Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorINOCENTES, Pollyana Gonçalves dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1183006849438485por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Maria Mary-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813463162883226por
dc.contributor.referee1FERREIRA, Maria Mary-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1813463162883226por
dc.contributor.referee2LIMA, Cristiana Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2505039602134305por
dc.contributor.referee3DIAS, Marly de Jesus Sá-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0576152814937497por
dc.date.accessioned2022-09-13T16:59:35Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.citationINOCENTES, Pollyana Gonçalves dos. Adolescências, gênero e o atendimento socioeducativo: um estudo sobre a reprodução das relações sociais de gênero no Centro Socioeducativo Florescer. 2022.153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022 .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4079-
dc.description.resumoAbordagem sobre a reprodução das relações sociais de gênero no Centro Socioeducativo Florescer em São Luís – MA. Visa analisar a execução das medidas socioeducativas de privação de liberdade a partir da produção e reprodução das relações sociais de gênero. Tem como objetivos específicos: identificar em que medida as relações de gênero reproduzidas na sociedade são manifestadas nas práticas institucionais no interior do Centro Socioeducativo Florescer; caracterizar as relações de gênero reproduzidas, a partir das atividades desenvolvidas pelas/os trabalhadoras/es; refletir se as atividades pedagógicas desenvolvidas na instituição contribuem para a manutenção das relações desiguais de gênero reproduzidas na sociedade; analisar as relações institucionais existentes, sob a perspectiva de gênero, através do olhar das socioeducandas; e identificar as atividades pedagógicas consubstanciadas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) relativas ao recorte de gênero voltadas ao fortalecimento do protagonismo feminino realizadas. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. E se adotou um roteiro de pesquisa semiestruturada com sete pessoas da equipe técnica e três adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas no período de outubro a dezembro de 2020. O método de análise usado foi o materialismo histórico e dialético, pois apreende a realidade a partir de suas múltiplas determinações. Logo, a realidade é concreta exatamente por isso, pois é a síntese de muitas determinações. Na perspectiva marxiana, o sujeito tem um papel essencialmente ativo no processo de investigação, o pesquisador precisa apreender não a aparência ou a forma dada ao objeto, mas buscar compreender a essência, sua estrutura e dinâmica, enquanto processo. A realização da pesquisa foi importante para compreensão da realidade das adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na instituição. Conclui-se que embora sejam percebidas limitações das atividades realizadas no CSF, as socioeducandas relataram sobre os conhecimentos e descobertas ao iniciarem o cumprimento da medida socioeducativa de internação. Discussões relacionadas ao autocuidado, ao protagonismo feminino possibilitaram o acesso a uma nova gama de conhecimentos. O que denota a importância do trabalho desenvolvido neste espaço.por
dc.description.abstractApproach to the reproduction of social gender relations at the Florescer Socioeducational Center in São Luís – MA. It aims to analyze the execution of socioeducational measures of deprivation of liberty based on the production and reproduction of social gender relations. Its specific objectives are: to identify the extent to which gender relations reproduced in society are manifested in institutional practices within the Florescer Socioeducational Center; to characterize the reproduced gender relations, based on the activities developed by the workers; reflect on whether the pedagogical activities developed at the institution contribute to the maintenance of unequal gender relations reproduced in society; to analyze the existing institutional relations, from the perspective of gender, through the eyes of the socioeducated; and to identify the pedagogical activities embodied in the National System of Socioeducational Assistance (Sinase) related to the gender focus, aimed at strengthening female protagonism carried out. As for the methodology, it is a qualitative and exploratory research. Bibliographic, documentary and field research were carried out. And a semi-structured research script was adopted with seven people from the technical team and three adolescents who were undergoing socioeducational measures from October to December 2020. The method of analysis used was historical and dialectical materialism, as it apprehends reality from their multiple determinations. Therefore, reality is concrete precisely for this reason, since it is the synthesis of many determinations. In the Marxian perspective, the subject has an essentially active role in the investigation process, the researcher needs to apprehend not the appearance or the form given to the object, but seek to understand the essence, its structure and dynamics, as a process. Conducting the research was important to understand the reality of adolescents who are in socioeducational measures at the institution. It is concluded that although limitations of the activities carried out in the CSF are perceived, the socioeducational students reported on the knowledge and discoveries when they began to comply with the socioeducational measure of internment. Discussions related to self-care and female protagonism enabled access to a new range of knowledge. This shows the importance of the work developed in this space.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-09-13T16:59:35Z No. of bitstreams: 1 POLLYANAGONÇALVESDOSINOCENTES.pdf: 922819 bytes, checksum: b9ba860d5b3a42f3c624b4a51ce98d76 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-13T16:59:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLLYANAGONÇALVESDOSINOCENTES.pdf: 922819 bytes, checksum: b9ba860d5b3a42f3c624b4a51ce98d76 (MD5) Previous issue date: 2022-04-27eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectadolescências;por
dc.subjectgênero;por
dc.subjectatendimento socioeducativo;por
dc.subjectadolescences;eng
dc.subjectgender;eng
dc.subjectsocioeducational service.eng
dc.subject.cnpqRelações Interpessoaispor
dc.subject.cnpqSociologia da Educaçãopor
dc.titleAdolescências, gênero e o atendimento socioeducativo: um estudo sobre a reprodução das relações sociais de gênero no Centro Socioeducativo Florescerpor
dc.title.alternativeAdolescences, gender and socio-educational care: a study on the reproduction of social gender relations in Socioeducativo Florescereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLLYANAGONÇALVESDOSINOCENTES.pdfDissertação de Mestrado901,19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.