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Tipo do documento: Dissertação
Título: Eletromemória: um aplicativo de jogo de memória como proposta de ferramenta didática para o ensino de tópicos em eletrodinâmica
Título(s) alternativo(s): Eletromemória: a memory game application as a didactic tool proposal for the teaching of topics in electrodynamics
Autor: LIMA, Layane Do Nascimento 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Antônio José Silva
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Antônio José Silva
Segundo membro da banca: NUNES, Renato Germano Reis
Terceiro membro da banca: DINIZ, Eduardo Moraes
Resumo: O presente estudo trata do uso de um aplicativo de jogo didático denominado “ELETROMEMÓRIA” para o ensino de física, cobrindo uma boa parte dos conteúdos de eletrodinâmica como sendo uma ferramenta que auxiliará para avaliar a aprendizagem do aluno em aulas de física. O projeto desenvolvido tem por objetivo investigar de que forma se pode proporcionar a integração de tecnologias no Ensino de Física a partir do uso de um aplicativo instalado a ser executado em dispositivos móveis, como smartphone e tablete. A justificação da proposta desse produto surgiu da dúvida se conseguiria observar a aprendizagem do aluno do 3º ano de Ensino Médio através da aplicação de Jogo Educacional (aplicativo) no ensino de física em relação ao conteúdo de eletrodinâmica? Portanto, foi aplicado um jogo didático em versão aplicativo um software game usando a linguagem de programação Java sendo desenvolvido em Android, propondo que poderá ser jogado off line. O jogo foi avaliado através de um questionário por Docentes que ministram aulas no Ensino Médio da rede pública e privada do estado do Piauí e Maranhão antes da aplicação para alunos da terceira série do Ensino Médio. Logo após foi aplicado nas turmas de terceira série do Ensino Médio no Centro de Ensino Santo Dumont em Caxias – MA. Antes e após o uso do jogo em sala de aula, foi aplicado um questionário com o intuito de avaliar sua eficiência como material potencialmente significativo. Para finalizar essa investigação foi realizado um tratamento estatístico com os dados coletados e a partir desses dados notou-se que a maioria dos professores consideraram o jogo de ótima contribuição de maneira significativa para um aprendizado efetivo dos alunos. Os resultados apontam que o jogo apresenta as principais características de uma atividade lúdica e os aspectos necessários para a sua caracterização como jogo educacional. Ainda é possível concluir que o jogo despertou o interesse do aluno pela Eletrodinâmica, consideraram o jogo divertido, de fácil instalação.
Abstract: This study deals with the use of a didactic game application called “ELECTROMEMORY” for teaching physics, covering a good part of the contents of electrodynamics as a tool that will help to assess student learning in physics classes. The project developed aims to investigate how the integration of technologies in Physics education can be provided through the use of an installed application to run on mobile devices such as smartphones and tablets. The justification for the proposal of this product arose from the doubt whether it would be possible to observe the learning of the student in the 3rd year of high school through the application of Educational Game (application) in the teaching of physics in relation to the content of electrodynamics? Therefore, a didactic game was applied in an application version of a game software using the Java programming language being developed on Android, proposing that it could be played offline. The game was evaluated through a questionnaire by Professors who teach high school in public and private schools in the state of Piaui and Maranhão, with the aim of evaluating it before being applied to third grade high school students. Soon after, it was applied to third grade high school classes at the Santo Dumont Teaching Center in Caxias – MA. Before and after using the game in the classroom, a questionnaire was applied in order to assess its efficiency as a potentially significant material. To complete this investigation, a statistical treatment was carried out with the data collected and from these data, it was noted that most teachers considered the game a great contribution in a significant way for effective student learning. The results show that the game presents the main characteristics of a recreational activity and the necessary aspects for its characterization as an educational game. It is still possible to conclude that the game aroused the student's interest in Electrodynamics, they considered the game fun and easy to install.
Palavras-chave: jogo didático;
eletrodinâmica;
aplicativo;
aprendizagem significativa;
memória;
educational game;
electrodynamics;
application;
meaningful learning;
memory.
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: LIMA, Layane Do Nascimento. Eletromemória: um aplicativo de jogo de memória como proposta de ferramenta didática para o ensino de tópicos em eletrodinâmica. 2022. 229 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4034
Data de defesa: 17-Jun-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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