PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE MESTRADO INTERDISCIPLINAR - PGCULT : [252] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Típicos divergentes: entre a sala de aula, a sala de recursos multifuncionais e o Movimento da Neurodiversidade
Este estudo corresponde a uma pesquisa exploratória, descritiva com uma abordagem qualitativa, iniciada com análise dos discursos do movimento social da neurodiversidade, um movimento protagonizado por pessoas neurodivergentes, que se autodenominam com conexões neurológicas atípicas, e reivindicam que esta singularidade seja tratada como uma questão de diferença humana, dentro da multiplicidade das distinções que caracterizam os humanos (sexuais, gênero, étnicas, raciais, entre outros), ...
Ecomuseu enquanto espaço de valorização do Patrimônio Cultural
Esta Dissertação adota uma perspectiva ampla do patrimônio cultural. A abordagem busca uma análise interdisciplinar, reconhecendo a diversidade de perspectivas nas Ciências Sociais, Ciências Humanas e Ciências Naturais, promovendo uma visão holística e integradora na pesquisa sobre o Patrimônio Cultural e Natural. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o Ecomuseu Sítio do Físico a partir das contribuições da instituição museológica por meio da Educação Ambien...
Museu, gestão e tecnologia: um olhar sobre as práticas museais contemporâneas
Museus, enquanto refúgios culturais, se apresentam como espaços importantes que vão desde as práticas educativas até o entretenimento. Este trabalho teve como objetivo analisar os museus enquanto espaço de diálogo entre cultura, gestão e tecnologias de modo a diagnosticar elementos essenciais para seu funcionamento. Tem por metodologia pesquisa bibliográfica e exploratória e apresenta reflexões relevantes sobre a modernização, interatividade e atratividade da experiência museológica assi...
A perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Maranhão
Este estudo aborda a temática da inclusão de pessoas com deficiência no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiro (CFO-BM) e da Polícia Militar do Maranhão (CFO-PM), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Para a discussão do tema, partiu-se da pesquisa bibliográfica sobre o contexto dos direitos humanos das pessoas com deficiência, em específico, o processo de inclusão das referidas pessoas na Educação Superior e no mercado de trabalho formal, bem como, a relação entre os ...
Inclusão laboral da pessoa surda: a relação educação/trabalho
Muitas discussões têm trazido à baila a questão da Educação Especial como um fator essencial às pessoas com deficiência. Todavia, após esse período de suas vidas o que estes atores sociais farão? Viverão da caridade alheia ou Estatal? Pensa-se que a inserção no mercado de trabalho é também determinante para que possam ter autonomia e mais independência. Sendo assim, a educação e o mercado de trabalho se entrelaçam e podem ser influenciadores na capacitação e desempenho da pessoa com def...
Uma viagem pelo presente, passado e futuro: o estudo de literatura em língua inglesa por meio de recursos digitais no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís - MA
Esta pesquisa trata do estudo de literatura em língua inglesa por meio de recursos digitais no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman, em São Luís – MA, e o faz por meio de um convite a uma viagem literária pelo presente, passado e futuro. Semelhante pesquisa surgiu a partir da constatação da importância da leitura do texto literário, expressa no texto da Base Nacional Comum Curricular, BNCC, em 2017, aliada à suspeita de que os alunos de língua inglesa, em virtude do ...
Ilê Axé Otá Olé a arte do terreio de Mina Pedra de Encantaria no Maranhão
Este trabalho tem como objetivo promover a discussão sobre os estudos da história da África, dos africanos e dos povos indígenas no Brasil por meio da arte do Terreiro de Mina Pedra de Encantaria, localizado no Maranhão. As categorias que embasaram os estudos, em específico, a religião afro-brasileira como memória coletiva, espaço sagrado, esquecimento e identidade social, estão fundamentadas nos escritos de Halbwachs (1990), Pollak (1989; 1982), Nora (1993), Eliade (2010), Godelier (200...
