Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4073
Tipo do documento: Dissertação
Título: Professor, “um ser humano rebelde”: um estudo sobre a construção da dimensão política da prática pedagógica em uma escola da rede municipal de São -Luís
Título(s) alternativo(s): Teacher, "a rebellious human being": a study on the construction of the political dimension of pedagogical practice in a municipal school in São Luís
Autor: SOARES, Leurides Costa De Araújo 
Primeiro orientador: NASCIMENTO, Ilma Vieira do
Primeiro membro da banca: NASCIMENTO, Ilma Vieira do
Segundo membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Terceiro membro da banca: PEDROSA, Eliane Maria Pinto
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a concepção da dimensão política da prática pedagógica, e de como se dá esse processo em professores(as) de uma escola da rede municipal de ensino de São Luís, adotando como fonte principal suas narrativas orais. A pesquisa teve como ponto de partida a seguinte questão de investigação: até que ponto a formação inicial do professor e os processos formativos na escola contribuem para a construção da dimensão política de sua prática pedagógica? Os objetivos principais da pesquisa são: Analisar a compreensão/concepção que os professores possuem a respeito da dimensão política da prática pedagógica; Compreender o que na concepção dos professores uma prática pedagógica em sua dimensão política, proporciona na vida do aluno na escola e em sociedade ;Analisar as possibilidades e dificuldades da materialização de uma prática pedagógica em sua dimensão política e como isto é pensado junto à gestão escolar. Para alcançar tais objetivos nos pautamos numa abordagem qualitativa crítica. Participaram desta pesquisa, cinco professores de uma escola da rede municipal de São Luís -MA. Utilizamos contribuições teóricas e metodológicas de Tanuri (2000), Franco(2016),Paulo Freire(1921), Duarte(2001), entre outros . Para a produção de dados, como principal fonte a coleta dos áudios dos professores via WhatsApp, pois devido à condição da Pandemia Covid-19, não foi possível utilizar todos os instrumentos metodológicos previstos no projeto desta dissertação. A partir do estudo sobre as falas dos sujeitos desta pesquisa, percebemos que a compreensão sobre dimensão pedagógica na prática do professor, e sua vivência no espaço da escola ainda tem um longo caminho a percorrer, os professores não conseguem enxergar viver essa dimensão num contexto de contradições sociais profundas da escola pública.
Abstract: This research aims to analyze the conception of the political dimension of pedagogical practice, and how this process takes place in a school in the municipal school system of São Luís, adopting its oral narratives as the main source. The research had as its starting point the following research question: to what extent does the initial formation of the teacher and the training processes at school contribute to the construction of the political dimension of his pedagogical practice? The main objectives of the research are: To investigate the understanding / conception that teachers have regarding the political dimension of pedagogical practice; Understand what in the conception of teachers a pedagogical practice in its political dimension, provides in the student's life at school and in society; Analyze the possibilities and difficulties of materializing a pedagogical practice in its political dimension and how this is thought along with school management . Five teachers participated in this research, from a school in the municipal network of São Luís -MA. We used theoretical and methodological contributions by Tanuri (2000), Franco (2016), Paulo Freire (1921), Duarte (2001), among others. For the production of data, the main source is the collection of audio from teachers via WhatsApp. From the study on the speeches of the subjects of this research, we can see that the understanding of the pedagogical dimension in the teacher's practice, and his experience in the school space still has a long way to go, teachers cannot see living this dimension in a context scrapping of the ́pública school.
Palavras-chave: formação de professores;
prática pedagógica;
dimensão política.
teacher training;
pedagogical practice;
political dimension.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SOARES, Leurides Costa De Araújo. Professor, “um ser humano rebelde”: um estudo sobre a construção da dimensão política da prática pedagógica em uma escola da rede municipal de São - Luís. 2021. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4073
Data de defesa: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEURIDESCOSTADEARAÚJOSOARES.pdfDissertação de Mestrado1,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.