Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNUNES FILHO, José Maria Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211599784071019por
dc.contributor.advisor1DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee1DINIZ, Eduardo Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228162885454555por
dc.contributor.referee2SALES, Fábio Henrique Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901813667971809por
dc.contributor.referee3SILVA NETO, Manoel Januário da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7869069020062706por
dc.date.accessioned2022-08-15T17:46:15Z-
dc.date.issued2020-06-15-
dc.identifier.citationNUNES FILHO, José Maria Almeida. O ensino da Eletrostática por meio de atividades experimentais com uso da aprendizagem significativa. 2020. 160 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3964-
dc.description.resumoEste trabalho propõe o estudo de conceitos de eletrostática através do uso de experimentos com materiais alternativos. O produto educacional que alicerça essa proposta é composto por um guia de 18 atividades experimentais, acompanhado das instruções para construção dos instrumentos necessários, além de toda a discussão dos fenômenos físicos que envolvem o funcionamento desses instrumentos. A ideia é que o aluno seja o elemento principal, participando da confecção e manipulação dos experimentos, de forma a produzir o conhecimento necessário para entendimento de alguns dos conceitos principais da eletrostática. O aluno então é sujeito ativo, desenvolve conhecimento, o papel do professor é de orientador e mediador desse processo. Dentro da proposta de avaliação, os alunos foram submetidos a testes de abordagem quantitativa, para avaliar se houve melhora no processo de ensino aprendizagem, como também para verificar a satisfação e envolvimento dos mesmos durante a realização das atividades experimentais. Os resultados prévios analisados através dos questionários, mostraram uma melhora significativa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos após a aplicação da proposta do trabalho. O uso dos experimentos com materiais alternativos, mostraram ser um método eficaz comparado ao modelo tradicional de ensino baseado em aulas expositivas.por
dc.description.abstractThis work proposes the study of electrostatic concepts through the use of experiments with alternative materials. The educational product that underlies this proposal consists of a guide of 18 experimental activities, accompanied by instructions for the construction of the necessary instruments, in addition to the entire discussion of the physical phenomena that involve the functioning of these instruments. The idea is that the student is the main element, participating in the making and manipulation of the experiments, in order to produce the necessary knowledge to understand some of the main concepts of electrostatics. The student is then an active subject, develops knowledge, the teacher's role is to guide and mediate this process. Within the assessment proposal, students were subjected to tests of quantitative approach, to assess whether there was improvement in the teaching-learning process, as well as to verify their satisfaction and involvement during the performance of the experimental activities. The previous results analyzed through the questionnaires, showed a significant improvement in the teaching-learning process of the students after the application of the work proposal. The use of experiments with alternative materials, proved to be an effective method compared to the traditional teaching model based on lectures.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-08-15T17:46:15Z No. of bitstreams: 1 José Maria Almeida Nunes Filho.pdf: 37047685 bytes, checksum: e40ba73955e4b6a6d6f4ff1e1d8a10f1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-15T17:46:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 José Maria Almeida Nunes Filho.pdf: 37047685 bytes, checksum: e40ba73955e4b6a6d6f4ff1e1d8a10f1 (MD5) Previous issue date: 2020-06-15eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEletrostática;por
dc.subjectaprendizagem;por
dc.subjectexperimentos;por
dc.subjectmateriais alternativospor
dc.subjectElectrostatic;eng
dc.subjectlearning;eng
dc.subjectexperiments;eng
dc.subjectalternative materialseng
dc.subject.cnpqFísicapor
dc.titleO ENSINO DA ELETROSTÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM USO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApor
dc.title.alternativeTEACHING ELECTROSTATICS THROUGH EXPERIMENTAL ACTIVITIES USING SIGNIFICANT LEARNINGeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Maria Almeida Nunes Filho.pdfDissertação de Mestrado36,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.