Sob a ótica da máscara: a introdução do luxo nos espetáculos e sua configuraçãona festa do bumba-meu-boi do Maranhão, a partir do pensamento de Jean-Jacques Rousseau
O presente texto dissertativo, pretende analisar, a crítica realizada pelo filósofo Jean- Jacques Rousseau no século XVIII, no que concerne a introdução do luxo nos espe- táculos, questão evidenciada pelo autor desde sua primeira obra, Discurso sobre as ciências e as artes. Emerge de tal intento, analisar a seguinte questão: o debate da cultura de Paris e Genebra, no âmbito dos espetáculos parisienses, e da festa gene- brina, a partir do pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, ...
NOVO MUNDO OU MUNDO NOVO? - Barbárie, Civilidade e Razão em Michel de Montaigne
A presente pesquisa, de caráter interdisciplinar, visa analisar os conceitos de barbárie, civilidade e razão à luz da filosofia de Michel de Montaigne, estabelecendo sempre que necessário um diálogo com a história e com a antropologia, objetivando expor a compreensão singular que o pensador desenvolve sobre esses conceitos, compreensão constituída em oposição ao ideal de “europeu civilizado”, demonstrando a relação que eles guardam com sua visão sobre os habitantes do novo mundo. Pr...
Da consciência psíquica à consciência moral: uma perspectiva acerca do pensamento de Friedrich Nietzsche entre 1878 e 1887
A presente dissertação empreende uma investigação sobre a configuração da genealogia da consciência moral nos escritos de Nietzsche, delimitando-se ao fecundo período compreendido entre 1878 e 1887, marcado pela produção de obras fundamentais do filósofo. A pesquisa delineia três objetivos específicos: i) examinar o percurso da genealogia da consciência moral; ii) explorar o dilema dos valores na genealogia da consciência moral; iii) apresentar a interpretação acerca do animal que promet...
Memória e história da comunidade de Imbiral: alianças interétnicas constituídas entre indígenas e quilombolas
A Dissertação ora apresentada é o resultado da investigação sobre a história e a memória da comunidade de Imbiral Cabeça – Branca, localizada no município de Pedro do Rosário – MA. Para o desenvolvimento da pesquisa, optamos pela metodologia qualitativa, com análise bibliográfica e documental, realizamos também entrevistas com lideranças da referida comunidade. As questões que se colocam neste projeto são quanto à territorialidade, à memória, à história e as alianças interétnicas entre i...
Dinâmicas socioespaciais e arranjos produtivos locais na Ilha de Lençóis: entre o cotidiano e a experiência turística
Pensar em comunidades tradicionais, nos traz a ideia de forte preservação da identidade cultural, realidade que faz com que atividades econômicas como o Turismo favoreçam o interesse em aproveitar comercialmente esses espaços. Esse uso pode gerar diversos impactos, tanto positivos quanto negativos, dependendo da forma como é estabelecido em determinada localidade. O presente trabalho foi idealizado com o objetivo de investigar a presença da atividade turística através do modelo de negóci...
Quilombo urbano liberdade, patrimônio afro de São Luís-MA: a sistemática da acessibilidade aos direitos culturais à luz da constituição federal de 1988 e do estatuto da igualdade racial
A presente pesquisa aborda a(s) forma(s) de acesso dos moradores aos direitos culturais no Quilombo Urbano Liberdade em São Luís – MA, enquanto um expressivo Patrimônio Afro à luz da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Igualdade Racial. Pesquisa de campo de cunho bibliográfico, exploratório, de modelo interdisciplinar, que dialoga com áreas, como o Direito, História e Patrimônio Cultural, com pesquisa documental, bibliográfica, de campo, com registros do espaço a ser investigad...
