Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Roosewelt Linspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951387444327849por
dc.contributor.advisor1LABIDI, Sofianept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3474810859116416por
dc.date.accessioned2016-08-17T14:53:03Z-
dc.date.available2007-09-13pt_BR
dc.date.issued2007-06-18pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Roosewelt Lins. REPRESENTATION AND AGGREGATION OF CONTENTS IN REPOSITORY OF LEARNING OBJECTS. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/412-
dc.description.resumoA educação mediada por tecnologia é uma ferramenta cada vez mais utilizada em ambientes acadêmicos e corporativos. Com o avanço da Web, diversos ambientes de ensino-aprendizagem possibilitaram a produção e disponibilização de conteúdos multimídias para o uso de aprendizes e educadores. Todavia o acesso a estes conteúdos ainda é um dos principais problemas para o uso e compartilhamento entre diferentes aplicações. A representação de documentos na Web Semântica é uma técnica relacionada ao uso de metadados para descrever recursos, sendo uma solução para o problema de acesso a conteúdos na Web. No cenário da educação baseada na Web, diversos padrões de metadados têm sido propostos para proporcionar o compartilhamento de recursos de aprendizagem de forma distribuída. Acredita-se que o uso das ontologias permitirá uma melhor conceituação e representação do domínio, possibilitando desta forma uma formalização dos esquemas de metadados para gerenciamento de objetos de aprendizagem. Apresenta-se um Modelo de Agregação e Representação de Conteúdo para conceituação de um Repositório Semântico de Objetos de Aprendizagem. O Modelo de Agregação faz uso do padrão LOM (Learning Object Metadata) para descrever e agregar conteúdos educacionais. O Modelo de Representação de Conteúdos é um Esquema de Classificação baseado no padrão SKOS (Simple Knowledge Organisation Systems) destinado à especificação de Sistemas de Organização do Conhecimento na Web Semântica. Utilizou-se a metodologia METHONTOLOGY, linguagem OWL (Web Ontology Language) para construção da ontologia e o uso do framework Jena destinado à manipulação de modelo ontológico. Desta forma, discutem-se pressupostos associados à representação do conhecimento na Web, tecnologias educacionais, perspectivas e desafios para o desenvolvimento da nova geração da Web.por
dc.description.abstractThe education mediated by technology is a tool used in academic and corporative environments. With advance of the Web, diverse environments of teaching and learning make possible the production and distribution of multimedia contents for the use of learners and teachers. However the contents access still is one of the main problems for the use and sharing between different applications. The document representation in Semantic Web is related to the use of metadata to describe resources. In Web-based education, diverses standards have been considered to provide sharing learning resources in distributed form. One believes that ontology use allows one better conceptualization and domain representation, making possible the formalization of the metadata schema for learning object management. One presents an Aggregation and Representation Content Model for conceptualization of a Semantic Learning Object Repository. The Aggregation Model makes use of standard LOM (Learning Object Metadata) to describe and add educational contents. The Content Representation Model is a Classification Schema based on SKOS (Simple Knowledge Organisation Systems) standard destined the specification of knowledge organisation systems in the Semantics Web. It was use OWL language (Web Ontology Language) for ontology construction and framework Jena for manipulation of the ontological model. In such a way, it argues concepts associates the educational technologies, perspectives and challenges for knowledge representation on the Web, and for the development of new generation of the Web.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T14:53:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roosewelt Lins.pdf: 1525522 bytes, checksum: d86a5be41b9380c24fb5a8b9bc673ec3 (MD5) Previous issue date: 2007-06-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação do Conhecimentopor
dc.subjectEngenharia de Ontologiaspor
dc.subjectWeb Semânticapor
dc.subjectRepositório de Objetos de Aprendizagempor
dc.subjectSistemas de Gerenciamento de Aprendizagempor
dc.subjectMetadadospor
dc.subjectKnowledge Representationeng
dc.subjectOntology Engineeringeng
dc.subjectSemantic Webeng
dc.subjectLearning Object Repositoryeng
dc.subjectLearning Management Systemeng
dc.subjectMetadataeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.titleREPRESENTAÇÃO E AGREGAÇÃO DE CONTEÚDOS EM REPOSITÓRIO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEMpor
dc.title.alternativeREPRESENTATION AND AGGREGATION OF CONTENTS IN REPOSITORY OF LEARNING OBJECTSeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Roosewelt Lins.pdf1,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.