Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4100
Tipo do documento: Dissertação
Título: O tempo das curvas: padrões estéticos femininos no concurso de miss Piauí 1957
Título(s) alternativo(s): The time of the curves: feminine aesthetic patterns in the miss Piauí 1957 contest.
Autor: SILVA, Mariane de Sales 
Primeiro orientador: SILVA, Regia Agostinho da
Primeiro membro da banca: SILVA, Régia Agostinho da
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Maria Izabel Barboza de Morais
Terceiro membro da banca: SANTOS, Lídia Noêmia Silva dos
Resumo: Esta pesquisa fala sobre corpo, beleza, mulheres e discursos. Discutimos a trajetória de beleza de Chlóris Maria Guimarães Fontenele, a Miss Piauí 1957, em suas participações nos concursos de beleza daquele ano. Percebemos que conforme o discurso vigente na época sobre padrão corporal, as medidas da Miss estava de acordo com o que se esperava de uma mulher bela. Através dos discursos do memorialista Rubem Freitas, das fotografias dos concursos, das matérias veiculadas nos jornais de Parnaíba, Rio de Janeiro, Paraná e Recife sobre a beleza da Miss, identificamos o discurso de beleza que se cristalizou na década de 1950, mais conhecida como Anos Dourados. Volúpia, maciez e conforto estavam de acordo com os acontecimentos político-sociais nacionais e internacionais. Analisamos a cidade de Parnaíba no Piauí como cenário que movimentou os concursos de beleza, a fim de estar inserida em um movimento exterior, através da indicação de uma parnaibana para concorrer a um possível título internacional e como os discursos veiculados afirmavam um padrão de beleza não apenas corporal, mas também moral e familiar, que podem ser observados através das matérias e das fotografias.
Abstract: This research approaches themes like body, beauty, women and discourses. The beauty trajectory of Chlóris Maria Guimarães Fontenele was discussed, the Miss Piauí 1957 on her participations in beauty contests of that year. We perceived that according with the common discourse about corporal pattern in these times, the measurements of the Miss were in agreement with the common expectations of the people in relation to a beautiful woman. Through the speechs of the memoirist Rubem Freitas, of the contests photographs, of the reports conveyed in Parnaíba, Rio de Janeiro, Paraná and Recife journals about the beauty of the Miss, the beauty speech that had crystallized in 1950 decade, most known as Anos Dourados, has been identified. Voluptuousness, softness and comfort was in agreement with the nacional and internacional social-political events. Analysing Parnaíba city in Piauí state, as a scenario that moved the beauty contests, in order to be included on a exterior movement, through the indication of a Parnaíba native woman to compete for a possible international title and as the broadcasted discourses claimed for a beauty pattern not only related to the body, but also to morals and familiar matters, that can be observed through the reports and photographs.
Palavras-chave: história;
beleza;
mulheres;
miss Piauí 1957;
Parnaíba-PI.
history;
beauty;
women;
miss Piauí 1957;
Parnaíba-PI.
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: SILVA, Mariane de Sales. O tempo das curvas: padrões estéticos femininos no concurso de miss Piauí 1957. 2021.179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4100
Data de defesa: 22-Nov-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANEDESALESSILVA.pdfDissertação de Mestrado6,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.