Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEAL, Waleff Mesquita-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9365327663126074por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Valdiane Sales-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818801264632485por
dc.contributor.referee1MACIEL, Domício Magalhaes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4207108730103387por
dc.contributor.referee2BRANDÃO, Raimundo José Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910896410830499por
dc.contributor.referee3ARAÚJO, Valdiane Sales-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818801264632485por
dc.date.accessioned2022-08-29T18:55:48Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationLEAL, Waleff Mesquita. Resolução de problemas de geometria no ensino médio: uma análise de erros em provas da OBMEP no Maranhão. 2021. 68 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4043-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo subsidiar professores de Matemática na produção de seu plano de trabalho docente, a partir dos resultados e discussões apresentados, bem como promover o debate acerca da qualidade do ensino de geometria no Ensino Médio, mediante a análise e classificação de erros nas provas da segunda fase da OBMEP. Para tanto, foram selecionadas aleatoriamente 100 provas e, posteriormente, analisada a questão 4, que envolve conhecimentos ligados à geometria. A pesquisa é de caráter quanti-qualitativa, na qual foram classificados os erros presentes nas soluções dadas pelos alunos, seguindo como base a metodologia de erro utilizada por Radatz (1979), com pressupostos teóricos de Cury (2007), no intuito de fornecer uma sistemática de investigação na qual se possa questionar sobre os erros dos alunos, analisando e buscando entender as causas deles. Ao final da pesquisa, pode-se observar que a maioria dos alunos compreende o Teorema de Pitágoras, no entanto, apresentam dificuldades na sua aplicação, além da grande dificuldade acerca do uso da álgebra em problemas geométricos.por
dc.description.abstractThis work aims to support Mathematics teachers in the production of their teaching work plan, based on the results and discussions presented, as well as to promote the debate about the quality of geometry teaching in High School, through the analysis and classification of errors in the evidence of the second phase of OBMEP. For this purpose, 100 tests were randomly selected and, subsequently, question 4, which involves knowledge related to geometry, was analyzed. The research is of a quanti-qualitative character in which the errors present in the solutions given by the students were classified, following as a basis the error methodology used by Radatz (1979), with theoretical assumptions by Cury (2007), in order to provide a systematic research in which students' mistakes can be questioned, analyzing and seeking to understand their causes. At the end of the research it can be seen that most students understand the Pythagorean Theorem, however they have difficulties in its application, in addition to the great difficulty about the use of algebra in geometric problems.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-08-29T18:55:48Z No. of bitstreams: 1 WALEFFLEAL.pdf: 1533857 bytes, checksum: 42a4a071e20f6c656896895fca5d8353 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-29T18:55:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WALEFFLEAL.pdf: 1533857 bytes, checksum: 42a4a071e20f6c656896895fca5d8353 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanálise de erro;por
dc.subjectensino médio;por
dc.subjectOBMEP;por
dc.subjectgeometria;por
dc.subjecterror analysis;por
dc.subjectsecondary school;por
dc.subjectOBMEP;por
dc.subjectgeometry.por
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.titleResolução de problemas de geometria no ensino médio: uma análise de erros em provas da OBMEP no Maranhãopor
dc.title.alternativeSolving geometry problems in high school: an analysis of errors in OBMEP tests in Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALEFFLEAL.pdfDissertação de Mestrado1,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.