Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3953
Tipo do documento: Dissertação
Título: A REESCRITA NA ESCOLA MEDIADA PELA CORREÇÃO TEXTUAL INTERATIVA: uma proposta para o desenvolvimento das capacidades de linguagem
Título(s) alternativo(s): REWRITING IN SCHOOL MEDIATED BY TEXTUAL CORRECTION INTERACTIVE: a proposal for the development of language skills
Autor: FLORÊNCIO, Deymika de Carvalho 
Primeiro orientador: LIMA, Paulo da Silva Lima
Primeiro membro da banca: LIMA, Paulo da Silva
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Terceiro membro da banca: SANTOS, Gilmar Bueno
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma proposta didática de reescrita textual, com o ensino do gênero artigo de opinião, mediada pela correção textual-interativa, via lista de constatações/controle e sequência didática, para alunos do Ensino Médio da escola pública “Centro de Ensino Elisa Monteiro”, da cidade de Bacabal-MA. As questões que conduziram este trabalho foram: quais capacidades de linguagem os alunos do Ensino Médio da escola “Centro de Ensino Elisa Monteiro”, residentes na zona rural de Bacabal–MA, possuem a respeito do gênero artigo de opinião? E, em que medida a nossa proposta de reescrita textual, mediada pela correção textual-interativa, contribuirá para a produção textual dos alunos? Para respondê-las, tivemos como objetivo analisar o processo de escrita e reescrita dos alunos a partir da análise das capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas) em suas produções textuais. Para tanto, nos fundamentamos, principalmente, na perspectiva de correção textual-interativa de Ruiz (2018) e no construto teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com o estudo de Bronckart (2007), que propõe um modelo de arquitetura textual constituído pelas capacidades de linguagem, com os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), que trazem a perspectiva da sequência didática e com os aportes de Gonçalves (2009b), sobre a lista de constatações/controle. Adotamos a “pesquisa- ação” como tipo de pesquisa. No trabalho, analisamos a primeira e última versão dos textos produzidos por dois alunos participantes da pesquisa, que foram construídos em torno da temática “A renovação da política de cotas para o acesso às universidades e institutos federais”, compondo o nosso corpus com quatro produções textuais. Como resultados, a partir da análise das primeiras produções, percebemos que os alunos não tinham um domínio quanto às características estruturais e funcionais do gênero artigo de opinião. No entanto, a partir da comparação entre a primeira e última versão dos textos, constatamos que houve uma evolução na escrita deles, um desenvolvimento e aprimoramento das capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas. Dessa forma, verificamos que a nossa proposta contribuiu para a melhoria das produções, em nível micro e macrotextual. Ademais, ajudou a conscientizar os alunos de que a escrita é um processo e que a revisão e a reescrita são integrantes desse processo.
Abstract: This research presents a didactic proposal of textual rewriting, with the teaching of the opinion article genre, mediated by textual-interactive correction, through a list of findings/control and didactic sequence, for high school students of the public school "Centro de Ensino Elisa Monteiro”, from the city of Bacabal-MA. The questions that lead this work were: what language skills do the high school students from “Centro de Ensino Elisa Monteiro”, residents in the rural area of Bacabal-MA, have regarding the gender of an opinion piece? And, in what metering will our proposal of textual rewriting, mediated by the textual-interactive correction, contribute to the textual production of two students? In order to respond them, we aimed to analyze the students' writing and rewriting process based on the analysis of language capacities (action capacities, discursive capacities and linguistic-discursive capacities) in their textual productions. Therefore, we based it mainly on the perspective of textual-interactive correction by Ruiz (2018) and on the theoretical-methodological construct of Socio-discursive Interactionism (ISD), with the study of Bronckart (2007), who proposes a model of textual architecture constituted by language skills, with the studies of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2011), which bring the perspective of the didactic sequence and with the contributions of Gonçalves (2009b), on the list of findings/control. We adopted “action research” as a type of research. In this work, we analyzed the first and last version of the texts produced by two students participating in the research, which were built around the theme "The renewal of the quota policy for access to universities and federal institutes", composing our corpus with four productions textual. As a result, from the analysis of the first productions, we noticed that the students did not have a mastery regarding the structural and functional characteristics of the opinion article genre. However, from the comparison between the first and last versions of the texts, we found that there was an evolution in their writing, a development and improvement of action capacities, discursive capacities and linguistic-discursive capacities. In this way, we verified that our proposal contributed to the improvement of productions, at micro and macro textual levels. Furthermore, it helped to make students aware that writing is a process and that revision and rewriting are integral to this process.
Palavras-chave: Capacidades de linguagem;
Correção textual-interativa;
Gênero artigo de opinião;
Reescrita
Language skills;
Text-interactive correction;
Opinion article genre;
Rewrite
Área(s) do CNPq: Lingüística Aplicada
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CAMPUS III
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: FLORÊNCIO, Deymika de Carvalho. A reescrita na escola mediada pela correção textual interativa: Uma proposta para o desenvolvimento das capacidades de linguagem. 2021. 220 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3953
Data de defesa: 18-Nov-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deymika Florencio.pdfDissertação de Mestrado78,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.