Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Jonas da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2151101400140048por
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Jesus Marmanillo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961690584395600por
dc.contributor.referee1PEREIRA, Jesus Marmanillo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961690584395600por
dc.contributor.referee2CONCEIÇÃO, Wellington da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6555935897942577por
dc.contributor.referee3SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972975269922101por
dc.date.accessioned2022-10-06T02:25:10Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Jonas da Silva. “Meu trabalho, meu troféu”: interações e representações em equipe na (re)produção de uma identidade artesã. 2021. 08 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS - Imperatriz) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4130-
dc.description.resumoEsta dissertação resulta de uma pesquisa que procura compreender como uma equipe de artesãos da cidade de Imperatriz - MA atua no espaço urbano a partir de uma identidade artesã. Para tanto, o estudo se fundamentou na perspectiva interacionista de Erving Goffman (2012), e com relação à inserção em campo, a fundamentação ocorreu a partir dos referenciais teóricos metodológicos de Eckert e Rocha (2008) e Pereira (2020). A investigação foi desenvolvida no Centro de Artesanato e na Beira Rio da cidade, no período de 2019 a 2021. Por meio da verificação documental, observações diretas, análise de imagens e narrativas dos atores, foi possível descrever as interações face a face, representações, compreender a (re)produção identitária dos atores e perceber como esta identificação está conectada ao grupo. Entende-se que ao encenar, os intérpretes desenvolvem vínculos entre o seu self e os papéis que interpretam, o que fortalece a ordem de interação da equipe de representação dentro da situação social, compreendendo que ao promoverem essas atuações, os atores se mobilizam em torno da identidade artesã que está conectada ao produto artesanal e a cultura da cidade, buscando por meio desse roteiro, visibilidade, aceitação e ocupação dos espaços urbanos.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research that seeks to understand how a team of artisans from the city of Imperatriz - MA acts in the urban space from an artisan identity. Therefore, the study was based on the interactionist perspective of Erving Goffman (2012), and regarding the insertion in the field, the foundation occurred from the theoretical-methodological references of Eckert and Rocha (2008) and Pereira (2020). The investigation was carried out at the Centro de Artesanato and Beira Rio in the city, from 2019 to 2021. Through documentary verification, direct observations, image analysis and narratives of the actors, it was possible to describe the face-to-face interactions, representations, understanding the (re)production of the actors' identities and realizing how this identification is connected to the group. We understand that when acting, performers develop links between their self and the roles they play, which strengthens the order of interaction of the representation team within the social situation, understanding that by promoting these performances, the actors mobilize around the identity artisan who is connected to the artisanal product and the city's culture, seeking through this script, visibility, acceptance and occupation of urban spaces.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-10-06T02:25:10Z No. of bitstreams: 1 JONASSANTOS.pdf: 3667858 bytes, checksum: fd8cfc57df6f5c3c1b3c72951c422db4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-06T02:25:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JONASSANTOS.pdf: 3667858 bytes, checksum: fd8cfc57df6f5c3c1b3c72951c422db4 (MD5) Previous issue date: 2021-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGS - Imperatrizpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectartesãos;por
dc.subjectequipe.;por
dc.subjectidentidade;por
dc.subjectself;por
dc.subjectcraftsmen;eng
dc.subjectteams;eng
dc.subjectidentity.;eng
dc.subjectself;eng
dc.subjecturban.eng
dc.subject.cnpqAntropologiapor
dc.title“Meu trabalho, meu troféu”: interações e representações em equipe na (re)produção de uma identidade artesãpor
dc.title.alternative“My work, my trophy”: interactions and team representations in (re)production of an artisan identityeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JONASSANTOS.pdfDissertação de Mestrado3,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.