Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/412
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Roosewelt Lins | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2951387444327849 | por |
dc.contributor.advisor1 | LABIDI, Sofiane | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3474810859116416 | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T14:53:03Z | - |
dc.date.available | 2007-09-13 | pt_BR |
dc.date.issued | 2007-06-18 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Roosewelt Lins. REPRESENTATION AND AGGREGATION OF CONTENTS IN REPOSITORY OF LEARNING OBJECTS. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/412 | - |
dc.description.resumo | A educação mediada por tecnologia é uma ferramenta cada vez mais utilizada em ambientes acadêmicos e corporativos. Com o avanço da Web, diversos ambientes de ensino-aprendizagem possibilitaram a produção e disponibilização de conteúdos multimídias para o uso de aprendizes e educadores. Todavia o acesso a estes conteúdos ainda é um dos principais problemas para o uso e compartilhamento entre diferentes aplicações. A representação de documentos na Web Semântica é uma técnica relacionada ao uso de metadados para descrever recursos, sendo uma solução para o problema de acesso a conteúdos na Web. No cenário da educação baseada na Web, diversos padrões de metadados têm sido propostos para proporcionar o compartilhamento de recursos de aprendizagem de forma distribuída. Acredita-se que o uso das ontologias permitirá uma melhor conceituação e representação do domínio, possibilitando desta forma uma formalização dos esquemas de metadados para gerenciamento de objetos de aprendizagem. Apresenta-se um Modelo de Agregação e Representação de Conteúdo para conceituação de um Repositório Semântico de Objetos de Aprendizagem. O Modelo de Agregação faz uso do padrão LOM (Learning Object Metadata) para descrever e agregar conteúdos educacionais. O Modelo de Representação de Conteúdos é um Esquema de Classificação baseado no padrão SKOS (Simple Knowledge Organisation Systems) destinado à especificação de Sistemas de Organização do Conhecimento na Web Semântica. Utilizou-se a metodologia METHONTOLOGY, linguagem OWL (Web Ontology Language) para construção da ontologia e o uso do framework Jena destinado à manipulação de modelo ontológico. Desta forma, discutem-se pressupostos associados à representação do conhecimento na Web, tecnologias educacionais, perspectivas e desafios para o desenvolvimento da nova geração da Web. | por |
dc.description.abstract | The education mediated by technology is a tool used in academic and corporative environments. With advance of the Web, diverse environments of teaching and learning make possible the production and distribution of multimedia contents for the use of learners and teachers. However the contents access still is one of the main problems for the use and sharing between different applications. The document representation in Semantic Web is related to the use of metadata to describe resources. In Web-based education, diverses standards have been considered to provide sharing learning resources in distributed form. One believes that ontology use allows one better conceptualization and domain representation, making possible the formalization of the metadata schema for learning object management. One presents an Aggregation and Representation Content Model for conceptualization of a Semantic Learning Object Repository. The Aggregation Model makes use of standard LOM (Learning Object Metadata) to describe and add educational contents. The Content Representation Model is a Classification Schema based on SKOS (Simple Knowledge Organisation Systems) standard destined the specification of knowledge organisation systems in the Semantics Web. It was use OWL language (Web Ontology Language) for ontology construction and framework Jena for manipulation of the ontological model. In such a way, it argues concepts associates the educational technologies, perspectives and challenges for knowledge representation on the Web, and for the development of new generation of the Web. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T14:53:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roosewelt Lins.pdf: 1525522 bytes, checksum: d86a5be41b9380c24fb5a8b9bc673ec3 (MD5) Previous issue date: 2007-06-18 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Engenharia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Representação do Conhecimento | por |
dc.subject | Engenharia de Ontologias | por |
dc.subject | Web Semântica | por |
dc.subject | Repositório de Objetos de Aprendizagem | por |
dc.subject | Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem | por |
dc.subject | Metadados | por |
dc.subject | Knowledge Representation | eng |
dc.subject | Ontology Engineering | eng |
dc.subject | Semantic Web | eng |
dc.subject | Learning Object Repository | eng |
dc.subject | Learning Management System | eng |
dc.subject | Metadata | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO | por |
dc.title | REPRESENTAÇÃO E AGREGAÇÃO DE CONTEÚDOS EM REPOSITÓRIO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM | por |
dc.title.alternative | REPRESENTATION AND AGGREGATION OF CONTENTS IN REPOSITORY OF LEARNING OBJECTS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Roosewelt Lins.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.