Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4053
Tipo do documento: Dissertação
Título: ENSINO DE HISTÓRIA EM CABO VERDE NO PÓS-INDEPENDÊNCIA: repensando a construção e valorização de uma identidade africana na Literatura Didática de história
Título(s) alternativo(s): HISTORY TEACHING IN CABO VERDE IN THE POST-INDEPENDENCE: Rethinking the construction and valorization of an African identity in the Didactic Literature of history
Autor: MENDES, Washington Carlos da Silva 
Primeiro orientador: PEREIRA, Josenildo de Jesus
Primeiro membro da banca: PEREIRA, Josenildo de Jesus
Segundo membro da banca: BITENCOURT, João Batista
Terceiro membro da banca: SILVA, Tatiana Raquel Reis
Resumo: Cabo Verde é um país de dimensões pouco expressivas se comparado à maioria dos países do continente africano, no entanto sua riqueza e importância são grandiosas. Sendo ocupado e explorado pelos portugueses ao longo de vários séculos, o que fez com que desde o início de sua constituição houvesse uma intersecção de elementos europeus e africanos. Essa configuração fez de Cabo Verde um dos países com uma das populações mais mestiça da África. Toda essa conjuntura histórica legou um embate identitário que será aqui analisado no campo da educação e, mais especificamente do ensino de história no período posterior a independência. Portanto o objetivo foi apresentar de que forma a literatura didática de história tem trabalhado em sala de aula a questão das construções identitárias, fruto das heranças europeias e africanas no país.
Abstract: Cape Verde is a country of small dimensions when compared to most African countries, but its richness and importance are great. Being occupied and exploited by the Portuguese throughout several centuries, what made that from the beginning of its constitution there was an intersection of European and African elements. This configuration made Cape Verde one of the countries with one of the most mestizo populations in Africa. All this historical conjuncture left an identity struggle that will be analyzed here in the field of education and, more specifically, the teaching of history in the period after independence. Therefore, the objective was to present how the didactic literature of history has worked in the classroom on the question of identity constructions, the result of European and African inheritances in the country.
Palavras-chave: Cabo Verde;
Ensino de história;
Identidades;
Educação
Cape Verde;
History teaching;
Identities;
Education
Área(s) do CNPq: História Moderna e Contemporânea
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: MENDES, Washington Carlos da Silva. Ensino de História em Cabo Verde no pós-independência: repensando a construção e valorização de uma identidade africana na Literatura Didática de história. 2018. 121 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4053
Data de defesa: 26-Set-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Washigton Carlos da S. M. vec.pdfDissertação de Mestrado60,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.