Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Andressa Passos do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1477901648898095por
dc.contributor.advisor1FONSECA, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682376794834169por
dc.contributor.referee1FONSECA, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682376794834169por
dc.contributor.referee2PARIS, Andreia Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5463561875258649por
dc.contributor.referee3BRONDANI, Joice Aglae-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851878324360914por
dc.date.accessioned2022-08-17T18:13:12Z-
dc.date.issued2021-11-04-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Andressa Passos do. “E eu não sou palhaça?! dramavivências de palhaças das regiões Norte e Nordeste do Brasil”. 2021. 160 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3985-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta questões sobre gênero e noções que potencializam as criações de mulheres palhaças, nos permitindo refletir e discutir os caminhos criativos da arte da palhaçaria feita por mulheres, utilizando como instrumento de estudo obras de palhaças das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Aciona-se teóricas como Regina Horta (1995), Alice Viveiros de Castro (2005), Lélia Gonzalez (1984), Conceição Evaristo (2008) e Ermínia Silva ( 1996), bem como os autores Mário Bolognesi (2003) e Tristan Remy (2016), que auxiliaram na sistematização desse estudo. Sendo assim, este trabalho propõe analisar as origens e o desenvolvimento do processo de criação de cena de seis mulheres palhaças. No contexto desta investigação, intersecciona-se teoria e prática artística, gerando a construção do termo “dramavivência” para se referir à essas obras, bem como registrar as mesmas, com o intuito de ampliar as referências acerca da palhaçaria feita por mulheres, principalmente as das regiões Norte e Nordeste. Também se propõe a alertar sobre a emergência do debate de gênero no estudo da palhaçaria, enquanto instrumento teórico que permite uma abordagem acadêmica e social, inserindo a figura da palhaça como sujeito da história.por
dc.description.abstractThis research presents questions about gender and notions that make the creations of women clowns viable, allowing us to reflect and discuss the creative paths of the art of clowning made by women, using as a study instrument works by clowns from the North and Northeast regions of Brazil. Using theories such as Regina Horta (1995), Alice Viveiros de Castro (2005), Lélia Gonzalez (1984), Conceição Evaristo (2008) and Ermínia Silva (1996), as well as authors Mário Bolognesi (2003) and Tristan Remy (2016), who helped in the systematization of this study. Therefore, this study proposes to analyze the origins and development of the scene creation process of six clown women. In the context of this investigation an intersection is made between theory and artistic practice, constructing the term "drama experience" to refer to these works, as well as register them, in order to expand the references about clowning done by women, especially those from the North and Northeast regions. This research also highlight the emergence of the gender debate in the study of clowning, as a theoretical instrument that allows an academic and social approach, inserting the figure of the clown as a subject of history.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-08-17T18:13:12Z No. of bitstreams: 1 AndressaPassos-.pdf: 6314836 bytes, checksum: cc97338cf5e8fa6ae192b74340505d8c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-17T18:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndressaPassos-.pdf: 6314836 bytes, checksum: cc97338cf5e8fa6ae192b74340505d8c (MD5) Previous issue date: 2021-11-04eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpalhaças Norte e Nordeste;por
dc.subjectmulheres circenses;por
dc.subjectdramavivência;por
dc.subjectempoderamento;por
dc.subjectNorth and Northeast clowns;eng
dc.subjectcircus women;eng
dc.subjectdrama experience;eng
dc.subjectempowerment.eng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.title“E eu não sou palhaça?! dramavivências de palhaças das regiões Norte e Nordeste do Brasil”.por
dc.title.alternative“And I'm not a clown?! drama experiences of clowns from the North and Northeast regions of Brazil”.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndressaPassos-.pdfDissertação de Mestrado6,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.