Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOARES, Leurides Costa De Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0644289620527342 | por |
dc.contributor.advisor1 | NASCIMENTO, Ilma Vieira do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3656084853145099 | por |
dc.contributor.referee1 | NASCIMENTO, Ilma Vieira do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3656084853145099 | por |
dc.contributor.referee2 | MORAES, Lélia Cristina Silveira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0326760034146239 | por |
dc.contributor.referee3 | PEDROSA, Eliane Maria Pinto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2211939453989786 | por |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T18:25:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Leurides Costa De Araújo. Professor, “um ser humano rebelde”: um estudo sobre a construção da dimensão política da prática pedagógica em uma escola da rede municipal de São - Luís. 2021. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4073 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a concepção da dimensão política da prática pedagógica, e de como se dá esse processo em professores(as) de uma escola da rede municipal de ensino de São Luís, adotando como fonte principal suas narrativas orais. A pesquisa teve como ponto de partida a seguinte questão de investigação: até que ponto a formação inicial do professor e os processos formativos na escola contribuem para a construção da dimensão política de sua prática pedagógica? Os objetivos principais da pesquisa são: Analisar a compreensão/concepção que os professores possuem a respeito da dimensão política da prática pedagógica; Compreender o que na concepção dos professores uma prática pedagógica em sua dimensão política, proporciona na vida do aluno na escola e em sociedade ;Analisar as possibilidades e dificuldades da materialização de uma prática pedagógica em sua dimensão política e como isto é pensado junto à gestão escolar. Para alcançar tais objetivos nos pautamos numa abordagem qualitativa crítica. Participaram desta pesquisa, cinco professores de uma escola da rede municipal de São Luís -MA. Utilizamos contribuições teóricas e metodológicas de Tanuri (2000), Franco(2016),Paulo Freire(1921), Duarte(2001), entre outros . Para a produção de dados, como principal fonte a coleta dos áudios dos professores via WhatsApp, pois devido à condição da Pandemia Covid-19, não foi possível utilizar todos os instrumentos metodológicos previstos no projeto desta dissertação. A partir do estudo sobre as falas dos sujeitos desta pesquisa, percebemos que a compreensão sobre dimensão pedagógica na prática do professor, e sua vivência no espaço da escola ainda tem um longo caminho a percorrer, os professores não conseguem enxergar viver essa dimensão num contexto de contradições sociais profundas da escola pública. | por |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the conception of the political dimension of pedagogical practice, and how this process takes place in a school in the municipal school system of São Luís, adopting its oral narratives as the main source. The research had as its starting point the following research question: to what extent does the initial formation of the teacher and the training processes at school contribute to the construction of the political dimension of his pedagogical practice? The main objectives of the research are: To investigate the understanding / conception that teachers have regarding the political dimension of pedagogical practice; Understand what in the conception of teachers a pedagogical practice in its political dimension, provides in the student's life at school and in society; Analyze the possibilities and difficulties of materializing a pedagogical practice in its political dimension and how this is thought along with school management . Five teachers participated in this research, from a school in the municipal network of São Luís -MA. We used theoretical and methodological contributions by Tanuri (2000), Franco (2016), Paulo Freire (1921), Duarte (2001), among others. For the production of data, the main source is the collection of audio from teachers via WhatsApp. From the study on the speeches of the subjects of this research, we can see that the understanding of the pedagogical dimension in the teacher's practice, and his experience in the school space still has a long way to go, teachers cannot see living this dimension in a context scrapping of the ́pública school. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-09-06T18:25:27Z No. of bitstreams: 1 LEURIDESCOSTADEARAÚJOSOARES.pdf: 1699353 bytes, checksum: 7d794710c38f7111fde78b914ae0416d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-06T18:25:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEURIDESCOSTADEARAÚJOSOARES.pdf: 1699353 bytes, checksum: 7d794710c38f7111fde78b914ae0416d (MD5) Previous issue date: 2021-05-31 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | formação de professores; | por |
dc.subject | prática pedagógica; | por |
dc.subject | dimensão política. | por |
dc.subject | teacher training; | eng |
dc.subject | pedagogical practice; | eng |
dc.subject | political dimension. | eng |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | por |
dc.title | Professor, “um ser humano rebelde”: um estudo sobre a construção da dimensão política da prática pedagógica em uma escola da rede municipal de São -Luís | por |
dc.title.alternative | Teacher, "a rebellious human being": a study on the construction of the political dimension of pedagogical practice in a municipal school in São Luís | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEURIDESCOSTADEARAÚJOSOARES.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.