Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, José Antonio Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0455714334442387por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee1SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee2BRITO, Herasmo Braga de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2375662030172376por
dc.contributor.referee3PORTALS ZUBIATE, Gonzalo-
dc.date.accessioned2022-08-15T15:21:48Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.citationCOSTA, José Antonio Moraes. A manifestação do medo na narrativa fantástica: a construção literária e cinematográfica em It - A Coisa, de Stephen King e Andy Muschietti. 2021. 154 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras- Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3961-
dc.description.resumoO objetivo desse estudo é analisar como ocorre a construção do medo no romance It – A Coisa, do escritor norte-americano Stephen King, e na obra audiovisual homônima do cineasta Andy Muschietti, a partir da perspectiva da literatura fantástica. Servem de suporte teórico, os estudos sobre fantástico desenvolvidos por TzvetanTodorov (1981), Remo Cesarani (2006) e David Roas (2014). No campo do medo, as pesquisas de Noel Carroll (1999), Yu-Fu Tuan (2005), Zygmunt Bauman (2008) e Júlio França (2017). Sobre os estudos audiovisuais, os trabalhos de Michel Chion (2008), Jacques Aumont (2012), Adriano Messias (2016) e Jennifer Sjill (2017). Quanto à metodologia, a pesquisa é de cunho bibliográfico, exploratório, qualitativo e adota-se um modelo de análise de conteúdo. A investigação dessas obras possibilitou estudos sobre o horror, pois elas representam a manifestação de variados medos do homem. O gênero fantástico consolidou-se por entrelaçar o real e o irreal em seus textos, e tal ambiguidade instaura, nos textos, o assombro, a inquietude, o temor, o mistério e o horror. A fim de suscitar no leitor/espectador o efeito insólito, as narrativas fantásticas literárias ou cinematográficas costumam apresentar eventos supranaturais, que de modo abrupto, inserem o insólito no mundo natural. A capacidade desse gênero de adentrar mundos que fogem à racionalidade humana, estimulou o cinema a produzir uma série de produções audiovisuais aterrorizantes. Nesse sentido, as obras analisadas nesta dissertação apresentam a hesitação, o espanto, a dúvida e a incerteza, conforme assinalam os estudos todorovianos. Como resultado, vê-se que a obra literária de King e o filme de Muschietti constroem o horror de modos diferentes, porém, ambos preservam as características do fantástico. No romance, o medo constrói-se a partir de figurações do imaginário fantástico como a ocorrência de eventos sobrenaturais, espaços assombrados, monstruosidades humanas e transtornos fóbicos. No produto audiovisual, os mecanismos estéticos visuais, sonoros, enquadramentos e montagem são basilares para construção dos temores, do insólito e da ambiguidade fantástica.por
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze how the construction of fear occurs in the novel It - A novel, by the American writer Stephen King and in the audiovisual work of the same name by filmmaker Andy Muschietti, from the perspective of fantastic literature. To do so, built on the literary scholarship of TzvetanTodorov (1981), Remo Cesarani (2006) David Roas (2014), Noel Carroll (1999), Yu-Fu Tuan (2005), Zygmunt Bauman (2008) and Júlio França (2017). On audiovisual studies, the works of Michel Chion (2008), Jacques Aumont (2012), Adriano Messias (2016) and Jennifer Sjill (2017). As for the methodology, a research is bibliographic, exploratory and qualitative. A content analysis model is adopted. The investigation of these works allows studies on horror, as they represent the manifestation of various fears of man. The fantastic genre was consolidated by inserting the real and unreal in his texts. As ambiguities in the texts establish astonishment, a restlessness, a fear, a mystery and a fear. An end of exhibition in the reader / viewer or effect of fear, such as fantastic literary or cinematic narratives, usually exhibits supernatural events, which abruptly, insertion or isolation in the natural world. The capacity of this genre to enter worlds that escape human rationality, stimulate or cinema to produce a series of terrifying audiovisual productions. In this sense, as the works analyzed in this dissertation present a hesitation, or astonishment, a doubt and an uncertainty, as indicated in Todorovian studies. In addition, as results, see how King's literary work and the film Muschietti are interpreting horror in different ways, however, both preserved as characteristics of the fantastic. In the novel, fear can be caused by a series of figures such as the occurrence of supernatural images, haunted spaces, human monstrosities and physical disorders. In the audiovisual product, the visual, sound and assembly mechanisms are basic for the construction of fears, unusual and fantastic ambiguity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-08-15T15:21:48Z No. of bitstreams: 1 José Antonio M. Costa.pdf: 60349549 bytes, checksum: 6823f9ecfeba909678327a096f3bf202 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-15T15:21:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 José Antonio M. Costa.pdf: 60349549 bytes, checksum: 6823f9ecfeba909678327a096f3bf202 (MD5) Previous issue date: 2021-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMedo;por
dc.subjectLiteratura Fantástica;por
dc.subjectCinema Fantástico;por
dc.subjectIt – A Coisapor
dc.subjectFear;eng
dc.subjectFantastic literature;eng
dc.subjectFantastic Cinema;eng
dc.subjectIt – A noveleng
dc.subject.cnpqTeoria Literáriapor
dc.titleA MANIFESTAÇÃO DO MEDO NA NARRATIVA FANTÁSTICA: a construção literária e cinematográfica em It - A Coisa, de Stephen King e Andy Muschiettipor
dc.title.alternativeTHE MANIFESTATION OF FEAR IN THE FANTASTIC NARRATIVE: The literary and and cinematographic construction in It - The Thing, by Stephen King and Andy Muschiettieng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Antonio M. Costa.pdfDissertação de Mestrado58,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.