Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXAVIER, Alessandra Maria de Aguiar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7880418494971459por
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6231280946679281por
dc.contributor.referee1CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6231280946679281por
dc.contributor.referee2MAIA, Ivana Marcia Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520994716359117por
dc.contributor.referee3FERNANDES, Fabiane Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0490329444455023por
dc.contributor.referee4ROSA, José Guilherme da Silva Santa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7686896980904000por
dc.date.accessioned2022-09-17T02:43:33Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.citationXAVIER, Alessandra Maria de Aguiar. Contribuições do wayfinding para a interação em sites de farmácias brasileiras. 2022. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4097-
dc.description.resumoApesar do crescimento do comércio eletrônico em diversas áreas do mercado e do setor de produtos farmacêuticos e cosméticos ser um dos principais setores da economia, o comércio eletrônico de produtos farmacêuticos no mercado brasileiro ainda representa uma parcela tímida se comparado com e-commerce desses produtos em outros países. Estudos apontam que isso ocorre devido aos problemas de navegação e usabilidade dos websites de farmácias brasileiras disponíveis, que fazem com que os usuários prefiram utilizar o meio presencial para realizar suas compras. Diante dessa contextualização, este trabalho, buscando identificar como o wayfinding pode contribuir para a experiência do usuário em sites de farmácias brasileiras e tendo como objetivo geral analisar o wayfinding na navegação nos websites dessas farmácias, a fim de propor recomendações para melhoria da experiência dos usuários dessas interfaces, utilizou a pesquisa bibliográfica e documental, formulários online e checklists, além das heurísticas de wayfinding juntamente com as heurísticas de usabilidade para a criação de um instrumento que auxiliou as Avaliações Heurísticas por especialistas sobre dois websites de duas das maiores redes de farmácias e drogarias presentes no mercado brasileiro. Os especialistas realizaram percursos cognitivos e expressaram seus pensamentos através do thinking aloud, os dados obtidos foram analisados de forma quanti-qualitativa e auxiliaram na validação da ferramenta por meio do Alfa de Cronbach. Com a pesquisa realizada, o objetivo principal foi alcançado e resultou em um conjunto final composto por 8 recomendações de wayfinding que podem ser utilizadas para aperfeiçoar a navegação em websites de e-commerce.por
dc.description.abstractDespite the growth of e-commerce in several areas of the market and the pharmaceutical and cosmetics sector is one of the main sectors of the economy, e-commerce of pharmaceutical products in the Brazilian market is still shy compared to e-commerce of these products in other countries. Studies indicate that this is due to navigation and usability problems on the websites of Brazilian pharmacies available, which make users choose to use the face-to face environment to make their purchases. With this contextualization, this work intends to identify how wayfinding can contribute to the user experience in Brazilian pharmacy websites and has a general objective to analyze the wayfinding in navigation paths in the websites of these pharmacies, to propose the improvement of the experience in front of the users of these interfaces, it used bibliographic and documental research, online forms and checklists, in addition to wayfinding heuristics together with usability heuristics to create an instrument that helped the Heuristics Evaluations by specialists on two websites of two of the largest chains of pharmacies and drugstores present in the Brazilian market. The specialists performed cognitive walkthroughs and expressed their thoughts through thinking aloud, the data obtained were analyzed in a quantitative-qualitative way and helped in the validation of the tool through Cronbach's Alpha. With the research completed, the main objective has been achieved and resulted in a final set composed of 8 wayfinding recommendations that can be used to improve navigation on e-commerce websites.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-09-17T02:43:33Z No. of bitstreams: 1 AlessandraXavier.pdf: 3789090 bytes, checksum: 5f6a11d72911251c73b42306569a251d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-17T02:43:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlessandraXavier.pdf: 3789090 bytes, checksum: 5f6a11d72911251c73b42306569a251d (MD5) Previous issue date: 2022-07-27eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectwayfinding;por
dc.subjectexperiência do usuário;por
dc.subjectavaliação heurística;por
dc.subjectwayfinding;eng
dc.subjectuser experience;eng
dc.subjectheuristic evaluation.eng
dc.subject.cnpqDesenho Industrialpor
dc.titleContribuições do wayfinding para a interação em sites de farmácias brasileiraspor
dc.title.alternativeWayfinding contributions to interaction on Brazilian pharmacy websiteseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlessandraXavier.pdfDissertação de Mestrado3,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.