Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4044
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Ensino do ato de ler: uma abordagem metodológica discursiva para turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental.
Título(s) alternativo(s): Teaching the act of reading: a discursive methodological approach for classes of 4th and 5th year of elementary school.
Autor: COSTA, Daniele de Jesus Moreira 
Primeiro orientador: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Primeiro membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Segundo membro da banca: FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Terceiro membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Quarto membro da banca: CRUZ, Mônica da Silva
Quinto membro da banca: CAVALCANTE, Luciana Rocha
Resumo: A pesquisa intitulada O ensino do ato de ler: uma abordagem metodológica discursiva para turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental, trabalho desenvolvido no âmbito do mestrado profissional, tem por objetivo compreender o processo de mediação do ensino do ato de ler, na perspectiva discursiva de linguagem, para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, a partir de uma Unidade de Educação Básica da rede municipal de ensino de São Luís, com vistas à elaboração de recomendações didático-metodológicas, para o ensino do ato de ler, materializadas em um Caderno Didático. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa-ação, na vertente colaborativa, com base em Ibiapina (2008). Por conta do cenário da pandemia ocasionada pela Covid19, desde o início do ano de 2020, as interações com os professores colaboradores ocorreram virtualmente, por meio de ferramentas digitais e aplicativos como Google Forms, Whatsapp e E-mail; também utilizamos enquanto instrumentos de geração de dados: reuniões pedagógicas, entrevista narrativa e questionário. Os fundamentos teóricos que nos ajudaram neste percurso investigativo foram emanados de autores como Bajard (2014; 2021), Curto, Morillo e Teixidó (2000), Jolibert (1994), Jolibert e Jacob (2006), Solé (1998), Smith (2003) que nos ajudaram a pensar concepções de leitura e estratégias, ao longo deste trabalho. A partir de Geraldi (2000), Smolka (1993), que contribuíram com respaldos teóricos indispensáveis sobre a leitura, em uma perspectiva interativa, discursiva de linguagem escrita. Bakhtin (2016) e Bakhtin/Volóchinov (2006) que abordam sobre a concepção de linguagem e o processo dialógico no ensino, entre outros autores, que no decorrer do processo, fizeram-se necessários. A partir do diagnóstico com os professores, elaboramos uma proposta didático-metodológica, materializada em um Caderno Didático denominado: “A perspectiva discursiva no ensino do ato de ler, para professores do 4º e o 5º ano do ensino fundamental: recomendações didático-metodológicas”. As conclusões apontaram que o processo de mediação do ensino da leitura, desenvolvido pelos professores do 4º e 5º ano do ensino fundamental, na escola pesquisada, apresentam fragilidades e equívocos e não atendem adequadamente à proposta, para a formação de leitores crítico1s e autônomos, o que nos levou a elaboração do Caderno Didático, contendo recomendações teóricas e sugestões de atividades, a partir da perspectiva discursiva de linguagem, visando assessorar os professores a aprofundar e ampliar concepções e práticas, na direção da formação de alunos leitores. Ficou também claro que os professores conseguiram iniciar uma reflexão crítica, sobre sua prática em sala de aula, a partir da leitura dos elementos apresentados, nas recomendações didático metodológicas propostas.
Abstract: The research entitled Teaching the act of reading: a discursive methodological approach for classes of the 4th and 5th years of elementary school, a work developed within the scope of the professional master's degree, aims to understand the process of mediation of teaching the act of reading, from the perspective of discursive language, for students of the 4th and 5th year of elementary school, from a Basic Education Unit of the municipal education network of São Luís, with a view to the elaboration of didactic-methodological recommendations, for the teaching of the act of reading, materialized in a Didactic Notebook. To achieve what we propose, we chose action research as a methodology, in the collaborative aspect, based on Ibiapina (2008). Due to the scenario of the pandemic caused by Covid19, since the beginning of 2020, interactions with collaborating teachers took place virtually, through digital tools and applications such as Google Forms, Whatsapp and E-mail; we also used as data generation instruments: pedagogical meetings, narrative interviews and questionnaires. The theoretical foundations that helped us in this investigative path came from authors such as Bajard (2014; 2021), Curto, Morillo and Teixidó (2000), Jolibert (1994), Jolibert and Jacob (2006), Solé (1998), Smith (2003). that helped us to think about reading concepts and strategies throughout this work. From Geraldi (2000), Smolka (1993), who contributed with indispensable theoretical support on reading, in an interactive, discursive perspective of written language. Bakhtin (2016) and Bakhtin/Volóchinov (2006) that address the conception of language and the dialogic process in teaching, among other authors, which in the course of the process, became necessary. From the diagnosis with the teachers, we elaborated a didactic methodological proposal, materialized in a Didactic Notebook called: “The discursive perspective in teaching the act of reading, for teachers of the 4th and 5th year of elementary school: didactic-methodological recommendations The conclusions pointed out that the process of mediation of the teaching of reading, developed by the teachersof the 4th and 5th year of elementary school, in the researched school,have weaknesses andmistakes and do not adequately meet the proposal, for the formation of critical readers autonomous, which led us to the elaboration of the Didactic Notebook, containing theoretical recommendations and suggestions for activities, from the discursive perspective of language, aiming to advise teachers todeepen and broaden concepts and practices,towards the formation of student readers. It was also clear thatthe teachers managed to initiate a critical reflection on their classroom practice, based on the reading of the presented elements, in the proposed methodological didactic recommendations. Keywords:
Palavras-chave: ensino fundamental;
2º ciclo;
mediação pedagógica.
o ato de ler
elementary schooll
2nd cycle;
pedagogical mediation;
the act of reading.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: COSTA, Daniele de Jesus Moreira. O Ensino do ato de ler: uma abordagem metodológica discursiva para turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. 2021. 150 f. Dissertação (Gestão de Ensino da Educação Básica ) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4044
Data de defesa: 28-Dez-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanieleCosta.pdfDissertação de Mestrado4,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.