Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARTÁGENES , Silvana Raposo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6744633895207699por
dc.contributor.advisor1BORRALHO, Tácito Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354056336043839por
dc.contributor.referee1BORRALHO, Tácito Freire-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354056336043839por
dc.contributor.referee2MARTINS, Benedita Afonso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379814397024971por
dc.contributor.referee3SANTOS, Ivanildo Lubarino Piccoli dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3371038837189854por
dc.contributor.referee4FONSECA, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682376794834169por
dc.date.accessioned2022-08-22T21:20:56Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.citationCARTÁGENES , Silvana Raposo. O teatro de animação e o espetáculo “a canga”. 2021. 11f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4004-
dc.description.resumoNesta dissertação desenvolvo uma análise do Teatro de Animação presente no espetáculo A Canga montado pelo grupo Laboratório de Expressões Artísticas (LABORARTE), na categoria de Teatro de Atores e Bonecos. Tomo como suporte documental para o desenvolvimento da referida análise, fragmentos de anotações de minhas observações e relatos de artistas, técnicos agentes das entidades promotoras e lideranças de movimentos sociais que participaram do trabalho em questão e que expõem a origem e materialidade da estrutura do Teatro de Bonecos desse espetáculo. Procuro compreender sua dramaturgia, a estética do boneco e questões políticas presentes nessa obra. A pesquisa em pauta revela como se deu a participação desse espetáculo junto aos movimentos sociais que atuavam como apoio aos trabalhadores rurais e serviam de instrumento de resistência e enfrentamento à opressão latifundiária. Aplicou-se a metodologia qualitativa, realizando um estudo de caso descritivo/explicativo a partir dos registros pessoais e documentais encontrados, complementados por relatos coletados em conversas on-line e depoimentos via aplicativo de mensagens, adaptações necessárias devido a pandemia da Covid 19. Este trabalho pretende contribuir com o testemunho da importância desse tipo de produção de espetáculo para a história do Teatro de Animação no bojo das Artes Cênicas do Maranhão.por
dc.description.abstractIn this dissertation I develop an analysis of the Animation Theater present in the show A Canga organized by the Laboratório de Expressões Artísticas group (LABORARTE), in the category of Theater of Actors and Puppets. I take as documentary support for the development of this analysis, fragments of notes from my observations and reports from artists, technical agents of the promoting entities and leaders of social movements that participated in the work in question and that expose the origin and materiality of the structure of the Theater of Dolls of this show. I try to understand its dramaturgy, the doll's aesthetics and political issues present in this work. The research in question reveals how the participation of this spectacle took place with the social movements that acted as support to rural workers and served as an instrument of resistance and confrontation against landlord oppression. Qualitative methodology was applied, performing a descriptive/explanatory case study based on personal and documentary records found, complemented by reports collected in online conversations and testimonials via messaging application, necessary adaptations due to the Covid 19 pandemic. This work intends to contribute to the testimony of the importance of this type of show production for the history of the Animation Theater in the heart of the Scenic Arts of Maranhão.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-08-22T21:20:56Z No. of bitstreams: 1 SILVANACARTÁGENES.pdf: 5158110 bytes, checksum: e8e67bc6f7bb6d2ab06972f6631ff93d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-22T21:20:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVANACARTÁGENES.pdf: 5158110 bytes, checksum: e8e67bc6f7bb6d2ab06972f6631ff93d (MD5) Previous issue date: 2021-11-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMaranhão;por
dc.subjectLABORARTE;por
dc.subjectteatro de animação;por
dc.subjectatores e bonecos;por
dc.subjectMaranhão;eng
dc.subjectLABORART;eng
dc.subjectanimation theater;eng
dc.subjectactors and puppets.por
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleO teatro de animação e o espetáculo “a canga”por
dc.title.alternativeThe animation theater and the show “a canga”eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVANACARTÁGENES.pdfDissertação de Mestrado5,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.