Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4021
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cuidado centrado na pessoa: reflexões da integração ensino-serviço na atenção básica.
Título(s) alternativo(s): Person-centered care: reflections on teaching-service integration in primary care.
Autor: LOPES, Willian da Silva 
Primeiro orientador: BARBOSA, Maria do Carmo Lacerda
Primeiro coorientador: OLIVEIRA, Márcio Moysés de
Primeiro membro da banca: PACHECO, Marcos Antônio Barbosa
Segundo membro da banca: GARCIA, Maria Raimunda Santos
Terceiro membro da banca: CONTI, Cristiane Fiquene
Quarto membro da banca: BARBOSA, Maria do Carmo Lacerda
Resumo: A abordagem clínica centrada na pessoa utiliza as habilidades de comunicação para o estabelecimento do vínculo necessário para o desenvolvimento da integralidade da atenção. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina apontam que o aluno deve concretizar na atenção à saúde o Cuidado Centrado na Pessoa. Assim, deve utilizar a comunicação como aspecto a ser alcançado na atenção à saúde, condizente com o contexto e situação encontrados. A Atenção básica tornou-se o foco da educação médica visto englobar princípios de integralidade, universalidade e equidade, onde se percebe o real contexto em que o processo saúde-doença é determinado, e assim, deve ser o palco para aplicação de habilidades comunicacionais centrada na pessoa. A Integração Ensino-Serviço deve então ter a preocupação se o cuidado centrado na pessoa está sendo englobado e como esse processo pode ser melhorado para todos os atores envolvidos nessa integração. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando questionário de Percepção do Cuidado Centrado na Pessoa, numa abordagem observacional, exploratória e transversal. O universo da pesquisa foi composto por três grupos: médicos com e sem atividade docente-assistencial e internato médico. O instrumento de pesquisa foi elaborado a partir de aspectos de habilidades de comunicação médico-paciente, identificando a Percepção do Cuidado Centrado na Pessoa. Usa escala de Likert com 4 respostas para cada pergunta feita, sendo os menores escores relacionados ao método centrado na pessoa. O questionário também abordou três componentes do método: explorando a experiência da doença (itens 1 e 3), entendendo a pessoa como um todo (item 9) e elaborando um plano conjunto de manejo dos problemas (itens 2, 4 a 8). O bom desempenho de profissionais não ligados a universidade traz a reflexão que a Integração Ensino-Serviço deve ser melhor efetivada de maneira a abranger todo os profissionais atuantes na atenção básica. A melhoria na adaptação às novas DCN deve sempre ser estimulada, principalmente quando se deve relacionar teoria à pratica, o que permite o desenvolvimento das habilidades dos profissionais de saúde, em especial daquelas relacionada ao método clínico centrado na pessoa.
Abstract: The person-centered clinical approach uses communication skills to establish the necessary link for the development of integral care. The National Curriculum Guidelines for the Medical Course point out that the student must concretize Person-Centered Care in health care. Thus, communication should be used as an aspect to be achieved in health care, consistent with the context found. Primary Care has become the focus of medical education because of principles of integrality, universality and equity, where one realizes the real context in which the health disease process is determined, and thus, it must be the stage for application of person-centered communication skills. Teaching-service integration should be worried about if person-centered care is being aplied and how this process can be improved for all actors involved in it. It is an evaluative research, with a qualitative and quantitative approach, using a perception person centered care questionnaire, in an observational, exploratory and transversal approach. The research universe was composed of three groups: doctors with and without teaching-assistance activity and medical internship. The research instrument was developed from aspects of doctor patient communication skills, identifying a perception person-centered. Uses Likert scale with 4 answers for each question asked, with the lowest scores related to person-centered medicine. The questionnaire also addressed three components of the person-centered method: exploring the experience of the disease (items 1 and 3), understanding the whole person(item 9) and finding a common problem management plan (items 2, 4 to 8 ) The good performance of professionals not connected to the university brings the reflection that the Teaching- service integration must be the done in order to cover all professionals that work in primary care. The improvement in adapting to the new nacional curriculum guidelines should Always be encouraged, especially when it is necessary to relate theory to practice, which allows the development of the health skills, especially those related to the person-centered clinic.
Palavras-chave: serviços de integração docente-assistencial;
assistência centrada no paciente;
educação médica;
atenção primária à saúde;
teaching care integration services;
patient-centered care;
education;
medical;
primary health care
Área(s) do CNPq: Saúde Pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MEDICINA II/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE EM SAÚDE DA FAMÍLIA/CCBS
Citação: LOPES, Willian da Silva. Cuidado centrado na pessoa: reflexões da integração ensino-serviço na atenção básica. 2021. 49 f. Dissertação(Programa de Pós-Graduação em Rede em Saúde da Família/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4021
Data de defesa: 21-Abr-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - PROGRAMA EM REDE EM SAÚDE DA FAMILIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAMLOPES.pdfDissertação de Mestrado318,78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.