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dc.creatorSILVA, Jorge Rodrigo Silva e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1960531719096751por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Alexandre Cesar Muniz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5225588855422632por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Alexandre César Muniz de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5225588855422632por
dc.contributor.referee2CARMONA CORTES, Omar Andres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5523293886612004por
dc.contributor.referee3RABÊLO, Ricardo de Andrade Lira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2263553634422386por
dc.date.accessioned2022-08-19T12:02:30Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Jorge Rodrigo Silva e. Dynamic Berth Allocation Problem for Tidal Bulk Ports with Inventory Level Constraints. 2021. 61 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3995-
dc.description.resumoBerth Allocation Problem is a proven to be NP-Hard where a set of ships will be served by a set of berths within a given planning horizon. It’s a well known optimization problem, generally related to the combinatorial optimization, having algorithms constructed specifically to deal with problems of that kind. The optimization algorithms can be classified in a general manner in exact, approximate, metaheuristic or hybridized. A common approach is to apply exact methods to solve the problem, since them guarantee the optimum solution, but some cases of a problem is very difficult to be solved by the exact path. In this case the application of approximate or metaheuristic algorithms is taken, but without the assurance of optimality. The objective of this work is to contribute to the study of the berth allocation problem in operational scenarios of bulk ports. The model employed is a discrete and dynamic version of BAP, named Berth Allocation Problem in Tidal Bulk ports with Inventory level conditions (BAPTBS). The model was executed with the Gurobi’s solver, a Greedy Heuristic was proposed and also used as an initial solution constructor to the solver and to a GRASP metaheuristic and Two versions of an Evolutionary Clustering Search (ECS) was executed, on e being the standard version and the other a hybridized version using the solver as local searcher.por
dc.description.abstractO problema de alocação de atracação é um problema comprovadamente NP-Hard onde um conjunto de navios será servido por um conjunto de ancoradouros dentro de um determinado horizonte de planejamento. É uma otimização bem conhecida problema, geralmente relacionado com a otimização combinatória, tendo algoritmos construídos especificamente para lidar com problemas desse tipo. Os algoritmos de otimização podem ser classificados de forma geral de forma exata, aproximada, meta-heurística ou hibridizada. A abordagem comum é aplicar métodos exatos para resolver o problema, uma vez que eles garantem a solução ótima, mas alguns casos de um problema são muito difíceis de serem resolvidos pelo caminho exato. Neste caso, é feita a aplicação de algoritmos aproximados ou meta-heurísticos, mas sem a garantia de otimalidade. O objetivo deste trabalho é contribuir para a estudo do problema de alocação de atracação em cenários operacionais de portos a granel. O modelo é uma versão discreta e dinâmica do BAP, chamada Berth Allocation Problem in Portos de maré a granel com condições de nível de inventário (BAPTBS). O modelo foi executado com o solucionador do Gurobi, foi proposto um Heurístico Ganancioso e também usado como uma inicial solução construtora para o solucionador e para uma metaheurística GRASP e Duas versões de um A Evolutionary Clustering Search (ECS) foi executada, sendo a versão padrão e a outra uma versão hibridizada utilizando o solver como pesquisador local.por
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-08-19T12:02:30Z No. of bitstreams: 1 Jorge Rodrigovec.pdf: 15166193 bytes, checksum: 283de640446dbf77f87408ba59c0a257 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-19T12:02:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jorge Rodrigovec.pdf: 15166193 bytes, checksum: 283de640446dbf77f87408ba59c0a257 (MD5) Previous issue date: 2021-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscrete Optimisation;eng
dc.subjectBerth Allocation Problem;eng
dc.subjectMetaheuristics;eng
dc.subjectGurobi solver;eng
dc.subjectGreedy algorithmseng
dc.subjectOtimização discreta;por
dc.subjectproblema de alocação de berços;por
dc.subjectMetaheurística;por
dc.subjectGurobi solucionador;por
dc.subjectalgoritmos gananciosospor
dc.subject.cnpqPortos e Vias Nevegáveis; Projeto e Construçãopor
dc.titleDynamic Berth Allocation Problem for Tidal Bulk Ports with Inventory Level Constraintspor
dc.title.alternativeProblema de Alocação Dinâmica de Ancoradouros para Portos Tidal Bulk com restrições de nível de estoquepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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