Educação a distância no contexto da Educação Especial: Inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Maranhão
O presente estudo teve por objetivo geral analisar o processo de inclusão e permanência do aluno com deficiência nos cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), levando-se em consideração a concepção dos coordenadores de polo, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de identificação dos limites e possibilidades para pensar na criação de ações e serviços que possam ampliar o acesso desse alunado na universidade. Assim, foram fei...
O contador de histórias no livro infantil “Histórias que eu ouvi e gosto de contar” de Daniel Munduruku: Reflexões a partir da teoria da narração de Walter Benjamin
Walter Benjamin ao escrever O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov, sai em defesa de uma possível ausência de uma figura de tradição milenar, a saber, o contador de histórias. Essa conclusão baseou-se no perfil do contista Nikolai Leskov, na qual reforçou a extinção da arte de narrar na atualidade, bem como nas transformações sociais, econômicas e políticas advindas com a Modernidade. Nesse contexto, contar uma história estava cada vez mais distante da realidade de...
Cantinho da saudade: experiência museológica comunitária das mulheres ceramistas de Itamatatiua, em Alcântara, Maranhão
Este trabalho investiga o papel das concepções e práticas museológicas na construção de narrativas, destacando sua influência na perpetuação de vieses colonialistas ou na afirmação de outras epistemologias. O estudo centra-se na iniciativa de memória denominada Cantinho da Saudade, localizada na comunidade quilombola de Itamatatiua, em Alcântara, Maranhão, e explora a possibilidade de desenvolvimento de um projeto museológico para expandir a iniciativa das ceramistas. A metodologia u...
As diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola em Alcântara - Maranhão: análise do acesso do patrimônio cultural afro-brasileiro no currículo das escolas públicas em Alcântara
Este trabalho pretende analisar como se dá o acesso ao patrimônio cultural afro-brasileiro no currículo das escolas públicas na cidade de Alcântara que atendem alunos de origem quilombola, na perspectiva de gestores, professores e coordenadores que atuam nessas escolas, posto que tal acesso é uma obrigação, como determina a lei 10.639/2003, bem como o Conselho Nacional de Educação por meio do parecer CNE/CP 3/2004 (que instituiu as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações...
Antropologia cultural e política em Rousseau: o estatuto anti-etnocêntrico na Carta a d’Alembert sobre os espetáculos
O objetivo da presente dissertação é investigar a crítica realizada por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) ao etnocentrismo francês tendo por base a obra Carta a d’Alembert sobre os espetáculos (1758) – doravante Carta. A Carta nasceu em resposta a um verbete chamado Genebra escrito na Enciclopédia pelo filósofo Jean le Rond d’Alembert (1717-1783). Em Genebra, d’Alembert exaltava as qualidades do teatro e sugeria inaugurar uma companhia de comediantes na cidade homônima. Em termos ...
“ANTROPOMAQUIA” OU ACERCA DO PODER, O VENENO QUE O CORAÇÃO NÃO CALA
A presente dissertação interdisciplinar abrange os processos de pesquisa, escrita e elaboração geral do trabalho de conclusão de curso destinado ao mestrado acadêmico e interdisciplinar no Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), contemplando a linha de pesquisa “Expressões e processos socioculturais”. Seu objeto de estudos é uma possível continuidade entre o conceito de “Cuidado de si”, de Michel Foucault; e o processo de “Escrevivência”, de Conceição Evaristo. Di...
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Uma Revisão Sistemática da Literatura com vistas a concepção de um e-book didático
O trabalho de pesquisa se desenvolve por meio de uma análise do tipo revisão sistemática da literatura, que consiste em fazer o levantamento de produções científicas, neste caso, dissertações de mestrado e teses de doutorado, em língua portuguesa, no período de 2017 a 2021, sobre experiências empíricas com temática da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino superior. Esta metodologia consiste em trazer para a sala de aula a proposição de projetos da vida real, situações e...
- 252 UFMA
- 116 2020 - 2024
- 136 2011 - 2019
- 252 application/pdf
- 252 Acesso Aberto