Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRACCO, Nadia Ethel Basanta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2174370556775119por
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Gisele Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042031616735309por
dc.contributor.referee1VASCONCELOS, Gisele Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042031616735309por
dc.contributor.referee2SILVA, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358por
dc.contributor.referee3SILVA, Heloisa Marina da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4914387623340808por
dc.date.accessioned2022-08-22T20:17:33Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.identifier.citationBRACCO, Nadia Ethel Basanta. Modos de criação-autogestão teatral vinculados a um projeto em São Luís. 2022. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4003-
dc.description.resumoEsse trabalho de prática como pesquisa artística, propõe criar modos de autogestão, para concretizar a produção do projeto teatral A Vagabunda, revista de uma mulher só, do grupo XAMA Teatro, na cidade de São Luís, Maranhão. Devido à condição de estrangeira da pesquisadora, é necessário reconhecer o contexto no qual o teatro acontece na cidade, e ir ao encontro de conceitos como: cultura popular, colonialidade, artificação e nordeste, que ajudem a tecer relações e entender o modo no qual essas especificidades afetam os processos de criação-gestão dos projetos situados. Também procura analisar algumas consequências decorrentes da pandemia da Covid-19 e os seus impactos na criação-gestão teatral no âmbito das políticas culturais, baseando-se nos documentos, mapeamentos, protestos, entre outros conteúdos gerados pelo Fórum de Artes Cênicas, com o intuito de dialogar com a gestão estatal para propor melhorias na aplicação e transparência da Lei Aldir Blanc. E, principalmente, tem por objetivo documentar, para reconhecer e analisar, a própria prática artivista de criar modos de autogestão, especificamente levantados para a produção de A vagabunda, revista de uma mulher só em tempos pandêmicos, baseados na assunção da vulnerabilidade e na construção de modos de vinculação não hierárquicos e prazerosos, durante o processo.por
dc.description.abstractEl presente trabajo, de práctica artística como investigación, se propone crear modos de autogestión, para concretar la producción del proyecto teatral La Vagabunda, revista de una mujer sola, del grupo XAMA Teatro, en la ciudad de São Luís, Maranhão. Debido a la condición de extranjera de la investigadora, se vuelve necesario reconocer el contexto en el que el teatro ocurre en la ciudad, para ir al encuentro de conceptos como: cultura popular, colonialidad, artificación y noreste, que ayuden a tejer relaciones y entender el modo en que esas particularidades afectan los procesos de creación-gestión de los proyectos situados. También intenta analizar algunas consecuencias de la pandemia del Covid-19 y sus impactos en la creación-gestión teatral, en relación a las políticas culturales, basándose en los documentos, mapeos, protestas, entre otros contenidos generados por el Fórum de Artes Escénicas con la intención de dialogar con la gestión estatal, para proponer mejoras en la ejecución y transparencia de la Ley de Emergencia Cultural “Aldir Blanc”. Y principalmente, tiene el objetivo de documentar, para reconocer y analizar, la propia práctica artivista existente en crear modos de autogestión específicos, para concretar la producción de La vagabunda, revista de una mujer sola en el momento pandémico, basada en asumir la vulnerabilidad y en la construcción de modos, placenteros y no jerárquicos, de vincularse durante todo ese proceso.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-08-22T20:17:33Z No. of bitstreams: 1 NádiaEthel.pdf: 6437563 bytes, checksum: 8a4536f4e8caa70587c0e440667bdbd1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-22T20:17:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NádiaEthel.pdf: 6437563 bytes, checksum: 8a4536f4e8caa70587c0e440667bdbd1 (MD5) Previous issue date: 2022-05-16eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprodução teatral;por
dc.subjectautogestão;por
dc.subjectartivismo;por
dc.subjectproducción teatral;spa
dc.subjectautogestión;spa
dc.subjectartivismo.spa
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleModos de criação-autogestão teatral vinculados a um projeto em São Luíspor
dc.title.alternativeModos de creación-autogestión teatral vinculados a un proyecto en São Luísspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NádiaEthel.pdfDissertação de Mestrado6,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.