendizagens entre os gavião Pyhcop Catiji. 2021. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia- PPGS - Imperatriz) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4131
Data de defesa: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

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