Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4095
Tipo do documento: Dissertação
Título: Design de produção: protocolo para análise das Camadas da Imagem Cinematográfica/CIC
Título(s) alternativo(s): Production Design: protocol for Film Image Layers analysis/CIC
Autor: SILVA, Melissa Almeida 
Primeiro orientador: FARIAS, Bruno Serviliano Santos
Primeiro membro da banca: FARIAS, Bruno Serviliano Santos
Segundo membro da banca: OBREGON, Rosane de Fatima Antunes
Terceiro membro da banca: ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira
Quarto membro da banca: PANET, Rose-France de Farias
Resumo: Diante de uma linguagem complexa composta por muitos elementos, o cinema é um rico produtor de imagens carregadas de significados. O design de produção compõe parte considerável dessa imagem, desenhando a cenografia, figurino, cabelo e maquiagem e trabalhando em conjunto com o diretor na concepção de storyboards. Possuindo essa linguagem rebuscada, conceber essas imagens não se torna uma tarefa simples e requer um estudo profundo sobre a ideia que o filme deseja passar, determinada pelo diretor e/ou roteirista da obra. Significa traduzir texto (roteiro) em imagem. Não existem padrões pré estabelecidos para a composição dessas imagens, e o design de produção, competência do campo do design por incluir parte considerável da habilidade comunicacional da imagem cinematográfica, requer muita sensibilidade, competência e conhecimentos práticos e teóricos sobre processos de design. Desse modo, como contribuição da pesquisa para o campo, o presente trabalho teve como objetivo propor o protocolo “Camadas da Imagem Cinematográfica/CIC”, que analisa o processo criativo das camadas imagem, com o intuito de auxiliar na construção do design de produção da linguagem cinematográfica, de modo que as escolhas feitas por esse profissional sejam compartilhadas e justificadas. Com base metodológica em uma pesquisa de caráter qualitativo e característica descritiva-analítica, procedeu-se para a criação do protocolo utilizando como base os escritos de Vanoye e Goliot-Lété sobre as etapas de “Desconstrução – descrição” e “Reconstrução – interpretação”. Para a aplicabilidade do protocolo foi utilizada a série de televisão “O conto da Aia”, que apresenta uma estética de opressão e repressão. A partir da aplicação do protocolo e da síntese encontrada, foram feitas proposições para o projeto de cenografia, storyboards e figurinos para o curta-metragem “Um desvio para o Vermelho”, escrito pela cineasta Rose Panet.
Abstract: Faced with a complex language composed of many elements, cinema is a rich producer of images loaded with meanings. The production design makes up a considerable part of this image, designing the scenography, costumes, hair and makeup and working together with the director in the conception of storyboards. Possessing this far-fetched language, conceiving these images does not become a simple task and requires a deep study of the idea that the film wants to convey, determined by the director and/or the screenwriter of the work. It means translating text (script) into image. There are no pre-established standards for the composition of these images, and production design, a competence of the design field as it includes a considerable part of the communicational ability of the cinematographic image, requires a lot of sensitivity, competence and practical and theoretical knowledge about design processes. Thus, as a contribution of the research to the field, the present work aimed to propose the protocol “Film Image Layers”, which analyzes the creative process of the image layers, in order to assist in the construction of the production design of the cinematographic language, so that the choices made by this professional are shared and justified . Methodologically based on a qualitative and descriptive-analytical research, the protocol was created using as a basis the writings of Vanoye and Goliot-Lété on the stages of “Deconstruction – description” and “Reconstruction – interpretation”. For the applicability of the protocol, the television series “O conto da Aia” was used, which presents an aesthetic of oppression and repression. From the application of the protocol and the synthesis found, propositions were made for the scenography project, storyboards and costumes for the short film “Um desvio para o Vermelho”, written by filmmaker Rose Panet.
Palavras-chave: design;
análise da imagem;
imagem cinematográfica;
design de produção;
design;
image analysis;
cinematographic image;
production design.
Área(s) do CNPq: Desenho de Produto
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: SILVA, Melissa Almeida. Design de produção: protocolo para análise das Camadas da Imagem Cinematográfica/CIC. 2022. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4095
Data de defesa: 4-Ago-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MelissaAlmeidaSilva.pdfDissertação de Mestrado12,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.