Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCUTRIM, Lauande Aires-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5925506802586391por
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Gisele Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042031616735309por
dc.contributor.referee1VASCONCELOS, Gisele Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042031616735309por
dc.contributor.referee2FERRACINI, Renato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044553371898324por
dc.contributor.referee3BORRALHO, Tácito Freire-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354056336043839por
dc.date.accessioned2022-08-22T19:20:42Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationCUTRIM, Lauande Aires. O ator brincante: um brinquedo-treinamento nos passos do boi. 2021. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4002-
dc.description.resumoO estudo tem por objetivo refletir acerca dos procedimentos de treinamento de ator e criação de espetáculos desenvolvidos no âmbito da Santa Ignorância Cia. de Artes, em São Luís (MA) entre 2009 e 2019, a partir das corporeidades dos brincantes de bumba meu boi. Está estruturado de acordo com seis principais partes do enredo da brincadeira e articula suas formulações tomando por referência conceituações teóricas, cadernos de montagem do período correspondente, entrevista com os atores brincantes envolvidos e registro audiovisual de demonstração técnica. Seguindo um trajeto qualitativo de natureza etnocenológica, o sujeito pesquisador apresenta suas implicações com a brincadeira e com o boi, contextualizando seu terreiro na perspectiva do brincante, do ator e do ator brincante. Toma os cinco elementos da experiência em Turner (2015) como mediador das etapas procedimentais denominadas por brinquedo-treinamento que se constituíram em: aprendizado de danças em diferentes sotaques; a utilização do ritmo e suas variações como formas de acesso às imagens interiores; a construção e desconstrução de matrizes físicas para a dramaturgia do ator; a organização de jogos, treinamentos brincadeiras (brinquedos-treinamento) que se levantaram ao longo dos anos e possibilitam a sua expressão em performance. Com base em revelações processuais originadas no teatro de grupo, este estudo propõe passos objetivos aos que desejam trilhar os caminhos do treinamento do ator na perspectiva das técnicas codificadas pelas manifestações da cultura popular, destacando-se pela proposta decolonial de um alfabeto corporal brasileiro experimentado no Maranhão.por
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the procedures for training actors and creating shows developed within the scope of Santa Ignorância Cia. de Artes, in São Luís (MA) between 2009 and 2019, based on the corporeality of Bumba meu boi players. It is structured according to six main parts of the game's plot and articulates its formulations based on theoretical concepts, editing books from the corresponding period, interviews with the players involved, and audiovisual recording of technical demonstration. It follows a qualitative approach of ethnoecological nature. The research subject presents its implications with the play and with the Bumba meu boi , contextualizing his 'terreiro' from the perspective of the player, the actor, and the player actor. It takes the five elements of the experience in Turner (2015) as a mediator of the procedural steps called training-toys, which consisted of: learning dances in different accents; the use of rhythm and its variations as ways of accessing interior images; the construction and deconstruction of physical matrices for the actor's dramaturgy; the organization of games, training, and games (training toys) that have arisen over the years and enable their expression in performance. Based on procedural revelations originated in group theater, this study proposes objective steps for those who wish to follow the paths of actor training in the perspective of techniques codified by the manifestations of popular culture, standing out for the decolonial proposal of a Brazilian corporal alphabet experienced in the Maranhão.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-08-22T19:20:42Z No. of bitstreams: 1 LauandeAires.pdf: 866646 bytes, checksum: 16757be4657cdd435cfdd9ce6481cc82 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-22T19:20:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LauandeAires.pdf: 866646 bytes, checksum: 16757be4657cdd435cfdd9ce6481cc82 (MD5) Previous issue date: 2021-11-30eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectator;por
dc.subjectbrincante;por
dc.subjectator-brincante;por
dc.subjecttreinamento;por
dc.subjectbumba meu boi;por
dc.subjectactor;eng
dc.subjectplayer;eng
dc.subjectactor-player;eng
dc.subjecttraining;eng
dc.subjectbumba meu boi.eng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleO ator brincante: um brinquedo-treinamento nos passos do boipor
dc.title.alternativeThe playing actor: a training toy in the footsteps of the oxeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LauandeAires.pdfDissertação de Mestrado846,33 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.