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Tipo do documento: Dissertação
Título: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO: um estudo da proposta de Matthew Lipman nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves em São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): THE CONSTRUCTION OF PHILOSOPHICAL KNOWLEDGE: a study of the proposal of Matthew Lipman in the Early Years of Elementary School at Unity School Basic Education Monsignor Frederico Chaves in São Luís - MA
Autor: MATOS, Otainan da Silva 
Primeiro orientador: MELO, José Carlos de
Primeiro membro da banca: MELO, José Carlos de
Segundo membro da banca: NUNES, Antônio de Assis Cruz
Terceiro membro da banca: SOLVA JÚNIOR, Almir Ferreira da
Resumo: Esta investigação, transformada em dissertação, se propõe a investigar de que maneira o programa Filosofia para Crianças pode contribuir na Educação Básica. Diante disso, temos como objetivo apresentar a importância de sua implementação nas instituições de ensino infantil. Dessa maneira, este estudo disserta sobre a aplicação do programa criado por Matthew Lipman, na escola Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves, aos alunos do 4° (quarto) ano dos Anos Iniciais. A fim de atingir nosso propósito, apresentamos discussões teóricas e metodológicas para auxiliar na construção e análise dos resultados que obtivemos na pesquisa de campo, bem como ao seguinte questionamento: a Filosofia para Crianças nas escolas públicas do Brasil, possui algum efeito positivo na educação das crianças pequenas? Sendo assim, recorremos aos estudos de autores como Ariès (1978), Kuhlmann Jr. (1998), Platão (2010), Rousseau (2004), Silveira (2003), Brocanelli (2010), Sharp (1995), Passos, Kastrup e Escóssia (2015), dentre outros. A Filosofia para Crianças, que é o tema principal de nosso trabalho, tem como prerrogativa o diálogo por meio da Comunidade de Investigação. Com essa proposta, estimula-se o desenvolvimento nas crianças de habilidades como o pensamento crítico, a comunicação, a cooperação e a criatividade. Além disso, destacamos que a Comunidade de Investigação promove o pensar em ordem superior, que na concepção de Lipman é entendido como pensar sistematicamente. Desse modo, buscamos analisar como a aplicação desse programa auxilia no desenvolvimento das crianças, a fim de construir uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem. No percurso metodológico, utilizamos vários passos dentre eles o método de procedimento cartográfico, que visa ir a campo retirar da experiência, a parte teórica. Nossa coleta de dados se deu por meio de registros fotográficos, entrevistas semi-estruturadas e questionários. Por fim, salientamos que este estudo demonstra que essa proposta pedagógica pode ser inserida no ambiente escolar e no currículo como parte integrante da Educação Básica.
Abstract: This investigation, transformed into a dissertation, aims to investigate how the Philosophy for Children program can contribute to Basic Education. Therefore, we aim to present the importance of its implementation in early childhood education institutions. Thus, this study talks about the application of the program created by Matthew Lipman, in the Monsenhor Frederico Chaves Basic Education School, to students of the 4th (fourth) year of the Initial Years. In order to achieve our purpose, we present theoretical and methodological discussions to assist in the construction and analysis of the results obtained in the field research, as well as the following question: the Philosophy for Children in public schools in Brazil, has some positive effect on the education of children. small children? Therefore, we resort to studies by authors such as Ariès (1978), Kuhlmann Jr. (1998), Plato (2010), Rousseau (2004), Silveira (2003), Brocanelli (2010), Sharp (1995), Passos, Kastrup and Escóssia (2015), among others. Philosophy for Children, which is the main theme of our work, has the prerogative of dialogue through the Research Community. With this proposal, the development of skills such as critical thinking, communication, cooperation and creativity is encouraged in children. In addition, we emphasize that the Research Community promotes higher order thinking, which in Lipman's conception is understood as thinking systematically. In this way, we seek to analyze how the application of this program helps in the development of children, in order to build a new teaching-learning perspective. In the methodological path, we used several steps, among them the method of cartographic procedure, which aims to go into the field to remove the theoretical part of the experience. Our data collection took place through photographic records, semi-structured interviews and questionnaires. Finally, we emphasize that this study demonstrates that this pedagogical proposal can be inserted in the school environment and in the curriculum as an integral part of Basic Education.
Palavras-chave: Filosofia para Crianças;
Conhecimento;
Diálogo;
Comunidade de Investigação
Philosophy for Children;
Knowledge;
Dialogue;
Research Community
Área(s) do CNPq: Epistemologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: MATOS, Otainan da Silva. A construção do conhecimento Filosófico: um estudo da proposta de Matthew Lipman nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves em São Luís - MA. 2020. 206 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3999
Data de defesa: 10-Mar-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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