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Tipo do documento: Dissertação
Título: A LINGUAGEM MUSICAL E AS PRÁTICAS MÚSICO-EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo na Unidade de Educação Básica Bernardina Spíndola
Título(s) alternativo(s): MUSICAL LANGUAGE AND MUSIC-EDUCATIONAL PRACTICES FOR THE DEVELOPMENT OF SKILLS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: a study at the Basic Education Unit Bernardina Spíndola
Autor: CASTRO, Kátia Regina dos Santos 
Primeiro orientador: MELO, José Carlos de
Primeiro membro da banca: MELO, José Carlos de
Segundo membro da banca: MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do
Terceiro membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Resumo: A pesquisa trata sobre a linguagem musical e as práticas músico-educativas para o desenvolvimento de habilidades na Educação Infantil. Teve por objetivo geral propor o uso da linguagem musical por meio de práticas músico-educativas visando a aquisição de habilidades e aprendizagens e a construção de um Caderno de atividades de práticas músico-educativas em formato de e-book. A organização do texto da pesquisa ficou estruturada em oito seções, incluindo a Introdução e as Considerações Finais. O estudo inicia discorrendo sobre o histórico da infância e da Educação Infantil no Brasil. Em seguida, discutimos sobre a Formação Continuada de docentes da Educação Infantil, e na sequência sobre a linguagem musical e as práticas músico-educativas para o desenvolvimento de habilidades. Nas três primeiras seções nos apoiamos em autores como Gobbi (2010), Lino (2007), Brito (2003), Ariès (1978), Barbieri (2012), Abuchaim (2018), Bellochio (2014), Dias (2012), Duarte Jr. (2010), Kuhlmann Jr (1998), Rosemberg (2008), Rinaldi (2012), Oliveira (2008), Oliveira-Formosinho; Kishimoto (2002), e em documentos oficiais do MEC e normativos como a LDB (1996), RCNEI (1998), DCNEI (2009), CF (1988). A metodologia de abordagem da pesquisa foi qualitativa, e de procedimento utilizamos as pesquisas com enfoque bibliográfico, participante e a cartográfica, tendo como principais aportes teóricos Gil (2017), Boccato (2006), Bogdan e Biklen (1994), Thiollent (2006), Prodanov e Freitas (2013), Deleuze e Guattari (1995), Kastrup; Passos; Escóssia (2009), Kastrup; Passos; Tedesco (2016). Os instrumentos de produção e coletas de dados: textos, fotografias, entrevistas semiestruturadas, músicas, imagens, observações participantes, diário de campo. Para análise e interpretação dos dados, utilizamos as transcrições das entrevistas, dos relatos das docentes e das crianças, notas de campo, quadro de resposta. Na sexta seção discorremos sobre a intervenção na UEB Bernardina Spíndola com as docentes e as crianças pequenas e na sétima seção fizemos uma descrição do que embasou nosso produto final. Concluímos que os dados revelaram que ao longo da pesquisa e da intervenção que as docentes não especialistas em música adquiriram habilidades e ressignificaram suas práticas compreendendo que a musicalização ocorre por meio da ludicidade e nas crianças foi possível observar que adquiriram conhecimentos musicais, habilidades expressas a cada atividade realizada. Finalizamos a pesquisa com o produto final materializado no caderno de atividades de práticas músico-educativas como suporte para as docentes.
Abstract: The research deals with the musical language and the music-educational practices for the development of abilities in the kindergarten. Its general objective was to propose the use of musical language through music-educational practices aimed at the acquisition of skills and learning and the construction of a notebook of music- educational practice activities in e-book format. The research text was organized into eight sections, including the Introduction and the Final Considerations. The study begins by discussing a brief history of childhood and early childhood education in Brazil. We then discuss the continuing education of preschool teachers, and then the musical language and music-educational practices for skills development. In the first three sections we rely on authors such as Gobbi (2010), Lino (2007), Brito (2003), Ariès (1978), Barbieri (2012), Abuchaim (2018), Bellochio (2014), Dias (2012), Duarte Jr. (2010), Kuhlmann Jr (1998), Rosemberg (2008), Rinaldi (2012), Oliveira (2008), Oliveira-Formosinho; Kishimoto (2002), and in official MEC and normative documents such as LDB (1996), RCNEI (1998), DCNEI (2009), CF (1988). The methodology of approach of the research was qualitative, and of procedure we used the research with bibliographic, participant and cartographic approach, having as main theoretical contributions Gil (2017), Boccato (2006), Bogdan and Biklen (1994), Thiollent (1985), Prodanov and Freitas (2013), Deleuze And Guattari (1995), Kastrup; Passos; Escóssia (2009), Kastrup; Passos; Tedesco (2016). Production instruments and data collection: texts, photographs, semi-structured interviews, songs, images, participating observations, field diary. For data analysis and interpretation, we used interview transcripts, teachers' and children's reports, field notes, and response charts. In the sixth section we talk about the intervention at the UEB Bernardina Spíndola with the teachers and young children and in the seventh section we describe what was the basis of our final product. We conclude that the data revealed that throughout the research and intervention that non-music teachers acquired skills and reframed their practices understanding that musicalization occurs through playfulness and in children it was possible to observe that they acquired musical knowledge, skills expressed at each stage. activity performed. We finalize the research with the final product materialized in the activity book of music-educational practices as support for the teachers.
Palavras-chave: Educação Infantil;
Linguagem Musical;
Práticas Músico-educativas;
Formação docente
Early Childhood Education;
Musical language;
Musician-educational practices;
Teacher training
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: CASTRO, Kátia Regina dos Santos. A linguagem musical e as práticas músico-educativas para o desenvolvimento de habilidades na educação infantil: um estudo na Unidade de Educação Básica Bernardina Spíndola. 2020. 232 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4000
Data de defesa: 9-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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