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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4084
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Diálogos entre a legislação manuelina e o discurso religioso à luz do teatro de Gil Vicente |
Título(s) alternativo(s): | Dialogues between Manueline legislation and religious discourse in the light of Gil Vicente's theater |
Autor: | DUARTE, Andreia Karine |
Primeiro orientador: | ZIERER, Adriana Maria de Souza |
Primeiro membro da banca: | ZIERER, Adriana Maria de Souza |
Segundo membro da banca: | SANTOS, Lyndon de Araújo |
Terceiro membro da banca: | COSER, Miriam Cabral |
Resumo: | A dissertação em questão tem como propósito central contribuir para os estudos da história cultural, relativos ao período do Tardo-Medievo, por meio da análise dos textos de Gil Vicente, um dramaturgo português que prestou diversos serviços nas cortes de D. Manuel I e D. João III, entre o final do século XV e início do XVI. As peças selecionadas foram: Auto da Alma, Auto da Feira, Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca da Glória, Romagem dos Agravados e Sermão de Santarém. O tema principal verificado nestas peças se refere aos comportamentos sociais em Portugal, identificados em associação a outra fonte, as Ordenações Manuelinas, uma normativa contemporânea ao dramaturgo. O trabalho busca, por meio de uma análise comparativa e conectiva, confirmar que as peças refletem um duplo desejo dos poderes espiritual e temporal de restauração da ordem e dos comportamentos morais. O teatro pedagógico de Gil Vicente foi um grande estimulador da memória social, ao compartilhar sobre os “bons tempos” e “bons valores” para serem seguidos. Em consequência, foi forte opositor ao ideário social e comportamental, defendido pelos movimentos humanistas do século XVI. |
Abstract: | The dissertation in question has as its main purpose to contribute to the studies of cultural history, related to the Late-medieval period, through the analysis of the texts of Gil Vicente, a Portuguese dramatist who performed several services in the courts of D. Manuel I and D. João III, between the end of the 15th century and the beginning of the 16th. The selected pieces were: Auto da Alma, Auto da Feira, Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca da Glória, Romagem dos Agravados and Sermão de Santarém. The main theme verified in these plays refers to social behaviors in Portugal, identified in association with another source, the Manueline Ordinances, a contemporary normative for the dramatist. The work seeks, through a comparative and connective analysis, to confirm that the pieces reflect a double desire for spiritual and temporal powers to restore order and moral behavior. Gil Vicente's pedagogical theater was a great stimulator of social memory, sharing about the “good times” and “good values” to be followed and, as a result, was a strong opponent of the social and behavioral ideals, defended by the humanist movements of the century XVI. |
Palavras-chave: | Gil Vicente; sociedade portuguesa; restauração moral; religiosidade; ordenações Manuelinas; Gil Vicente; portuguese society; moral restoration; religiosity; |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH |
Citação: | DUARTE, Andreia Karine. Diálogos entre a legislação manuelina e o discurso religioso à luz do teatro de Gil Vicente. 2021. 216 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4084 |
Data de defesa: | 27-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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