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Tipo do documento: Dissertação
Título: A reconfiguração do ensino superior brasileiro a partir dos anos 1990: um estudo sobre o processo de expansão/interiorização na Universidade Federal do Maranhão via Reuni
Título(s) alternativo(s): The reconfiguration of Brazilian higher education since the 1990s: a study on the process of expansion/interiorization at the Federal University of Maranhão via Reuni
Autor: RIBEIRO, Welline Dayane Reis 
Primeiro orientador: SOUSA, Antonio Paulino de
Primeiro membro da banca: SOUSA, Antonio Paulino de
Segundo membro da banca: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Terceiro membro da banca: FRANÇA, Katia Cilene Ferreira
Resumo: Esta pesquisa trata da reconfiguração do ensino superior a partir dos anos 1990, considerando o processo de expansão ocorrido na Universidade Federal do Maranhão pela via do Reuni (2007-2012). Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral analisar o processo de expansão/interiorização da Universidade Federal do Maranhão a partir da implementação do Reuni. E como objetivos específicos: identificar os aspectos históricos do ensino superior no Brasil entre as décadas de 30 e 80; apresentar as políticas e os programas decorrentes do processo de expansão do ensino superior brasileiro nos governos de FHC e Lula; identificar as ações implementadas pelo Reuni na Ufma, considerando seus desdobramentos para a educação superior nos campi do continente. A pesquisa se configura como qualitativa e documental, buscando responder aos objetivos propostos por meio da análise de documentos elaborados e difundidos pelo Ministério da Educação (MEC), Secretaria do Ensino Superior (SESu), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Universidade Federal do Maranhão, dentre outros relacionados ao objeto. Utilizou-se ainda como base teórica escritos de autores como Chauí (2001); Santos (2005); Bresser Pereira (1991); Dutra (2017); Sousa e Coimbra (2015; 2017), dentre outros. O percurso metodológico utilizado se configurou numa perspectiva crítica da realidade, tendo em vista dois conceitos fundamentais abordados por Chagas (2011): investigação e exposição. O primeiro podendo ser caracterizado como a pesquisa em si e o segundo a apresentação dos resultados. A partir da realização da pesquisa, constatou-se que o processo de expansão/interiorização da Ufma via Reuni foi marcado pela intensificação das ações e políticas neoliberais, cujos interesses se sobrepuseram aos direitos conquistados pelos sindicatos e comunidade acadêmica em favor da educação superior pública, gratuita e de qualidade. Neste sentido, apesar do Programa se constituir uma política de acesso e permanência de estudantes nas universidades brasileiras, tendo alcançado números significativos de vagas e matrículas a partir da abertura de novos cursos, no cenário maranhense os investimentos com infraestrutura e recursos humanos não acompanharam o crescimento quantitativo atingido, o que gerou obstáculos para a permanência de muitos estudantes nos cursos. Verificou-se ainda que a carência de infraestrutura e recursos humanos nos campi do interior do estado, comprometeu a indissociabilidade do tripé ensino- pesquisa-extensão, tendo contribuído também para a precarização dos próprios campi, bem como do trabalho docente e da formação acadêmica dos estudantes.
Abstract: This research deal with the reconfiguration of higher education from the 1990s, considering the expansion process that took place at the Federal University of Maranhão via Reuni (2007-2012). Therefore, it was established as a general objective to analyze the expansion/internalization process in the Federal University of Maranhão from the implementation of Reuni. And as specific objectives to identify the historical aspects of higher education in Brazil between the 30s and 80s; analyze the policies and programs resulting from the processo of expansion of Brazilian higher education in the FHC and Lula administrations; analyze the actions implemented by Reuni at UFMA, considering their consequences for higher education on the continent’s campuses. The research is characterized as qualitative and documentar, seeking to respond to the proposed objectives through the analysis of documents prepared and disseminated by the Ministry of Education (MEC), Secretariat of Higher Education (SESu), National Association of Directors of Federal Institutions of Higher Education (Andifes) and Federal University of Maranhão, among others related to the object. It was also used as a theoretical basis the writings of authors such as Chauí (20010; Santos (2005); Bresser Pereira (1991); Dutra (2017); Sousa and Coimbra (2015;2017), among others. The methodological approach used was configured in a critical perspective of reality, considering two fundamental concepts addressed by Chagas (2011); research and exhibition. The first can be characterized as the research itself and the second the presentation of results. From the research, it was found that the process of expansion/internalization of Ufma via Reuni was marked by the intensification of neoliberal actions and policies, whose interests overlapped the rights conquered by unions and the in academic community in favor of public higher education, free and quality. In this sense, although the Program constitutes a policy of access and permanence of students in Brazilian universities, having achieved significant numbers of vacancies and enrollments from the opening of new courses, in the Maranhão scenario, investments in infrastructure and human resources did not keep up with the growth reached, which created obstacles to the permanence of many students in the courses. It was also found that the lack of infrastructure and human resources on the campuses in the interior of the state compromised the inseparability of the teaching-research-extension tripod, having also contributed to the precariousness of the campuses themselves; as well as teaching work and academic training of students.
Palavras-chave: ensino superior;
expansão;
interiorização;
Reuni.
higher education;
expansion;
internalization;
Reuni.
Área(s) do CNPq: Política Educacional
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: RIBEIRO, Welline Dayane Reis. A reconfiguração do ensino superior brasileiro a partir dos anos 1990: um estudo sobre o processo de expansão/interiorização na Universidade Federal do Maranhão via Reuni. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4066
Data de defesa: 29-Jun-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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