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Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções e implicações da ciência e da tecnologia a partir de discursos de quilombolas e professores para o ensino de Física
Título(s) alternativo(s): Perceptions and implications of science and technology from the speeches of quilombolas and professors for the teaching of Physics
Autor: SOUSA, Daniela Louzeiro Nunes 
Primeiro orientador: LIMA, Maria Consuelo Alves
Primeiro coorientador: SORPRESO, Thirza Pavan
Primeiro membro da banca: LIMA, Maria Consuelo Alves
Segundo membro da banca: BRAGA, Marcel Bruno Pereira
Terceiro membro da banca: GUERINI, Silvete Coradi
Resumo: Este estudo se deu em meio a controvérsias sociais provocadas pelo remanejamento de comunidades remanescentes de quilombolas de suas terras de origem, no município de Alcântara, no estado Maranhão, por nelas ter sido instalada uma base de lançamento de foguetes, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Inicialmente, foram entrevistados moradores das comunidades e professores de uma escola da Educação Básica, buscando compreender como é visto o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na região por esses sujeitos. Na ausência de manifestação do CLA, seu posicionamento no contexto social pode ser considerado centrado na reprodução de artefatos que responde aos interesses mercadológicos e não em questões e soluções de problemas locais. Utilizando os discursos dos entrevistados como subsídios para gerar respostas/encaminhamentos para enfrentamentos de desafios em práticas pedagógicas de ensino, especificadamente, no ensino de Física na Educação Quilombola, foram desenvolvidas duas unidades de ensino, buscando aproximação entre a problemática social local, que envolve a ciência e a tecnologia. As unidades de ensino de Física propõem o entendimento de conceitos científicos da ciência e tecnologia em usos utilizados tanto pelas comunidades e pelo CLA, visando o conhecimento e o aprofundamento das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em turmas do Ensino Médio de Física. As noções oriundas do movimento CTS sustentam teoricamente as unidades de ensino desenvolvidas com investigação exploratória da temática associada a problemas locais. As propostas temáticas desenvolvidas em para cada unidade de ensino, “lançamentos de foguetes” e “termologia e a produção de cerâmica”, teve como perspectiva desenvolver no aluno um olhar crítico para a sua realidade e para a ciência, possibilitando-os desenvolverem habilidades, competências e capacidade de argumentação, de utilização e compreensão da linguagem da ciência.
Abstract: This study came amid social controversy caused by the relocation of remaining quilombola communities from their homelands in the municipality of Alcântara, in the state of Maranhão, to install a rocket launching base, the Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Initially, residents of the communities and teachers of a basic education school were interviewed, trying to understand how the development of science and technology in the region by these subjects is seen. In the absence of CLA manifestation, its positioning in the social context can be considered as centered in the reproduction of artifacts that respond to market interests and not in questions and solutions of local problems. Using the interviewees' discourses as subsidies to generate answers / referrals to face the challenges in teaching pedagogical practices, specifically, in the teaching of Physics in quilombola education, a teaching unit was developed, seeking to approach the local social problematic, which involves science and technology. The unit of physics teaching aims at understanding scientific concepts of science and technology used by both communities and CLA and deepening the relations between Science, Technology and Society (CTS) in medium-level classes of Physics teaching. The topics developed in the teaching unit, "rocket launches" and "thermology and ceramic production", had the perspective of developing in the student a critical look at their reality and in science, arouse the interest and motivation of the students. Students by the science developed in their surroundings, enabling them to develop important skills and competences, such as the ability to argue and use and understand the language of science. Notions from the CTS movement theoretically support the teaching unit, offering elements that allow CTS relations to be explored during the exploratory research of the subject and elements that allowed the structuring of the teaching unit with a CTS approach, associated with local problems.
Palavras-chave: ensino de Física;
educação quilombola;
Centro de Lançamento de Alcântara (CLA);
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS);
unidade de ensino;
Physics teaching;
quilombola education;
Alcântara Launch Center (CLA);
Science, Technology and Society (CTS);
teaching unit.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SOUSA, Daniela Louzeiro Nunes. Percepções e implicações da ciência e da tecnologia a partir de discursos de quilombolas e professores para o ensino de Física. 2019.102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4033
Data de defesa: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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