Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENDES, Washington Carlos da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0648250274965879por
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Josenildo de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341633651001873por
dc.contributor.referee1PEREIRA, Josenildo de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341633651001873por
dc.contributor.referee2BITENCOURT, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965286550037325por
dc.contributor.referee3SILVA, Tatiana Raquel Reis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154566878083509por
dc.date.accessioned2022-09-01T15:24:07Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.identifier.citationMENDES, Washington Carlos da Silva. Ensino de História em Cabo Verde no pós-independência: repensando a construção e valorização de uma identidade africana na Literatura Didática de história. 2018. 121 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4053-
dc.description.resumoCabo Verde é um país de dimensões pouco expressivas se comparado à maioria dos países do continente africano, no entanto sua riqueza e importância são grandiosas. Sendo ocupado e explorado pelos portugueses ao longo de vários séculos, o que fez com que desde o início de sua constituição houvesse uma intersecção de elementos europeus e africanos. Essa configuração fez de Cabo Verde um dos países com uma das populações mais mestiça da África. Toda essa conjuntura histórica legou um embate identitário que será aqui analisado no campo da educação e, mais especificamente do ensino de história no período posterior a independência. Portanto o objetivo foi apresentar de que forma a literatura didática de história tem trabalhado em sala de aula a questão das construções identitárias, fruto das heranças europeias e africanas no país.por
dc.description.abstractCape Verde is a country of small dimensions when compared to most African countries, but its richness and importance are great. Being occupied and exploited by the Portuguese throughout several centuries, what made that from the beginning of its constitution there was an intersection of European and African elements. This configuration made Cape Verde one of the countries with one of the most mestizo populations in Africa. All this historical conjuncture left an identity struggle that will be analyzed here in the field of education and, more specifically, the teaching of history in the period after independence. Therefore, the objective was to present how the didactic literature of history has worked in the classroom on the question of identity constructions, the result of European and African inheritances in the country.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-09-01T15:24:07Z No. of bitstreams: 1 Washigton Carlos da S. M. vec.pdf: 61793235 bytes, checksum: bdd6b05cf45fb91d76b3db8a34dec8b6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-01T15:24:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Washigton Carlos da S. M. vec.pdf: 61793235 bytes, checksum: bdd6b05cf45fb91d76b3db8a34dec8b6 (MD5) Previous issue date: 2018-09-26eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCabo Verde;por
dc.subjectEnsino de história;por
dc.subjectIdentidades;por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCape Verde;por
dc.subjectHistory teaching;eng
dc.subjectIdentities;eng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqHistória Moderna e Contemporâneapor
dc.titleENSINO DE HISTÓRIA EM CABO VERDE NO PÓS-INDEPENDÊNCIA: repensando a construção e valorização de uma identidade africana na Literatura Didática de históriapor
dc.title.alternativeHISTORY TEACHING IN CABO VERDE IN THE POST-INDEPENDENCE: Rethinking the construction and valorization of an African identity in the Didactic Literature of historyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Washigton Carlos da S. M. vec.pdfDissertação de Mestrado60,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.