Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4050
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTRATÉGIAS DO DESIGN PARA A GESTÃO DA CULTURA EMPREENDEDORA DE MICROS E PEQUENOS EMPREENDEDORES
Título(s) alternativo(s): DESIGN STRATEGIES FOR CULTURE MANAGEMENT ENTREPRENEUR OF MICROS AND SMALL ENTREPRENEURS
Autor: SANTOS, Camila Ferreira 
Primeiro orientador: SANTOS, Wener Miranda Teixeira dos
Primeiro membro da banca: SANTOS, Wener Miranda Teixeira dos
Segundo membro da banca: ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira
Terceiro membro da banca: NORONHA, Raquel Gomes
Quarto membro da banca: SOUZA FILHO, Lourival Matos de
Resumo: A perspectiva do design através de uma óptica estratégica dispõe de competências que possibilitam analisar e avaliar ocorrências e fenômenos de modo ágil e orientado para possíveis alternativas, que são consideradas com o intuito de acrescer propósitos e valor competitivo para os negócios. Quando esta concepção é incorporada em uma gestão voltada para micros e pequenos empreendedores, o resultado obtido podem alcançar parâmetros que influenciam diretamente no ambiente a qual estão envolvidos, atingindo ainda, uma escala maior do que aquela delimitada geograficamente, isso pois, estas empresas possuem uma parcela relevante considerando a economia do Brasil. Apesar de tal contextualização, a aplicabilidade do design neste víeis, não se apresenta como uma proposta de fácil compreensão para este grupo em específico, o que ocasiona, a não utilização de táticas empregadas para este fim. Deste modo, o objetivo deste estudo está em simplificar e aproximar tal linguagem a fim de provocar princípios de gestão ao micro e pequeno empreendedor através de uma proposta de roadmap. A fim de conhecer e delimitar o grupo estudado, foi realizado uma pesquisa com micros e pequenos empreendedores da cidade de São Luís – Maranhão, estes pertencentes a dois grupos classificados por suas atividades econômicas, conforme categorização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para mais, os profissionais investigados atuam dentro do perímetro urbano da cidade, mais precisamente no bairro do Cohatrac, região localizada na área metropolitana de São Luís e que traz como diferencial competitivo e estratégico a sua localização, na qual, três municípios dos quatro que compõem a região se encontram. Com o intuito de descobrir as percepções do objeto de estudo frente ao problema de pesquisa, foram utilizadas as etapas metodológicas do ciclo PDCA, assim como o uso de ferramentas metodológicas do design, como o duplo diamante, utilizado dentro da abordagem do design thinking, e o modelo canvas. Para a etapa 1, 91 indivíduos participaram de entrevistas semiestruturadas, na qual permitiu que houvesse uma redução do grupo de aproximadamente 10% para as próximas 3 etapas. Na etapa 3, em específico, houve o levantamento para a criação da proposta de roadmap, esta foi construída a partir da análise do discurso das entrevistadas, novo grupo de estudo encontrado e definido dentro da investigação. Por fim, o grupo apontou a sua avaliação através de suas percepções a partir das etapas anteriores manifestando um conhecimento prévio do tema, o qual demonstra que o objetivo desta dissertação foi alcançado.
Abstract: The design perspective through a strategic point of view has skills that make it possible to analyze and evaluate occurrences and phenomena in an agile and oriented way towards possible alternatives, which are considered with the aim of adding purposes and competitive value to the business. When this concept is incorporated into a management focused on micro and small entrepreneurs, the result obtained can reach parameters that directly influence the environment in which they are involved, reaching even a larger scale than that delimited geographically, because these companies have a relevant portion considering the Brazilian economy. Despite such contextualization, the applicability of the design in this field is not presented as an easy-to-understand proposal for this specific group, which leads to the non-use of tactics employed for this purpose. Thus, the objective of this study is to simplify and approximate such language in order to provoke management principles to micro and small entrepreneurs through a roadmap proposal. In order to know and delimit the studied group, a survey was carried out with micro and small entrepreneurs in the city of São Luís - Maranhão, these belonging to two groups classified by their economic activities, as categorized by the Brazilian Institute of Geography and Statistics. Furthermore, the investigated professionals work within the urban perimeter of the city, more precisely in the Cohatrac neighborhood, a region located in the metropolitan area of São Luís and which has its location as a competitive and strategic differential, in which three of the four municipalities that make up the region meet. In order to discover the perceptions of the object of study in relation to the research problem, the methodological steps of the PDCA cycle were used, as well as the use of methodological design tools, such as the double diamond, used within the design thinking approach, and the canvas model. For step 1, 91 individuals participated in semi-structured interviews, which allowed for a group reduction of approximately 10% for the next 3 steps. In step 3, specifically, there was a survey for the creation of the roadmap proposal, which was built from the analysis of the interviewees' discourse, a new study group found and defined within the investigation. Finally, the group pointed out its evaluation through its perceptions from the previous stages, showing a previous knowledge of the subject, which demonstrates that the objective of this dissertation was achieved.
Palavras-chave: Fenômenos socioculturais;
Gestão com estratégia;
Perfil empreendedor;
Processo produtivo;
Roadmap
Sociocultural phenomena;
Management with strategy;
Entrepreneurial profile;
Production process
Roadmap
Área(s) do CNPq: Desenho de Produto
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: SANTOS, Camila Ferreira.Estratégias do design para a gestão da cultura empreendedora de micros e pequenos empreendedores. 2022. 100 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4050
Data de defesa: 25-Mai-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Ferreira Santos - Dissertação.pdfDissertação de Mestrado43,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.