Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorABREU, Bruna Cibelle de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2913209246032632por
dc.contributor.advisor1CARDOZO, Maria José Pires Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee1CARDOZO, Maria José Pires Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee2DUBLANTE, Carlos André Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.contributor.referee3SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855por
dc.contributor.referee4MACHADO, Raimunda Nonata da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919por
dc.date.accessioned2022-09-06T13:28:41Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.citationABREU, Bruna Cibelle de Andrade. Conselho Municipal de Educação e a gestão das escolas da Rede Pública municipal de São Luís: uma análise dessa relação. 2022. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4065-
dc.description.resumoEsta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa em História, Política e Formação Humana e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional (GEPPGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem como objetivo analisar as relações estabelecidas entre o Conselho Municipal de Educação de São Luís e a gestão escolar da Rede Pública Municipal de Educação, destacando as aproximações e manifestações nas práticas dos gestores escolares. Tendo como perspectiva epistemológica e teórica aproximações com o materialismo histórico-dialético, optamos pela metodologia de abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, documental e de campo com a realização de entrevistas semiestruturadas com diretores e coordenadores da Rede Pública Municipal de Educação de São Luís e conselheiros representantes do governo, professores e sociedade civil do Conselho Municipal de Educação de São Luís (CME/SL). A abordagem teórica fundamenta-se em autores que versam sobre a temática, entre os quais destacamos: Oliveira (1997), Gohn (2001, 2005, 2011), Paro (2002), Cury (2005, 2007, 2008, 2016), Bordignon (2005, 2009, 2020), Libâneo (2008, 2012, 2016), Cardozo (2012, 2018), Marcelino (2013), Souza (2013), Dublante (2016) e Fernandes (2018). Discorreremos sobre política e gestão democrática da educação brasileira, situando aspectos teóricos e legais, seus princípios e desafios para os sistemas de educação e nas escolas públicas; fazemos um resgate histórico sobre os Conselhos Municipais de Educação (CMEs), situando-os enquanto mecanismos de democratização, destacando suas funções, finalidades e atribuições; referenciamos o CME de São Luís e suas bases legais sobre gestão escolar e analisamos com base nos dados coletados as relações entre o CME e a gestão escolar de São Luís, o universo da pesquisa, os dados encontrados, as relações e contradições entre esse colegiado e a gestão das escolas pesquisadas. Concluímos que a relação atualmente existente entre o CME/SL e os gestores escolares está assentada em uma relação mais burocrática, pautada em assessoramento técnico voltado, especialmente, para o processo de regularização das escolas. Sendo fundamental que esse colegiado rompa com as práticas baseadas prioritariamente nas funções normativas e consultivas, de forma que fortaleça a gestão democrática no sistema municipal de educação, sem eximir-se de sua dimensão política.por
dc.description.abstractThis thesis is bounded to the research line in History, Politics and Human Development and to the Study and Research Group of Educational Policies and Management (GEPPGE) from the post-graduation program in Education (PPGE) from the Federal University of Maranhão (UFMA). Its main goal is to analyze the stablished relationships between the Municipal Council for Education of São Luís and the management of the public school system of the city, stressing the approaches and manifestations in the practice of school mangers. Having the dialectical historical materialism as an epistemological and theoretical prospect, we have chosen the qualitative approach methodology, through bibliographic, documental and field research in which we conducted semi-structed interviews to the coordinators and managers of the public school system of São Luís, to the representative advisers of the government, teachers and to the civilian Society of Municipal Council for Education of São Luís (CME/SL).The theoretical approach is based in authors that deal with the topic, and among all we gave emphasis to: Oliveira (1997), Gohn (2001, 2005, 2011), Paro (2002), Cury (2005, 2007, 2008, 2016), Bordignon (2005, 2009, 2020), Libâneo (2008, 2012, 2016), Cardozo (2012, 2018), Marcelino (2013), Souza (2013), Dublante (2016) and Fernandes (2018).We discussed about policies and democratic management in regards to the Brazilian education, mentioning the theoretical and legal aspects, its principles and challenges to the educational system and public schools; we did a historical review about the Municipal Board of Education (CMEs), stressing its role as a mechanism of democratization, emphasizing its functions, goals and duties. We referred to São Luís CMEs and its legal bases that talk about school management, and we analyzed those based on the data collected, the relationships between the CME and São Luís school management, the research universe, the data found, the links and contradictions connecting the board body, and the school administrations studied. In summary we came to the conclusion that the existing relationship between CME/SL and school managers is settled down in an even more bureaucratic relationship, being guided by technical assistance that gears towards especially to the school regularization process. Therefore, it is fundamental for school boards to rupture with practices based primarily on normative and advisory practices, in a way that strengthens democratic management in municipal education system, without shunning its political dimension.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-09-06T13:28:40Z No. of bitstreams: 1 BRUNACIBELLEDEANDRADEABREU.pdf: 1652157 bytes, checksum: 3aefd1744581026f9adbb2f5f28437ea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-06T13:28:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUNACIBELLEDEANDRADEABREU.pdf: 1652157 bytes, checksum: 3aefd1744581026f9adbb2f5f28437ea (MD5) Previous issue date: 2022-04-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgestão democrática;por
dc.subjectConselho Municipal de Educação;por
dc.subjectgestão escolar;por
dc.subjectparticipação.por
dc.subjectbureaucratic management;eng
dc.subjectMunicipal Council for Education;eng
dc.subjectschool management;eng
dc.subjectparticipation.eng
dc.subject.cnpqAdministração Educacionalpor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleConselho Municipal de Educação e a gestão das escolas da Rede Pública municipal de São Luís: uma análise dessa relaçãopor
dc.title.alternativeMunicipal Board of Education and the management of municipal public schools in São Luís: an analysis of this relationshipeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNACIBELLEDEANDRADEABREU.pdfDissertação de Mestrado1,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.