Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Nelcir Francisca da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6697128042700077por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Ilma Vieira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.contributor.referee2MELO, José Carlos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee3PORTELA, Edinólia Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507233104134545por
dc.date.accessioned2022-09-06T17:11:21Z-
dc.date.issued2020-06-22-
dc.identifier.citationSILVA, Nelcir Francisca da. Repercussões da formação de professores (as) no contexto de uma creche do Programa Proinfância no município de São José de Ribamar. 2020. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4069-
dc.description.resumoA pesquisa, origem desta Dissertação, teve como objetivo compreender as contribuições da formação do (as) professores (as) para o trabalho que realizam em creches e pré-escolas construídas sob o modelo do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). O campo empírico da pesquisa é uma creche do tipo B, no município de São José de Ribamar- MA. Esta escolha deu-se por ser uma creche considerada padrão para a educação de crianças de zero a cinco anos segundo os parâmetros daquele Programa, no que tange ao espaço físico e às repercussões pedagógicas a este relacionadas. Entende-se que a formação dos (as) professores (as), tanto inicial como continuada, como condição essencial para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico, principalmente com crianças pequenas, esta investigação teve como fio condutor os questionamentos a seguir: Os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na formação dos (as) professoras (as) têm contribuído para desenvolver um trabalho com crianças nessa faixa etária em uma creche organizada sob os moldes do Proinfância? O município tem desenvolvido políticas públicas para a formação continuada dos (as) professores (as) da educação infantil? Em complemento àquele objetivo geral, propôs-se como objetivos específicos compreender se e como a formação dos (as) professores (as) tem sido suporte para os desafios, experiências e expectativas presentes no seu cotidiano profissional; analisar em que medida as diretrizes e concepções relativas à legislação sobre Educação Infantil têm sido implementadas no âmbito de uma creche estruturada segundo o padrão do Proinfância, bem como as possíveis ações empreendidas pelo município para a capacitação e aperfeiçoamento dos(as) professores (as) que atuam na Educação Infantil. A abordagem qualitativa exploratória na forma de pesquisa de campo sendo esta subsidiada pela pesquisa bibliográfica e análise documental, é a que melhor se adequou aos objetivos propostos. Como resultado, mostram a imprescindível necessidade de políticas públicas orientadas para as formações continuadas, para que as professoras desenvolvam um trabalho de excelência não só nas creches do Proinfância, como para toda a educação infantil do município.por
dc.description.abstractThe research, the origin of this Dissertation, aimed to understand the contributions of teacher training to the work they do in crèches and pre-schools built on the model of the National Education Program Restructuring and Acquisition of Equipment for the Public School Network of Child Education (Proinfância). The empirical field of this research is a kindergarten B, in the municipality of São José de Ribamar - MA. This choice was made because it is a daycare considered a standard for the education of children aged zero to five according to parameters of that Program, regarding the physical space and the repercussions related educational activities. It is understood that the training of teachers, both initial and continuing, as an essential condition for the development of pedagogical work, mainly with young children, this investigation was guided by the following questions: theoretical and practical knowledge acquired in the training of teachers have contributed to develop work with children in this age group in a daycare organized under the Proinfância model? The municipality has developed public policies for the continuing training of teachers of education childish? In addition to that general objective, specific objectives were proposed understand if and how the training of teachers has been support for challenges, experiences and expectations present in your professional routine; analyze the extent to which guidelines and conceptions related to Education legislation Children have been implemented in the context of a daycare structured according to the standard of Proinfância, as well as the possible actions undertaken by the municipality for the training and improvement of teachers who work in the Child education. The qualitative exploratory approach in the form of research This field being subsidized by bibliographic research and document analysis, is the that best suited the proposed objectives. As a result, they show the essential need for public policies geared towards training so that the teachers develop a work of excellence not only in the daycare centers of Proinfância, as well as for all child education in the municipality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-09-06T17:11:21Z No. of bitstreams: 1 NELCIRFRANCISCADASILVA.pdf: 1306773 bytes, checksum: 8050f04a239cd10d15e12a315d9d0868 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-06T17:11:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NELCIRFRANCISCADASILVA.pdf: 1306773 bytes, checksum: 8050f04a239cd10d15e12a315d9d0868 (MD5) Previous issue date: 2020-06-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de Professores;por
dc.subjectEducação Infantil;por
dc.subjectProinfância.por
dc.subjectTeacher Education;eng
dc.subjectChild education;eng
dc.subjectPro-childhood.eng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleRepercussões da formação de professores (as) no contexto de uma creche do Programa Proinfância no município de São José de Ribamarpor
dc.title.alternativeRepercussions of teacher training in the context of a daycare center of the Proinfância Program in the municipality of São José de Ribamareng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NELCIRFRANCISCADASILVA.pdfDissertação de Mestrado1,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.