Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4125
Tipo do documento: Dissertação
Título: Vídeos didáticos do youtube: um estudo sobre a utilização de vídeos nas aulas de Língua Portuguesa no 9º ano do Colégio Militar Tiradentes I
Título(s) alternativo(s): Youtube didactic videos: a study on the use of videos in Portuguese language classes in the 9th year of Colégio Militar Tiradentes I
Autor: SOEIRO, Jermany Gomes 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa
Terceiro membro da banca: CERUTTI, Elisabete
Quarto membro da banca: NERES, Raimundo Luna
Quinto membro da banca: WUNSCH, Luana Priscila
Resumo: O presente estudo trata sobre Vídeos Didáticos do YouTube: um estudo sobre a utilização de vídeos nas aulas de Língua Portuguesa no 9º ano do Colégio Militar Tiradentes I. Delineou-se como objetivo geral da pesquisa: investigar como os professores de Língua Portuguesa utilizam os vídeos didáticos hospedados no YouTube nas aulas de Língua Portuguesa no 9º ano do Colégio Militar Tiradentes I. A problemática foi traçada a partir do seguinte questionamento: De que forma os vídeos didáticos são utilizados nas aulas de Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar Tiradentes I. Assim, utilizaram-se como referências bibliográficas: Bottentuit Junior (2017), Daniel (2020), Fava (2018), Ferreira e Costa (2020), Garces (2010), Kenski (2012), Moran (2015), Moran, Masetto e Behrens (2013), Puhler e Matsuda (2020), Souza, Simon e Fialho (2015), Tardif e Raymond (2000), Yin (2001), dentre outros. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários on-line realizados pela plataforma digital Google formulários. Para análise e interpretação dos dados, utilizou-se gráficos. O produto da pesquisa foi um Manual Didático no formato digital para os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do 9º ano. Os resultados obtidos com a pesquisa nos revelam que o uso do vídeo é um bom recurso didático que contribui com o aprimoramento das aulas, mas, deve-se ter cuidado com a qualidade dos vídeos em relação à imagem e ao som; assim como à maneira como é pensada essa estratégia didática com esses vídeos escolhidos.
Abstract: The present study deals with Didactic Videos on YouTube: A study on the didactic use of videos in Portuguese Language classes in the 9th grade of Colégio Militar Tiradentes I. The general objective of the research was outlined: to investigate how Portuguese Language teachers use the didactic videos hosted on YouTube in Portuguese language classes in the 9th grade of Colégio Militar Tiradentes. The issue was drawn from the following question: How are didactic videos used in Portuguese language classes in the 9th grade of Elementary School at Colégio Militar Tiradentes I? Thus, the following bibliographical references were used: Bottentuit Junior (2017), Daniel (2020), Fava (2018), Ferreira and Costa (2020), Garces (2010), Kenski (2012), Moran (2015), Moran, Masetto and Behrens (2013), Puhler and Matsuda (2020), Souza, Simon and Fialho (2015), Tardif and Raymond (2000), Yin (2001), among others. The methodology used was the case study, with a qualitative approach and exploratory nature. The data collection instruments used were online questionnaires carried out by the digital platform Google Forms. For data analysis and interpretation, graphs were used. The product of the research was a Didactic Manual in digital format for Portuguese language teachers in the 9th grade, but care must be taken with the quality of the videos in relation to image and sound, as well as the way in which this didactic strategy is designed with these chosen videos.
Palavras-chave: vídeos didáticos;
língua portuguesa;
youtube;
manual didático.
educational videos;
portuguese language;
Youtube;
textbook.
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SOEIRO, Jermany Gomes. Vídeos didáticos do youtube: um estudo sobre a utilização de vídeos nas aulas de Língua Portuguesa no 9º ano do Colégio Militar Tiradentes I. 2022. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4125
Data de defesa: 20-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JermanySoeiro.pdfDissertação de Mestrado7,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.