Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3985
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | NASCIMENTO, Andressa Passos do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1477901648898095 | por |
dc.contributor.advisor1 | FONSECA, Michelle Nascimento Cabral | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3682376794834169 | por |
dc.contributor.referee1 | FONSECA, Michelle Nascimento Cabral | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3682376794834169 | por |
dc.contributor.referee2 | PARIS, Andreia Aparecida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5463561875258649 | por |
dc.contributor.referee3 | BRONDANI, Joice Aglae | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9851878324360914 | por |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T18:13:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Andressa Passos do. “E eu não sou palhaça?! dramavivências de palhaças das regiões Norte e Nordeste do Brasil”. 2021. 160 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3985 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta questões sobre gênero e noções que potencializam as criações de mulheres palhaças, nos permitindo refletir e discutir os caminhos criativos da arte da palhaçaria feita por mulheres, utilizando como instrumento de estudo obras de palhaças das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Aciona-se teóricas como Regina Horta (1995), Alice Viveiros de Castro (2005), Lélia Gonzalez (1984), Conceição Evaristo (2008) e Ermínia Silva ( 1996), bem como os autores Mário Bolognesi (2003) e Tristan Remy (2016), que auxiliaram na sistematização desse estudo. Sendo assim, este trabalho propõe analisar as origens e o desenvolvimento do processo de criação de cena de seis mulheres palhaças. No contexto desta investigação, intersecciona-se teoria e prática artística, gerando a construção do termo “dramavivência” para se referir à essas obras, bem como registrar as mesmas, com o intuito de ampliar as referências acerca da palhaçaria feita por mulheres, principalmente as das regiões Norte e Nordeste. Também se propõe a alertar sobre a emergência do debate de gênero no estudo da palhaçaria, enquanto instrumento teórico que permite uma abordagem acadêmica e social, inserindo a figura da palhaça como sujeito da história. | por |
dc.description.abstract | This research presents questions about gender and notions that make the creations of women clowns viable, allowing us to reflect and discuss the creative paths of the art of clowning made by women, using as a study instrument works by clowns from the North and Northeast regions of Brazil. Using theories such as Regina Horta (1995), Alice Viveiros de Castro (2005), Lélia Gonzalez (1984), Conceição Evaristo (2008) and Ermínia Silva (1996), as well as authors Mário Bolognesi (2003) and Tristan Remy (2016), who helped in the systematization of this study. Therefore, this study proposes to analyze the origins and development of the scene creation process of six clown women. In the context of this investigation an intersection is made between theory and artistic practice, constructing the term "drama experience" to refer to these works, as well as register them, in order to expand the references about clowning done by women, especially those from the North and Northeast regions. This research also highlight the emergence of the gender debate in the study of clowning, as a theoretical instrument that allows an academic and social approach, inserting the figure of the clown as a subject of history. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-08-17T18:13:12Z No. of bitstreams: 1 AndressaPassos-.pdf: 6314836 bytes, checksum: cc97338cf5e8fa6ae192b74340505d8c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-17T18:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndressaPassos-.pdf: 6314836 bytes, checksum: cc97338cf5e8fa6ae192b74340505d8c (MD5) Previous issue date: 2021-11-04 | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEMA | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | palhaças Norte e Nordeste; | por |
dc.subject | mulheres circenses; | por |
dc.subject | dramavivência; | por |
dc.subject | empoderamento; | por |
dc.subject | North and Northeast clowns; | eng |
dc.subject | circus women; | eng |
dc.subject | drama experience; | eng |
dc.subject | empowerment. | eng |
dc.subject.cnpq | Artes | por |
dc.title | “E eu não sou palhaça?! dramavivências de palhaças das regiões Norte e Nordeste do Brasil”. | por |
dc.title.alternative | “And I'm not a clown?! drama experiences of clowns from the North and Northeast regions of Brazil”. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AndressaPassos-.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.