Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4053
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ENSINO DE HISTÓRIA EM CABO VERDE NO PÓS-INDEPENDÊNCIA: repensando a construção e valorização de uma identidade africana na Literatura Didática de história |
Título(s) alternativo(s): | HISTORY TEACHING IN CABO VERDE IN THE POST-INDEPENDENCE: Rethinking the construction and valorization of an African identity in the Didactic Literature of history |
Autor: | MENDES, Washington Carlos da Silva |
Primeiro orientador: | PEREIRA, Josenildo de Jesus |
Primeiro membro da banca: | PEREIRA, Josenildo de Jesus |
Segundo membro da banca: | BITENCOURT, João Batista |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Tatiana Raquel Reis |
Resumo: | Cabo Verde é um país de dimensões pouco expressivas se comparado à maioria dos países do continente africano, no entanto sua riqueza e importância são grandiosas. Sendo ocupado e explorado pelos portugueses ao longo de vários séculos, o que fez com que desde o início de sua constituição houvesse uma intersecção de elementos europeus e africanos. Essa configuração fez de Cabo Verde um dos países com uma das populações mais mestiça da África. Toda essa conjuntura histórica legou um embate identitário que será aqui analisado no campo da educação e, mais especificamente do ensino de história no período posterior a independência. Portanto o objetivo foi apresentar de que forma a literatura didática de história tem trabalhado em sala de aula a questão das construções identitárias, fruto das heranças europeias e africanas no país. |
Abstract: | Cape Verde is a country of small dimensions when compared to most African countries, but its richness and importance are great. Being occupied and exploited by the Portuguese throughout several centuries, what made that from the beginning of its constitution there was an intersection of European and African elements. This configuration made Cape Verde one of the countries with one of the most mestizo populations in Africa. All this historical conjuncture left an identity struggle that will be analyzed here in the field of education and, more specifically, the teaching of history in the period after independence. Therefore, the objective was to present how the didactic literature of history has worked in the classroom on the question of identity constructions, the result of European and African inheritances in the country. |
Palavras-chave: | Cabo Verde; Ensino de história; Identidades; Educação Cape Verde; History teaching; Identities; Education |
Área(s) do CNPq: | História Moderna e Contemporânea |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH |
Citação: | MENDES, Washington Carlos da Silva. Ensino de História em Cabo Verde no pós-independência: repensando a construção e valorização de uma identidade africana na Literatura Didática de história. 2018. 121 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4053 |
Data de defesa: | 26-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Washigton Carlos da S. M. vec.pdf | Dissertação de Mestrado | 60,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.