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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições do wayfinding para a interação em sites de farmácias brasileiras
Título(s) alternativo(s): Wayfinding contributions to interaction on Brazilian pharmacy websites
Autor: XAVIER, Alessandra Maria de Aguiar 
Primeiro orientador: CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque
Primeiro membro da banca: CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque
Segundo membro da banca: MAIA, Ivana Marcia Oliveira
Terceiro membro da banca: FERNANDES, Fabiane Rodrigues
Quarto membro da banca: ROSA, José Guilherme da Silva Santa
Resumo: Apesar do crescimento do comércio eletrônico em diversas áreas do mercado e do setor de produtos farmacêuticos e cosméticos ser um dos principais setores da economia, o comércio eletrônico de produtos farmacêuticos no mercado brasileiro ainda representa uma parcela tímida se comparado com e-commerce desses produtos em outros países. Estudos apontam que isso ocorre devido aos problemas de navegação e usabilidade dos websites de farmácias brasileiras disponíveis, que fazem com que os usuários prefiram utilizar o meio presencial para realizar suas compras. Diante dessa contextualização, este trabalho, buscando identificar como o wayfinding pode contribuir para a experiência do usuário em sites de farmácias brasileiras e tendo como objetivo geral analisar o wayfinding na navegação nos websites dessas farmácias, a fim de propor recomendações para melhoria da experiência dos usuários dessas interfaces, utilizou a pesquisa bibliográfica e documental, formulários online e checklists, além das heurísticas de wayfinding juntamente com as heurísticas de usabilidade para a criação de um instrumento que auxiliou as Avaliações Heurísticas por especialistas sobre dois websites de duas das maiores redes de farmácias e drogarias presentes no mercado brasileiro. Os especialistas realizaram percursos cognitivos e expressaram seus pensamentos através do thinking aloud, os dados obtidos foram analisados de forma quanti-qualitativa e auxiliaram na validação da ferramenta por meio do Alfa de Cronbach. Com a pesquisa realizada, o objetivo principal foi alcançado e resultou em um conjunto final composto por 8 recomendações de wayfinding que podem ser utilizadas para aperfeiçoar a navegação em websites de e-commerce.
Abstract: Despite the growth of e-commerce in several areas of the market and the pharmaceutical and cosmetics sector is one of the main sectors of the economy, e-commerce of pharmaceutical products in the Brazilian market is still shy compared to e-commerce of these products in other countries. Studies indicate that this is due to navigation and usability problems on the websites of Brazilian pharmacies available, which make users choose to use the face-to face environment to make their purchases. With this contextualization, this work intends to identify how wayfinding can contribute to the user experience in Brazilian pharmacy websites and has a general objective to analyze the wayfinding in navigation paths in the websites of these pharmacies, to propose the improvement of the experience in front of the users of these interfaces, it used bibliographic and documental research, online forms and checklists, in addition to wayfinding heuristics together with usability heuristics to create an instrument that helped the Heuristics Evaluations by specialists on two websites of two of the largest chains of pharmacies and drugstores present in the Brazilian market. The specialists performed cognitive walkthroughs and expressed their thoughts through thinking aloud, the data obtained were analyzed in a quantitative-qualitative way and helped in the validation of the tool through Cronbach's Alpha. With the research completed, the main objective has been achieved and resulted in a final set composed of 8 wayfinding recommendations that can be used to improve navigation on e-commerce websites.
Palavras-chave: wayfinding;
experiência do usuário;
avaliação heurística;
wayfinding;
user experience;
heuristic evaluation.
Área(s) do CNPq: Desenho Industrial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: XAVIER, Alessandra Maria de Aguiar. Contribuições do wayfinding para a interação em sites de farmácias brasileiras. 2022. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4097
Data de defesa: 27-Jul-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

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