Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREITAS, Marcos Aurelio dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122129694080688por
dc.contributor.advisor1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee2VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee3FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3143175326460687por
dc.contributor.referee4AMORIM, Elisangela Santos de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3306324046955974por
dc.contributor.referee5MACHADO, Raimunda Nonata da Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919por
dc.date.accessioned2022-08-12T12:53:26Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationFREITAS, Marcos Aurelio dos Santos. Tambor de Crioula como pressuposto para a implementação da Lei 10.639/2003: Um estudo de caso na unidade de educação básica professora Rosália Freire. 2021. 235 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3952-
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre o Tambor de Crioula, como um conteúdo de ensino que pode ser inserido no currículo das escolas maranhenses, para a implementação da Lei nº 10.639/2003. O campo de pesquisa investigado foi uma escola municipal na cidade de São Luís, denominada: "Unidade de Educação Básica Professora Rosália Freire”. O objetivo geral da pesquisa foi "Investigar sobre o Tambor de Crioula, enquanto uma manifestação afro-maranhense, na perspectiva de incluí-lo como conteúdo de ensino, em um Caderno de Orientações Didáticas que contemple a História e Cultural AfroBrasileira e Africana". O problema central da investigação foi “Como o Tambor de Crioula, enquanto uma manifestação afro-maranhense, poderá ser desenvolvido como conteúdo de ensino, por meio de um Caderno de Orientações Didáticas que contemple a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana"? A Dissertação está dividida em três partes, a saber: bibliográfica, empírica e uma proposta de aplicabilidade. Na parte bibliográfica, são descritas e fundamentadas seções sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais e sobre o Tambor de Crioula, enquanto uma manifestação afro-maranhense. Na parte empírica, discorremos sobre a caracterização da UEB Professora Rosália Freire, o percurso da metodologia da pesquisa e as análises e interpretações dos participantes da pesquisa. Em seguida, foi apresentada uma proposta de produto educacional, por meio do Caderno de Orientações Didática, intitulado: "Tambor de Crioula e a Lei nº 10.639/03 na Educação Básica". O Caderno está composto por seis lições didáticas e pedagógicas. Em função da Covid-19, não foi possível aplicar o produto educacional na escola selecionada, para a pesquisa. Por conseguinte, apoiamo-nos na Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA, que torna facultativa a aplicabilidade do produto. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Ferretti (2002), Gomes (2012), Munanga (2012), Laraia, (2004), Nogueira (2012), Rocha (2014), dentre outras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação sistemática e entrevista semiestruturada com a gestora escolar - por meio presencial - e dois docentes das turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental - por meio remoto. Concluímos, por meio da pesquisa, materializada no Caderno de Orientações Didáticas que o Tambor de Crioula contribuir enquanto um instrumento étnico e cultural da população afro-maranhense, podendo ser inserido em espaços escolares em atendimento à Lei nº 10.639/03.por
dc.description.abstractThe research deals with the Creole Drum, as a teaching content that can be inserted in the curriculum of schools in Maranhão, for the implementation of Law nº 10.639/2003. The field of research investigated was a municipal school in the city of São Luís, called: " Basic Education Unit Professor Rosália Freire ". to include it as teaching content, in a Notebook of Didactic Orientations that contemplates Afro- Brazilian and African History and Cultural". Teaching content, through a Book of Didactic Orientations that contemplate the Afro-Brazilian and African History and Culture"? The Dissertation is divided into three parts, namely: bibliographic, empirical and a proposal of applicability. In the bibliographic part, sections on Education for Ethnic-Racial Relations and on the Tambor de Crioula, as an Afro-Maranhense manifestation, are described and substantiated. In the empirical part, we discuss the characterization of UEB Professor Rosália Freire, the course of the research methodology and the analyzes and interpretations of the research participants. Then, a proposal for an educational product was presented, through the Didactic Guidelines Notebook, entitled: "Drum of Crioula and Law nº 10.639/03 in Basic Education". The Notebook is composed of six didactic and pedagogical lessons. Due to Covid-19, it was not possible to apply the educational product in the selected school for the research. Therefore, we rely on Normative Instruction No. 04/2020/PPGEEB/UFMA, which makes the applicability of the product optional. The main bibliographic references used were: Ferretti (2002), Gomes (2012), Munanga (2012), Laraia, (2004), Nogueira (2012), Rocha (2014), among others. The data collection instruments used were systematic observation and semi-structured interviews with the school manager - in person - and two teachers from the 4th and 5th grade classes of Elementary School - remotely. We concluded, through the research, materialized in the Didactic Guidelines Book that the Creole Drum contributes as an ethnic and cultural instrument of the Afro-Maranhense population, and can be inserted in school spaces in compliance with Law nº 10.639/03.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-08-12T12:53:26Z No. of bitstreams: 1 Marcos Aurelio dos Santos F..pdf: 84380356 bytes, checksum: 572472958346e04894fff46c805b5f2c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-12T12:53:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcos Aurelio dos Santos F..pdf: 84380356 bytes, checksum: 572472958346e04894fff46c805b5f2c (MD5) Previous issue date: 2021-12-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTambor de Crioula;por
dc.subjectEducação-Étnico Racial;por
dc.subjectLei 10.639/03;por
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCreole Drum;eng
dc.subjectRacial-Ethnic Education;eng
dc.subjectLaw 10.639/03.eng
dc.subjectSchooleng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispor
dc.titleTAMBOR DE CRIOULA COMO PRESSUPOSTO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: um estudo de caso na Unidade de Educação Básica Professora Rosália Freirepor
dc.title.alternativeCREOLE DRUM AS A ASSUMPTION FOR THE IMPLEMENTATION OF LEI 10.639/2003: a case study in the Basic Education Unit Teacher Rosalia Freireeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Aurelio dos Santos F..pdfDissertação de Mestrado82,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.