Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES, Leurides Costa De Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0644289620527342por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee2MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.contributor.referee3PEDROSA, Eliane Maria Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211939453989786por
dc.date.accessioned2022-09-06T18:25:27Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationSOARES, Leurides Costa De Araújo. Professor, “um ser humano rebelde”: um estudo sobre a construção da dimensão política da prática pedagógica em uma escola da rede municipal de São - Luís. 2021. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4073-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a concepção da dimensão política da prática pedagógica, e de como se dá esse processo em professores(as) de uma escola da rede municipal de ensino de São Luís, adotando como fonte principal suas narrativas orais. A pesquisa teve como ponto de partida a seguinte questão de investigação: até que ponto a formação inicial do professor e os processos formativos na escola contribuem para a construção da dimensão política de sua prática pedagógica? Os objetivos principais da pesquisa são: Analisar a compreensão/concepção que os professores possuem a respeito da dimensão política da prática pedagógica; Compreender o que na concepção dos professores uma prática pedagógica em sua dimensão política, proporciona na vida do aluno na escola e em sociedade ;Analisar as possibilidades e dificuldades da materialização de uma prática pedagógica em sua dimensão política e como isto é pensado junto à gestão escolar. Para alcançar tais objetivos nos pautamos numa abordagem qualitativa crítica. Participaram desta pesquisa, cinco professores de uma escola da rede municipal de São Luís -MA. Utilizamos contribuições teóricas e metodológicas de Tanuri (2000), Franco(2016),Paulo Freire(1921), Duarte(2001), entre outros . Para a produção de dados, como principal fonte a coleta dos áudios dos professores via WhatsApp, pois devido à condição da Pandemia Covid-19, não foi possível utilizar todos os instrumentos metodológicos previstos no projeto desta dissertação. A partir do estudo sobre as falas dos sujeitos desta pesquisa, percebemos que a compreensão sobre dimensão pedagógica na prática do professor, e sua vivência no espaço da escola ainda tem um longo caminho a percorrer, os professores não conseguem enxergar viver essa dimensão num contexto de contradições sociais profundas da escola pública.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the conception of the political dimension of pedagogical practice, and how this process takes place in a school in the municipal school system of São Luís, adopting its oral narratives as the main source. The research had as its starting point the following research question: to what extent does the initial formation of the teacher and the training processes at school contribute to the construction of the political dimension of his pedagogical practice? The main objectives of the research are: To investigate the understanding / conception that teachers have regarding the political dimension of pedagogical practice; Understand what in the conception of teachers a pedagogical practice in its political dimension, provides in the student's life at school and in society; Analyze the possibilities and difficulties of materializing a pedagogical practice in its political dimension and how this is thought along with school management . Five teachers participated in this research, from a school in the municipal network of São Luís -MA. We used theoretical and methodological contributions by Tanuri (2000), Franco (2016), Paulo Freire (1921), Duarte (2001), among others. For the production of data, the main source is the collection of audio from teachers via WhatsApp. From the study on the speeches of the subjects of this research, we can see that the understanding of the pedagogical dimension in the teacher's practice, and his experience in the school space still has a long way to go, teachers cannot see living this dimension in a context scrapping of the ́pública school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-09-06T18:25:27Z No. of bitstreams: 1 LEURIDESCOSTADEARAÚJOSOARES.pdf: 1699353 bytes, checksum: 7d794710c38f7111fde78b914ae0416d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-06T18:25:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEURIDESCOSTADEARAÚJOSOARES.pdf: 1699353 bytes, checksum: 7d794710c38f7111fde78b914ae0416d (MD5) Previous issue date: 2021-05-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de professores;por
dc.subjectprática pedagógica;por
dc.subjectdimensão política.por
dc.subjectteacher training;eng
dc.subjectpedagogical practice;eng
dc.subjectpolitical dimension.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleProfessor, “um ser humano rebelde”: um estudo sobre a construção da dimensão política da prática pedagógica em uma escola da rede municipal de São -Luíspor
dc.title.alternativeTeacher, "a rebellious human being": a study on the construction of the political dimension of pedagogical practice in a municipal school in São Luíseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEURIDESCOSTADEARAÚJOSOARES.pdfDissertação de Mestrado1,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.