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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3990
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A primeira impressão é a que fica: pandemia da covid-19 e a leitura visual nos jornais O Imparcial e O Estado do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | The first impression is the one that stays: the covid-19 pandemic and visual reading in O Impartial and O Estado do Maranhão newspapers |
Autor: | SANTOS, Tamara Cristina Bastos |
Primeiro orientador: | FERREIRA JÚNIOR, José |
Primeiro membro da banca: | FERREIRA JÚNIOR, José |
Segundo membro da banca: | TEIXEIRA, Will Montenegro |
Terceiro membro da banca: | OLIVEIRA, Fernanda Areias de |
Resumo: | O ano de 2020 apresentou-se um cenário que oferece um estoque de capas criativas. É o caso de São Luís, onde O Imparcial e O Estado do Maranhão são veículos que vêm, com certa frequência, utilizando-se da opção pelas capas-pôster, ou capas-cartazes, para a visualização das primeiras páginas principalmente neste período de pandemia. Dessa forma este trabalho utilizou-se de 6 capas referentes a esse contexto, sendo 3 do Imparcial e 3 de O Estado, aliando essas análises com as referências teóricas do campo visual, conjuntamente com as gramaticalidades disponíveis sobre uma possível sintaxe da linguagem visual e os pressupostos que balizam os estudos que têm como pontos de vista documentos do processo de criação artística. Percebeu-se nesse corpus uma perspectiva interdisciplinar que demonstrou a trajetória da visualidade em conteúdos para além do jornalismo, como é o caso da poesia, da arte concreta e das multidimensões que perpassam a forma como esses veículos maranhenses utilizaram a criatividade para informar e transmitir sensações. |
Abstract: | The year 2020 presented a scenario that offers a stock of creative covers. This is the case of São Luís, where O Imparcial and O Estado do Maranhão are vehicles that come, with a certain frequency, using the option for poster covers, or poster covers, for viewing the first pages, especially in this pandemic period. . In this way, this work used 6 covers referring to this context, 3 from Imparcial and 3 from O Estado, combining these analyzes with the theoretical references of the visual field, together with the grammaticalities available about a possible visual language syntax and the assumptions that guide the studies that have as points of view documents of the artistic creation process. It was perceived in this corpus an interdisciplinary perspective that demonstrated the trajectory of visuality in contents beyond journalism, as is the case of poetry, concrete art and the multidimensions that permeate the way these vehicles from Maranhão used creativity to inform and transmit sensations. |
Palavras-chave: | Design; Comunicação; Pandemia; O Imparcial; O Estado do Maranhão Design; Communication; Pandemic; The Impartial; The State of Maranhão |
Área(s) do CNPq: | Programação Visual |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | SANTOS, Tamara Cristina Bastos. A primeira impressão é a que fica: pandemia da covid-19 e a leitura visual nos jornais O Imparcial e O Estado do Maranhão. 2021. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3990 |
Data de defesa: | 11-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tamara Cristina Bastos Santosvec.pdf | Dissertação de Mestrado | 29,84 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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